Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2008

Prêmios Jabuti e Portugal Telecom 2008

Imagem
O brasileiro Cristovão Tezza confirmou as expectativas da crítica, vencendo na noite de ontem o Prêmio de literatura Portugal Telecom com "O Filho Eterno", também premiado com o Jabuti 2008, categoria melhor romance. O próprio Tezza comentou sobre o tema sofrido da história autobiográfica de um pai que vive a experiência de ter um filho com síndrome de Down. Ele declarou que escrever na terceira pessoa e não na primeira, foi necessário para se distanciar das coisas. "Foi um livro que levei mais de 20 anos para escrever", acrescentou.Infelizmente ainda não li para postar uma resenha, mas no site do escritor existem várias críticas profissionais sobre este romance, é só clicar aqui. Seguem trechos do quarto capítulo de "O Filho Eterno", de Cristovão Tezza (Editora Record, 240 páginas, lançamento 2007) que é mais forte do que qualquer resenha ou crítica:"A manhã mais brutal da vida dele começou com o sono que se interrompe — chegavam os parentes. Ele es…

The Best of Blogs - Deutsche Welle

Imagem
O maior concurso interrnacional de weblogs, podcasts e videoblogs do mundo, o "The BOBs - Best of Blogs", promovido pela Deutsche Welle, divulgou os 11 finalistas na categoria “Melhor weblog em Português” (selecionados entre mais de 400 candidatos), contando com oito blogs brasileiros, um português, um moçambicano e um angolano. Serão concedidos, simultaneamente, um prêmio do júri e outro de público, os ganhadores sendo escolhidos tanto por uma equipe internacional de jurados quanto pelos leitores.Estou fazendo campanha para o ótimo blog português "Bibliotecário de Babel" que acompanho regularmente devido às matérias, sempre atualizadas, sobre literatura. Quem desejar seguir o exemplo é só votar aqui na eleição do público. Os vencedores das 16 categorias serão anunciados em 27 de Novembro próximo. Vale a oportunidade para conhecer novos blogs.

José Saramago - Últimas Notícias

Imagem
Os bons blogs portugueses Rascunho, BookTailors e Bibliotecário de Babel postaram sobre a capa do novo livro de José Saramago, "A Viagem do Elefante" que foi divulgada na última Feira do Livro de Frankfurt pela Editorial Caminho (Grupo Leya). Segundo publicado pelo Jornal O Globo, coluna de Ancelmo Gois, em 20/10/2008, Saramago deverá vir ao Brasil em Novembro, pela Companhia das Letras, fazer o lançamento mundial em grande estilo de "A Viagem do Elefante" dia 26, na Academia Brasileira de Letras - ABL.Pilar del Rio, sua eterna companheira, resume as dificuldades de Saramago para terminar este romance na página principal da Fundação Saramago: "Escrevê-lo não foi um passeio ao campo: Saramago lançou-se a esta tarefa quando estava incubando uma doença que tardou meses a deixar-se identificar e que acabou por manifestar-se com uma virulência tal que nos fez temer pela sua vida. Ele próprio, no hospital, chegou a duvidar que pudesse terminar o livro. Não obstante,…

Aravind Adiga - Booker Prize 2008

Imagem
Mais um importante prêmio literário para um autor pouco conhecido. Depois do Nobel para Le Clézio, desta vez a surpresa veio do Man Booker Prize que escolheu o romance "White Tiger" do estreante indiano Aravind Adiga, de apenas 34 anos. Pelo que andei lendo na Internet sobre o romance, trata-se da trajetória de Balram Halwai, filho de um puxador de riquixá cujo sonho de escapar da miséria de sua aldeia o leva numa viagem às luzes brilhantes de Délhi e Bangalore, onde ele se dispõe a fazer quase qualquer coisa para subir na vida.Com uma premiação de 50 mil libras (88 mil dólares) para o vencedor, o Man Booker Prize é aberto a romances em inglês de escritores da Grã Bretanha, Irlanda, Commonwealth e demais ex-colônias britânicas. Anteriormente conhecido apenas como Booker Prize, o prêmio foi rebatizado após receber o patrocínio do conglomerado financeiro Man Group PLC, cinco anos atrás.Aravid Adinga venceu outros cinco finalistas, o australiano Steve Toltz, por "A Fractio…

