Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2007

Meu Nome é Vermelho - Orhan Pamuk

Imagem
Orhan Pamuk - Meu Nome é Vermelho - Editora Companhia das Letras - 534 páginas - Publicação 2004 - Tradução de Eduardo Brandão com base na versão francesa. Fiquei conhecendo o trabalho de Orhan Pamuk, ganhador do Nobel de Literatura 2006, através do romance "Neve" que foi mundialmente divulgado e discutido devido ao caráter político do choque entre radicalismo islâmico e influências da cultura ocidental na Turquia moderna. Na ocasião, o refinamento estético da narrativa de Pamuk me deixou surpreendido, mas com este "Meu Nome é Vermelho", lançado originalmente em 1998, encontrei não apenas o rigor artesanal no texto, mas também um nível de experimentalismo narrativo raramente visto na literatura moderna.A cidade de Istambul, centro do Império Otamano no final do século XVI, é o cenário de "Meu Nome é Vermelho" e a preparação de um livro representando o poder e riqueza do Império em comemoração ao primeiro milênio da Hégira é o fato desencadeador de toda a …

Inventário de Sonhos - parte IV - Kurt Cobain

Imagem
No início dos anos noventa, parecia que a época dos heróis na cena do Rock já havia se esgotado há muito tempo. O sistema americano e a mídia haviam digerido e reciclado para consumo toda a contracultura e contestação dos anos sessenta. Foi quando surgiu um movimento musical alternativo criado por algumas bandas da área de Seattle (terra natal de Jimi Hendrix) como Pearl Jam, Alice in Chains e Nirvana. Kurt Cobain (1967 - 1994) e Krist Novoselic, colegas de escola, formaram o Nirvana em 1987, mas a banda estourou mesmo em 1991, após a entrada de Dave Grohl na bateria (atual "Foo Fighters") com o álbum "Nevermind" e o sucesso hipnotizante que marcou o som de Seattle: "Smells Like Teen Spirit". Kurt encontrou a maturidade como compositor somente no próximo álbum de 1993: "In Utero" que inclui os clássicos "Heart-Shaped Box" e "All Apologies".O segredo do sucesso do Nirvana foi o de compatibilizar arranjos baseados na sonoridade…

Inventário de Sonhos - parte III - Jim Morrison

Imagem
Jim Morrison (1943 - 1971) pode ser considerado, depois de Bob Dylan, como o maior letrista da história do Rock. Se o poeta simbolista Arthur Rimbaud (1854 - 1891), autor de "uma estação no inferno", tivesse nascido no século XX, ele seria Jim Morrison, ou pelo menos desejaria ter sido.Morrison formou em 1965 a banda "The Doors", cujo nome foi originado pelo título do livro "The Doors of Perception" de Aldous Huxley que descreve suas experiências alucinógenas com o uso de mescalina. O próprio Huxley tendo se inspirado em uma citação de William Blake: "Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito". Percebe-se a intimidade de Morrison com a literatura e as influências em seu trabalho.A banda lançou, no início de 1967, seu primeiro álbum chamado simplesmente "The Doors" que incluiu o sucesso "Light my Fire" transformado em hino do amor livre no final dos anos sessenta. As apresen…

Inventário de Sonhos - parte II - Janis Joplin

Imagem
Alguma coisa saiu errada com o destino de Janis Lyn Joplin, nascida na reacionária e racista cidade americana de Port Arthus no Texas, pois ela acabou se transformando em Janis Joplin (1943 - 1970) uma das maiores cantoras "negras" da história do blues. Ela, com toda a sua rebeldia beatnik, não conseguia se adaptar na cena local do Texas e se mudou para a comunidade hippie de San Francisco onde, em 1966, após um envolvimento pesado com drogas e álcool, se juntou à banda "Big Brother and the Holding Company".

Janis Joplin ficou conhecida por sua interpretação do clássico do blues "Ball and Chain" de Big Mama Thornton, acompanhada ainda da fraquíssima "Big Brother and the Holding Company", durante o Festival de Monterey, no verão de 1967. O grupo foi agenciado então pelo esperto Albert Grossman (agente de Bob Dylan entre 1962 e 1970), lançando em 1968 o clássico "Cheap Thrills" com os sucessos "Piece of My Heart" e outro standa…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...