Manifesto por um Brasil Literário

Praticamente não divulgado pela mídia, mas durante a última Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP 2009, foi lançado o "Manifesto por um Brasil Literário", criado pelo escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós. O objetivo deste documento é debater idéias em torno da divulgação da literatura. O manifesto pode ser assinado no site http://www.brasilliterario.org.br/, que abriga um fórum de discussão, enquetes e notícias relacionados ao tema.

Segue um trecho do manifesto: "É no mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia. Na literatura que, liberto do agir prático e da necessidade, o sujeito viaja por outro mundo possível. Sem preconceitos em sua construção, daí sua possibilidade intrínseca de inclusão, a literatura nos acolhe sem ignorar nossa incompletude."

Talvez este movimento não seja tão "urgente" quanto tantos outros manifestos no Brasil pela cidadania, dignidade, segurança ou educação básica, mas é necessário e importante sem dúvida, por este motivo já deixei minha assinatura por lá. Obrigado ao blog amigo Ilusão da Semelhança pela boa dica.

17 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

20 citações de escritores sobre a arte de escrever

Monólogo de Molly Bloom em Ulysses, "sim eu disse sim eu quero Sim"

20 personagens femininas da literatura mundial

20 problemas que somente os apaixonados por livros podem entender

Ian McEwan - Enclausurado

As 20 melhores distopias da literatura