Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2007

Cães e literatura

Imagem
O cão é uma evolução do ser humano, não tenho a menor dúvida. Para quem ainda não acredita em tal asserção, na foto aí ao lado está o querido e simpático Pingo que não me deixa mentir, com toda a sua desinteressada lealdade e inteligência nata, própria de um autêntico vira-lata (sobre vira-latas recomendo o excelente texto do Alessandro Martins publicado este mês no Cracatoa).A primeira citação sobre cães na literatura, que me ocorre no momento, é na Odisséia de Homero, quando Ulisses, após longo exílio e diversas aventuras, retorna à ilha de ítaca disfarçado de mendigo e é reconhecido apenas por Argos seu cão já velho e sem forças para qualquer outra ação além de abanar o rabo ao reencontrar o dono. Ulisses então chora; nem mesmo o deus Posêidon, com toda a sua fúria e poder havia conseguido fazê-lo chorar. A passagem acima está destacada na introdução do excelente: “Da dificuldade de ser cão” de Roger Grenier (Editora Companhia das Letras - Publicação de 2002), onde são apresentadas…

Bernardo Carvalho - Mongólia

Imagem
Bernardo Carvalho - Mongólia - Editora Companhia das Letras - 187 páginas - publicação 2003.Antes de mais nada, aproveito a oportunidade para divulgar o blog que Bernardo Carvalho está escrevendo da cidade de São Petersburgo por conta do projeto Amores Expressos, patrocinador do diário de bordo de alguns autores da literatura nacional ao redor do mundo. Como o próprio Bernardo Carvalho afirma em sua primeira postagem neste projeto: "Não é que não goste; eu detesto blog", logo é interessante conferir como um autor novo, porém já consagrado pela crítica, consegue lidar com esta ferramenta maldita.Com relação ao romance "Mongólia", trata-se de um trabalho ganhador dos prêmios APCA (2003) e Jabuti (2004), custeado por uma bolsa criada pela editora portuguesa Livros Cotovia e pela Fundação Oriente, de Lisboa. Para escrever este livro, mistura de diário de viagem e ficção, Bernardo Carvalho percorreu, durante dois meses, cinco mil quilômetros pelo interior da Mongólia.Um…

Finalistas do Booker Prize 2007

Imagem
Foram anunciados os seis finalistas da edição de 2007 do mais conceituado prêmio de literatura em língua inglesa, o Man Booker Prize. Este ano a shortlist, composta por seis autores, selecionou os seguintes romances:Darkmans - Nicola Barker
The Gathering - Anne Enright
The Reluctant Fundamentalist - Mohsin Hamid
Mister Pip - Lloyd Jones
On Chesil Beach - Ian McEwan
Animal’s People - Indra SinhaIan Mc Ewan tem chance de se juntar ao seleto time de autores que já ganharam por duas vezes o Booker Prize ("On Chesil Beach" já foi traduzido e lançado este ano no Brasil pela Companhia das Letras). Até o momento, somente Peter Carey e J M Coetzee conseguiram esta distinção.O vencedor do Man Booker Prize, edição de 2007, será anunciado somente em 16 de Outubro. Segue abaixo a relação completa de ganhadores do Man Booker Prize desde sua criação:1969 - P H Newby - Something to Answer For
1970 - Bernice Rubens - The Elected Member
1971 - V S Naipaul - In a Free State
1972 - John Berger - G
1973 …

Fernando Meirelles - Blindness

Imagem
Fiquei sabendo na página da Renata Miloni que Fernando Meirelles, premiado cineasta brasileiro e diretor de "Cidade de Deus" (2002) e "O Jardineiro Fiel" (2004), criou um blog para descrever a rotina de filmagens de "Blindness", filme que está tendo a sua primeira parte rodada no Canadá e com roteiro baseado na obra "Ensaio sobre a Cegueira" de José Saramago. O elenco será formado por atores do nível de Julianne Moore, Gael García Bernal e Danny Glover. Existe a previsão de filmagens complementares em São Paulo e no Japão.Cinema e Literatura podem render bons resultados como foi o caso da excelente produção nacional "Lavoura Arcaica" de 2001 que conseguiu preservar a atmosfera e até alguns diálogos do livro de Raduan Nassar. "Ensaio Sobre a Cegueira" é, sem dúvida, um dos melhores romances de Saramago. Fica a questão de como o roteirista conseguirá preservar a oralidade caudalosa da prosa de Saramago e manter o ritmo cinemato…

Juan Carlos Onetti - A vida breve

Imagem
Juan Carlos Onetti - A vida breve - Editora Planeta - 319 páginas - Publicação 2004 - Tradução de Josely Vianna Baptista.Realidade e ficção se confundem na prosa dolorosa, amarga e desesperançada do uruguaio Juan Carlos Onetti (1909 - 1994), referência e influência na literatura moderna latino-americana em obras de escritores como Carlos Fuentes e Mario Vargas Llosa. O argentino Julio Cortázar (1914 - 1984) outro escritor difícil e original, apontava Onetti como "o maior romancista latino-americano". Em "A vida breve", considerado pelo próprio Onetti como seu melhor romance e publicado originalmente em 1950, o publicitário fracassado Juan María Brausen, está obcecado pela intervenção cirúrgica que sua mulher sofrerá para retirada de um seio, como Onetti descreve pela ausência no seguinte trecho: "Então terá chegado a hora de minha mão direita, a hora da farsa de apertar no ar, exatamente, uma forma e uma resistência que já não existiam e que ainda não tinham s…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...