Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2007

Azul é a cor que eu mais gosto - Gustavo

Imagem
Filho, quando te vemos assim
rosto ensolarado de criança
no vaivém do balanço
a vida fica mais alegre
como sempre devia ser

Teu corpo sorridente
fica o tempo todo brincando
de ir e voltar
enquanto nós, tua mãe e eu,
não conseguimos te acompanhar
no sentir, só no olhar.

Simple Twist of Fate - Bob Dylan

Imagem
Dylan em foto de 1964

Dylan, 33 anos depois, em foto de 1997
Conhecendo as composições de Bob Dylan, entendemos como é possível a união da poesia com a música. Que outro exemplo melhor, cuja influência no cenário do Rock é francamente desconhecida ou menosprezada pela maioria da imprensa especializada. Bob Dylan, juntamente com os Beatles, Stones e é claro Jimi Hendrix, formaram nos anos sessenta, a base de toda a música que viria a ser consumida no mundo ocidental até hoje.Algumas letras de Dylan bem poderiam ter sido editadas como pura poesia. É interessante notar que, após os anos sessenta, as letras abandonaram os temas de protesto, direitos civis, etc, para incorporar uma temática mais madura e pessoal."Simple Twist of Fate" faz parte de "Blood on the Tracks" (1975), o mais confessional dos trabalhos de Dylan. Um album praticamente conceitual que consegue sintetizar os sentimentos de dor, perda e frustração decorrentes de seu processo de separação. Pode-se notar…

A Trilogia de Nova York - Paul Auster

Imagem
A "Trilogia de Nova York" de Paul Auster, publicado originalmente em 1987 é uma reunião de três contos longos, aparentemente independentes, mas tendo como tema comum a solidão e a perda de identidade de seus personagens em uma grande metrópole. A cidade de Nova York se transforma em um labirinto mental onde os personagens compartilham suas histórias e não sabemos exatamente o que é imaginação ou realidade.A primeira parte, "Cidade de Vidro", apresenta níveis de realidade distintos. No primeiro, o próprio Paul Auster é ao mesmo tempo escritor ou narrador da história e, em outro nível, um dos personagens: Paul Auster, o detetive em que se transforma Daniel Quinn, um solitário escritor de romances policiais (uma entre outras referências a Don Quixote no decorrer do livro). Ao longo da trama, presenciamos a destruição gradual da personalidade de Daniel Quinn, enquanto desconfiamos da existência do detetive Paul Auster e da própria história que está sendo narrada e escr…

Confissões - Charles Bukowski

Imagem
Charles Bukowski (1920 - 1994) foi romancista, contista e poeta genial e também alcoólatra, jogador e vagabundo. Não conseguiu se enquadrar no mundo, mas representou como poucos a brutalidade da essência humana.Frequentemente é confundido com escritores da geração "beatnik" como Ginsberg, Kerouac ou Ferlinghetti, mas na verdade antecede em muito este movimento, fazendo os autores citados parecerem ingênuos.O poema "confession" foi publicado originalmente no livro "The last night of the Earth poems" de 1992 e também pode ser encontrado na edição bilíngue da Bertrand Brasil de 2003: "Os 25 melhores poemas de Charles Bukowski", traduzido por Jorge Wanderley.Confession

waiting for death
like a cat
that will jump on the
bed

I am so very sorry for
my wife

she will see this
stiff
white
body

shake it once, then
maybe
again:

“Hank!”

Hank won´t
answer.

it´s not my death that
worries me, it´s my wife
left with this
pile of
nothing.

I want to
let her know
though
that all the nights

Reparação - Ian McEwan

Imagem
IanMcEwan foi por três vezes indicado para o BookerPrize, o mais prestigiado prêmio literário britânico e finalmente vencedor da categoria de ficção de 1998 com "Amsterdam" é considerado um dos mais respeitados escritores contemporâneos ingleses.A protagonista deste romance de 2001, BrionyTallis, aos treze anos, e iniciando então a descoberta de sua vocação literária, seja por excesso de imaginação ou até mesmo por um ato de pura malícia, acusa injustamente o namorado de sua irmã mais velha de um crime de estupro. Esta acusação terá consequências devastadoras para o futuro de toda a família, inclusive da própria Briony que tentará a partir de então e, por toda a vida, reparar o erro cometido.A primeira parte do romance narra um dia de verão de 1935 na casa de campo dos Tallis. A narrativa dos mesmos acontecimentos é alternada e repetida do ponto de vista da própria Briony, de sua mãe Emily e do casal formado por Cecilia, sua irmã mais velha, e Robbie Turner, filho da faxinei…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...