Man Booker International Prize 2009

A escritora canadense Alice Munro foi anunciada ontem como a vencedora do Man Booker International Prize 2009. Esta premiação é concedida a cada dois anos para autores vivos pelo conjunto de suas obras e foi recebida em 2005 por Ismail Kadaré (autor de Abril despedaçado) e em 2007 por Chinua Achebe (autor de O mundo se despedaça).

Ao anunciar a escolha do vencedor, que receberá 60 mil libras (cerca de R$ 190 mil), o júri afirmou que “Alice Munro é conhecida por seus contos e ainda assim ela traz tanta profundidade, inteligência e precisão a cada história quanto romancistas conseguem em uma vida escrevendo. Ler Alice Munro é aprender sempre algo em que você nunca tinha pensado”.

Alice Munro se prepara para lançar um novo livro em outubro deste ano ainda e, no Brasil, já teve dois títulos publicados: Ódio, amizade, namoro, amor e casamento (2004, Globo, 360 pp.) e Fugitiva (2006, Companhia. das Letras, 392 pp.).

Fonte: Publishnews e Barros Bar.

Mais sobre o Man Booker Prize no Mundo de K: Aravind Adiga Booker Prize 2008; Resultado do "Melhor do Booker"; Anne Enright Booker Prize 2007.

10 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Monólogo de Molly Bloom em Ulysses, "sim eu disse sim eu quero Sim"

20 personagens femininas da literatura mundial

Ian McEwan - Enclausurado

20 problemas que somente os apaixonados por livros podem entender

As 20 melhores distopias da literatura

Amós Oz e David Grossman avançam para a shortlist do Man Booker International Prize 2017