Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2007

Rumo ao Farol - Virginia Woolf

Imagem
Esta é a terceira vez que leio "to the lighthouse" da inglesa Virginia Woolf (1882 - 1941), considerado um dos clássicos da literatura moderna do século XX. Lembro que na minha primeira leitura, durante a adolescência e por recomendação de meu pai, não entendi absolutamente nada, o que era um fato bastante comum nos livros que ele recomendava. Hoje, passados alguns anos, avalio que devo ter chegado a 30% de aproveitamento. Quem sabe (tomara) ainda terei tempo para uma quarta tentativa.A técnica utilizada neste romance é baseada no "fluxo de consciência" dos personagens, considerando também uma estrutura narrativa simultânea o que permite pontos de vista diferenciados e sequências de tempo alternadas (tempo psicológico). Os diálogos são poucos e simples, toda a ação ocorrendo portanto nas reflexões e sentimentos dos protagonistas o que leva a abordagens e significados diversos.A linha de enredo é dividida em três etapas distintas. Na primeira, a família Ramsey receb…

Memória de minhas putas tristes - G. G. Marquez

Imagem
Este, definitivamente, é o ano do colombiano e já octogenário Gabriel Garcia Marquez, uma edição especial comemorativa de 40 anos de publicação de "Cem Anos de Solidão" foi editada pela Real Academia Espanhola e completam-se também 25 anos do recebimento de seu Prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto de obras que definiram um estilo que passaria a ser chamado de "realismo mágico" que, para o bem e para o mal, passou a ser um sinônimo de literatura latino americana."Memória de minhas putas tristes" leva a marca do mestre Gabo ou Gabito como aprendemos a conhecê-lo a partir de suas memórias lançadas em 2002 com o título de "Viver para contar", um livro que, ao final da leitura, nos deixa na dúvida se lemos uma auto-biografia ou um romance, tal o lirismo com que sua vida se confunde com a obra. "Memória de minhas putas tristes" é uma história de amor incomum entre um ancião e uma menina de catorze anos e que nos deixa surpreendidos já no…

Fernando Pessoa - Álvaro de Campos

Imagem
De todos os heterônimos de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos é o que me provoca mais identificação e, ao mesmo tempo, mais me atormenta. A multiplicação ou desintegração da personalidade de Fernando Pessoa, através de seus heterônimos: Ricardo Reis, Alberto Caeiro e até mesmo de Bernardo Soares no "Livro do Desassossego" é um dos fenômenos mais complexos da literatura moderna e, certamente, muito ainda há de se aprender e discutir sobre a sua obra poética. Discutir Fernando Pessoa em um espaço tão limitado é quase ridículo (todas as cartas de amor são ridículas), mas queria apenas dividir este poema que em intervalos regulares, geralmente nesta época do ano, vem me assombrar com sua beleza e tristeza incomparáveis.Aniversário
(Álvaro de Campos, 15-10-1929)

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.

No t…

K´s Choice - Paradise in me

Imagem
Conheci a banda belga K´s Choice, criada pelos irmãos Sarah Bettens (vocal, guitarra) e Gert Bettens (guitarra, teclado, vocais), durante algumas trocas de informações sobre partidas de xadrez na Internet, nos já distantes anos noventa.
O repertório e arranjos são originados em uma estrutura básica Rock – Pop, enriquecida pelo bom e hipnótico vocal de Sarah Bettens. Algo no estilo de Alanis Morrissette que, não por acaso, acabou convidando o K´s Choice como banda de apoio para seus shows em 1996-1997.
É uma banda pouco conhecida no Brasil e acho que também no mundo. Acabei me lembrando ontem do K´s Choice e reparando na coincidência com o nome deste BLOG.
O CD “Paradise in me” foi lançado em 1995, com algum sucesso comercial e reconhecimento internacional, recomendo a faixa “Not an addict”, veja o vídeo no youtube ou faça como eu e compre o CD via Amazon.

Azul é a cor que eu mais gosto II - Gustavo

Imagem
Filho querido,
Queria poder ser um bom pai e uma pessoa um pouco melhor, ter a capacidade de me comunicar mais facilmente com você, ser menos culto e mais inteligente, menos inteligente e mais sensível, queria te dar sempre muitos e bons conselhos.
Há quem diga que conselhos são presentes inúteis e talvez com razão. No entanto, se eu pudesse te aconselhar, diria primeiramente para ficar longe das certezas, sejam elas quais forem. Certezas demais limitam o raciocínio. Boas ideias não se encontram organizadas em rebanhos ou filas indianas, as ideias geniais são sempre rebeldes e difíceis de achar. Lembre-se de que seres humanos são imprevisíveis por natureza.
Nunca acreditei em destino, principalmente aquele tipo de destino infalível, pronto e imutável. Destino com jeito de roteiro cinematográfico, onde cada pessoa tem um papel definido e cada ação uma hora marcada para começar e acabar, eventos agendados que nunca acontecem por vontade da criatura, mas sim por determinação de um Criad…

Cartas a um jovem escritor - Mario Vargas Llosa

Imagem
O peruano Mario Vargas Llosa, neste livro de leitura rápida e agradável lançado em 2006, apresenta uma série de técnicas narrativas com base em exemplos da literatura universal moderna e clássica como Miguel de Cervantes, Jorge Luis Borges, William Faulkner, Franz Kafka e muitos outros do mesmo nível.Vargas Llosa é mais conhecido do grande público pelo seu último e bem sucedido romance “travessuras da menina má” e também por ter sido, em 1990, candidato à presidência do Peru, sendo derrotado no segundo turno por Alberto Fujimori.
O primeiro e importante passo para se tornar um bom escritor, segundo Mario Vargas Llosa, é ser um leitor compulsivo. Esta também era a opinião de Borges que, por uma grande crueldade do destino, veio a morrer cego.
O ofício do escritor, ou vocação literária, ainda segundo Llosa “não é um passatempo, um esporte, um lazer refinado que se pratica nas horas vagas. É uma dedicação exclusiva e excludente, uma prioridade à frente da qual nada pode passar, uma servidã…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...