quinta-feira, maio 29, 2008

The Best of the Booker Prize

No dia 12 de maio foi anunciada a shortlist com que o Man Booker Prize irá comemorar o 40.º aniversário e que escolherá, em votação aberta ao grande público pela Internet, o melhor entre todos os vencedores desde a primeira edição. A votação se encerrará no dia 8 de julho.

O Man Booker Prize, criado em 1969 (ver indicados da edição de 2007 e relação completa de ganhadores), é um dos mais prestigiados prêmios literários internacionais, conferido à melhor obra de ficção original publicada no ano por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda ou dos países da Comunidade Britânica (Commonwealth).

Segue a lista dos seis candidatos ao Booker dos Bookers:

(1) The Ghost Road de Pat Barker (1995).

(2) Oscar and Lucinda de Peter Carey (1988) - Publicado no Brasil como "Oscar e Lucinda" pela Editora Record - Tradução de Ana Luiza Borges

(3) Disgrace de JM Coetzee (1999) - Publicado no Brasil como "Desonra" pela Editora Companhia das Letras - Tradução de José Rubens Siqueira

(4) The Siege of Krishnapur de JG Farrell (1973).

(5) The Conservationist de Nadine Gordimer (1974).

(6) Midnight's Children de Salman Rushdie (1981) - Publicado no Brasil como "Os filhos da meia-noite" pela Editora Companhia das Letras - Tradução de Donaldson M. Garschagen (ver resenha do Mundo de K).

Vale lembrar que o romance de Rushdie foi considerado, em 1993, o Booker dos Bookers, conferido ao melhor livro publicado nos primeiros vinte e cinco anos deste prêmio.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>