Biblioteca Digital Camões

O Instituto Camões acaba de disponibilizar, através da Biblioteca Digital Camões, mil e duzentos documentos representativos da cultura em língua portuguesa para consulta online sem necessidade de registros ou subscrição. Foram criadas diversas categorias como: arte, estudos literários, história, língua, literatura, música (partituras), pensamento e ciência.

Segundo informação do site, a Biblioteca Digital apresenta autores e edições no domínio público, mas também edições atuais protegidas por direitos e de autores vivos. Sendo assim, existem níveis diferenciados de acesso: (1) apenas leitura, (2) leitura e impressão e (3) leitura, impressão e cópia. A licença de utilização que antecede o download de alguns títulos serve para estabelecer o direito de propriedade de alguma editora.

Finalmente, a declaração do Instituto Camões orienta quanto à finalidade ética e cultural do projeto na Internet: "A Biblioteca Digital Camões não se pretende apresentar como alternativa ou um concorrente de editoras ou livrarias. É uma biblioteca. O trabalho dos editores é insubstituível e fundamental. O reconhecimento dos responsáveis pelas edições é também uma manifestação de respeito pelas pessoas que ganham a vida a fazer e a vender livros, e que aceitaram participar conosco nesta missão de divulgação da língua e cultura portuguesas no mundo".

Vale lembrar que, no Brasil, temos a excelente página do Domínio Público, criada pelo Governo Federal, onde podemos pesquisar, por exemplo, toda a obra de Machado de Assis que está disponível para download em formato pdf.

24 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Monólogo de Molly Bloom em Ulysses, "sim eu disse sim eu quero Sim"

20 personagens femininas da literatura mundial

Ian McEwan - Enclausurado

20 problemas que somente os apaixonados por livros podem entender

As 20 melhores distopias da literatura

Amós Oz e David Grossman avançam para a shortlist do Man Booker International Prize 2017