Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2007

Vida sem Fim - Lawrence Ferlinghetti

Imagem
O simpático senhor aí ao lado é o poeta Lawrence Ferlinghetti, talvez o maior expoente ainda vivo da literatura beat americana, fundador da livraria e editora independente City Lights em 1953 e responsável pela divulgação do movimento nos Estados Unidos, publicando autores como Allen Ginsberg e Jack Kerouac. A imagem na foto já não consegue expressar bem a força de uma das personalidades mais libertárias e criativas do século XX.Citando a excelente crônica “o médio opositor” do Arthur Dapieve: “Allen Ginsberg morreu em 1997. Gregory Corso morreu em 2001. Lawrence Ferlinghetti não tem, aos 88 anos, como estar se sentindo muito bem. É o sobrevivente da tríade de poetas que fez a glória e a miséria – tematicamente mais esta do que aquela, é verdade – da poesia beat, no geral bem superior à prosa beat, da qual o superestimado Jack Kerouac foi o nome mais badalado.”O trecho da poesia abaixo, "endless life", com tradução de Paulo Leminski (a poesia completa e original se espalha p…

500 Anos de Mulheres na Arte Ocidental

Conheci este vídeo no blog NadadeOrdinário e achei incrível a forma como é encadeada a passagem entre várias épocas e estilos, mas sempre captando a essência e sensibilidade da alma feminina. Na verdade, a minha impressão é de ser a mesma mulher sempre. Para quem quiser se aprofundar um pouco mais na origem das pinturas, esta sequência mágica é baseada nos seguintes artistas: Leonardo Da Vinci, Raphael - Raffaello, Titian - Tiziano Vecellio , Sandro Botticelli , Giovanni Antonio Boltraffio, Albrecht Dürer, Lucas Cranach the Elder, Antonello da Messina, Pietro Perugino, Hans Memling, El Greco, Hans Holbein, Fyodor Stepanovich Rokotov , Peter Paul Rubens, Gobert, Caspar Netscher, Pierre Mignard, Jean-Marc Nattier, Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun, Sir Joshua Reynolds, Franz Xaver Winterhalter, Alexei Vasilievich Tyranov, Vladimir Lukich Borovikovsky, Alexey Gavrilovich Venetsianov, Antoine-Jean Gros, Orest Adamovich Kiprensky, Amalie, Jean-Baptiste Camille Corot, Édouard Manet, Flatour, Jea…

O Pensamento Grego

Imagem
O pensamento grego não se limitou ao aspecto filosófico de uma forma abstrata, mas contribuiu muito também para o raciocínio analítico e as ciências exatas. O texto abaixo, preparado pelo meu amigo Quinta, aborda muito bem este tema tão pouco discutido e abre espaço para um debate interessante, seria verdade que os gregos já pensaram tudo que havia para se pensar?A imagem que abre esta postagem é do quadro "A Morte de Socrates" de Jacques-Louis David, 1787, acervo do Metropolitan Museum of Art, Nova York."Um domínio, além da geração da idéias filosóficas, em que a busca pelos gregos da eterna verdade foi brilhantemente bem sucedida, pode-se dizer que foi a do espaço simbólico. No desenvolvimento da geometria e da matemática, na astronomia e nas áreas visuais, o gênio grego foi muito fértil. Assim, o mais arrojado de todos os espaços simbólicos conceituais – espaço limitado, homogêneo, vazio – já parece no pensamento grego. Ele apareceu pela primeira vez, ao que parece, …

Os Melhores Contos de Loucura - Organização Flávio Moreira da Costa

Imagem
Uma seleção de autores que conta com a qualidade e diversidade de Tchekhov, Gogol, Pirandello, Edgar Allan Poe, Charles Dickens e Machado de Assis, entre outros, não pode decepcionar qualquer leitor, por mais exigente que seja. É o que acaba ocorrendo ao longo desta antologia organizada por Flavio Moreira da Costa para a Ediouro, lançamento de 2007, onde, apesar da repetição temática, ficamos sempre surpreendidos pela qualidade dos textos. Outra grata surpresa neste livro foi ser apresentado ao forte trabalho do uruguaio Horacio Quiroga (1878 - 1937) que, sem dúvida, conhecia bem o tema da loucura, pois viveu uma existência trágica, marcada pela morte violenta do pai, o suicídio do padrasto, o falecimento de dois de seus irmãos e o suicídio da primeira esposa. Horacio Quiroga acabou se suicidando também ao descobrir que sofria de um câncer gástrico. O conto "A Galinha Degolada" é uma narrativa de horror e tensão psicológica que nada fica a dever aos melhores contos de Poe. F…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...