Biblioteca Britânica na Internet

Segundo divulgação do Portal G1, a Biblioteca Britânica disponibilizou na Internet um acervo considerável composto por 150 milhões de fontes de informação diferentes e com acesso às 750 milhões de páginas dos 49 principais jornais britânicos publicados desde janeiro de 1800. A Biblioteca Britânica é a segunda maior do mundo, ficando atrás somente da biblioteca do Congresso americano.

Para pesquisas que necessitem de download, há um custo equivalente a R$ 25 e o acesso vale por 24 horas. Os documentos foram microfilmados e podem ser acessados em segundos, como artigos publicados pela imprensa britânica sobre a independência do Brasil, em 1822, ou a abolição da escravatura, em 1888.

A Galeria online da Biblioteca Britânica conta com 30.000 itens da coleção e vale lembrar também do fantástico sistema simulador 3D chamado “Turning the Pages” (ver aqui postagem do Mundo de K) para consulta de livros raros através do seu site como, por exemplo, o caderno de anotações de William Blake com poemas e desenhos, diário musical de Mozart com originais de várias partituras, rascunhos de Leonardo da Vinci e original de Lewis Carroll, além de uma série de documentos históricos.
12 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Monólogo de Molly Bloom em Ulysses, "sim eu disse sim eu quero Sim"

20 personagens femininas da literatura mundial

Ian McEwan - Enclausurado

20 problemas que somente os apaixonados por livros podem entender

As 20 melhores distopias da literatura

Amós Oz e David Grossman avançam para a shortlist do Man Booker International Prize 2017