História do Pranto - Alan Pauls

Imagem
Alan Pauls - História do Pranto - Editora Cosac Naify - 85 páginas - Publicação 2008 - Tradução de Josely Vianna Baptista.
O argentino Alan Pauls utiliza neste seu último e curto romance o contraste entre as experiências de um menino hiper-sensível de 4 anos, filho de pais separados, e a realidade brutal da história da esquerda argentina dos anos 70. Alan Pauls mistura todo o tempo as sensações e experiências de vida do protagonista em diversas épocas e situações, mas sempre partindo do ponto de vista das lembranças de uma criança. Assim não sabemos nunca até que ponto as distorções da sua memória confundem sonho e realidade. O autor utiliza blocos narrativos, ao estilo de Saramago, unindo parágrafos em longas sequências de digressões. A sensibilidade do pequeno protagonista é destacada pelo seu interesse na fragilidade humana que tem como constatação, em sua mente infantil, a fraqueza do Super-Homem diante da kriptonita, lembrança da nossa vulnerabilidade: "Se existe algo realmen…

Jean-Marie Gustave Le Clézio - Nobel 2008

Imagem
Mais uma vez a Academia Sueca surpreendeu ao escolher o francês Jean-Marie Gustave Le Clézio para ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2008. Le Clézio será premiado com 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,3 milhão) no dia 10 de dezembro, cerimônia oficial de entrega. A justificativa pela escolha do escritor, publicada no site do Nobel, o cita como um “autor de inovações, aventuras poéticas e êxtase sensual, explorador de uma humanidade que transcende a civilização dominante". Entre as obras de Le Clézio publicadas no Brasil e ainda disponíveis estão: O Peixe Dourado (Companhia das Letras, 2001), A Quarentena (Companhia das Letras, 1997) e O Africano (Cosac Naify, 2007). Sendo que os seguintes livros encontram-se, até o momento, fora de catálogo: À Procura do Ouro (Brasiliense, 1985) O Deserto (Brasiliense, 1986); Diego e Frida (Escrita, 1994).Le Clézio, em entrevista a uma rádio sueca, agradeceu "com muita sinceridade à Academia Nobel", dizendo que também irá ao país e…

Prêmio Nobel de Literatura 2008

Imagem
A Academia Sueca informou que o autor agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura de 2008 será anunciado oficialmente na próxima quinta-feira, 9, às 13 horas locais (8 horas de Brasília). O blog Bibliotecário de Babel postou uma lista top-10 de acordo com a casa de apostas britânica Ladbrokes.(01) Claudio Magris
(02) Adonis
(03) Amos Oz
(04) Joyce Carol Oates
(05) Philip Roth
(06) Don DeLillo
(07) Haruki Murakami
(08) Les Murray
(09)Yves Bonnefoy
(10) Inger ChristensenA lista dá a liderança ao acadêmico e jornalista italiano Claudio Magris, seguido pelo sírio-libanês Adonis e o israelense Amos Oz. A minha aposta particular vai para Salman Rushdie que ocupa o 45º lugar na referida lista, acho que pagaria um bom prêmio. Alguém se aventura com um palpite?

Boris Vian - Vou Cuspir no Seu Túmulo

Imagem
Boris Vian - Vou Cuspir no Seu Túmulo - Editora Nova Fronteira - 175 páginas - Publicação 1986 - Tradução de Onézio Paiva (fora de catálogo).O performático existencialista francês Boris Vian (1920 - 1959), em sua curta, mas produtiva vida, foi escritor, dramaturgo, ator, crítico, músico de jazz e engenheiro, sendo mais conhecido no Brasil pelos seus romances L’écume des jours (A Espuma dos Dias) e J’irai cracher sur vos tombes (Vou Cuspir no Seu Túmulo). Sua arte, sempre de vanguarda, foi muito influenciada pela cultura americana, como é o caso deste romance que segue a linha noir de Raymond Chandler e Dashiel Hammet.Em 1946, Boris Vian conversava com o editor Jean d´Halluin, quando ouviu deste o seguinte desabafo: "Ah! Se eu pudesse descobrir um best-seller americano!". Imediatamente Vian aceitou o desafio e, durante os quinze dias de suas férias, escreveu um romance carregado de erotismo, violência e racismo. O autor inventado deste romance foi Vernon Sullivan, sendo Boris…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...