Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2008

Filosofia na Visão de Bertrand Russell

Imagem
Bertrand Arthur William Russell (1872 - 1970) foi um dos filósofos mais influentes do século XX, tendo se destacado por seus trabalhos no campo da lógica matemática e filosofia analítica. Em 1950, Russell recebeu o Prêmio Nobel de Literatura"em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais ele lutou por ideais humanitários e pela liberdade do pensamento".O texto abaixo foi encaminhado pelo meu amigo Quinta que tem colaborado bastante com este “Mundo de K” na área de Filosofia. É uma abordagem de Bertrand Russell pouco divulgada e conhecida sobre a definição e o enquadramento da Filosofia nas áreas do conhecimento humano."Filosofia é uma palavra que tem sido empregada de várias maneiras, umas mais simples, outras mais restritas. A Filosofia, conforme entendo a palavra, é algo intermediário entre a Teologia e a Ciência, como Teologia consiste de especulações sobre assuntos a que o conhecimento exato não conseguiu até agora chegar, mas, como a Ciênc…

Playing for Change - Feliz 2009

Imagem
A música pode mudar o mundo? Na opinião do pessoal que desenvolveu a fundação Playing for Change a resposta é positiva. Eles se definem como "um movimento multimídia criado para inspirar, conectar e trazer a paz para o mundo através da música". Para viabilizar esta integração entre diferentes culturas, produziram um filme que conta com a participação de músicos de rua de continentes diferentes interpretando uma mesma canção com seu próprio estilo.O resultado do trabalho é uma mensagem contagiante de otimismo que nos faz acreditar que o mundo ainda pode ter jeito. Aproveito o clima do vídeo abaixo para agradecer as visitas durante o ano de 2008 e desejar a todos os amigos um ótimo 2009!Dica: Ilusão da Semelhança

Generación Y - Melhor Blog em 2008

Imagem
Parece que o título de melhor blog do ano vai mesmo para o Generación Y da cubana Yoani Sánchez que faturou fácil os prêmiosBOBS (Best of Blogs) da Alemanha e Ortega y Gasset de jornalismo digital da Espanha, Yoani foi incluída também na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008 da revista Time. No excelente blog do Jorge Pontual podemos conferir a entrevista que Yoani deu ao italiano Roberto Ferranti.É claro que o componente político foi decisivo para esta escolha e também para toda a divulgação que o Generación Y recebeu na Blogosfera. Verifiquei que a última postagem do blog recebeu nada menos do que 2232 (!) comentários. De qualquer forma é um bom exemplo da liberdade de expressão que, apesar de tudo, ainda existe na Internet. Ver abaixo a parte final do belo discurso de agradecimento que Yoani postou de Havana após receber o prêmio Ortega Y Gasset (ver texto integral aqui)."Em vez de comprar um motor para cruzar o mar numa balsa até a Flórida, tornei-me um balse…

Arquivo Pessoa e Labirinto MultiPessoa

Imagem
Boa notícia para a literatura em língua portuguesa. Depois do ótimo Portal da Casa Fernando Pessoa que apresenta além das obras dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis, poesias do próprio Fernando Pessoa e um banco de dados de poetas consagrados, com excelente tratamento multimídia, podemos encontrar agora na Internet extenso material inédito de Fernando Pessoa com abordagem científica através dos novos Portais Arquivo Pessoa e Labirinto MultiPessoa.Segundo informações dos próprios sites, o Arquivo Pessoa e o Labirinto MultiPessoa correspondem a uma atualização de um CD intitulado MultiPessoa — Labirinto Multimedia, dirigido por Leonor Areal e co-editado em 1997 pela Texto Editora e a Casa Fernando Pessoa. Os portais dirigem-se a todo o tipo de leitores, do leigo ao investigador, tendo os seguintes objetivos principais:(1) Divulgar a obra de Fernando Pessoa, tornando-a acessível a qualquer leitor, através de uma espécie de antologia interativa,…

Writer´s Rooms - The Guardian

Imagem
Virginia Woolf
A versão online do jornal inglês The Guardian atualiza regularmente uma série sobre os locais de criação de escritores de várias épocas, chamada "The Writer´s Rooms". Este primeiro exemplo é o escritório de Virginia Woolf (1882 - 1941) uma construção de madeira localizada no jardim da casa de Leonard e Virginia onde ela gostava de escrever durante o verão, mesmo não sendo o melhor lugar em termos de concentração devido aos sinos da igreja no fundo do jardim, o barulho das crianças na escola ao lado ou o cão deixando marcas de patas nas páginas de seus manuscritos. No inverno, muitas vezes extremamente frio, ela não podia segurar a caneta e precisava trabalhar dentro de casa.Em 28 de Março de 1941, em uma manhã fria de primavera, ela escreveu a carta de despedida abaixo para Leonard antes de caminhar até o rio Ouse. Virginia Woolf vestiu um casaco, encheu seus bolsos com pedras e se deixou afogar."Querido, Tenho certeza de estar ficando louca novamente. Si…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...