Ronaldo Correia de Brito - Galiléia

Literatura brasileiraRonaldo Correia de Brito - Galiléia - Editora Objetiva - Selo Alfaguara - 236 páginas - Publicação 2008.

Neste romance, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2009, Ronaldo Correia de Brito conseguiu reunir em sua narrativa algumas histórias que se cruzam para evidenciar os contrastes entre a vida no mundo contemporâneo e as tragédias de uma família tradicional. Os primos Ismael, Davi e Adonias retornam, após muitos anos, para a fazenda de Galiléia no sertão cearense com a finalidade de se despedirem do avô Raimundo Caetano que apodrece em seu leito de morte.

Ismael, filho ilegítimo, vem da Noruega onde estava preso por agressão à mulher. Davi viajou pela Europa e Estados Unidos como pianista e é considerado o gênio da família. Adonias, o narrador do romance, mora no Recife e estudou medicina na Inglaterra. Adonias é quem melhor define o sentimento de todos nesta viagem de retorno, quando cruzam de carro o sertão cearense: "O calor me enfada. Ele vem das pedras que afloram por todos os lados, como planta rasteira. Nada lembra mais o silêncio do que a pedra, matéria-prima do sertão que percorremos em alta velocidade".

Os personagens interagem em um certo clima de realismo fantástico que permite diálogos entre os mortos e os vivos, tudo para contar as histórias de tragédia e violência da família. Histórias que incluem assassinatos, estupro e discriminação. O autor não teme o rótulo de regionalista como afirma nesta declaração: “O meu sertão é a paisagem através da qual eu interpreto o mundo, o de hoje, o globalizado, o que rompeu com as tradições. Interessa-me a decadência, a dissolução. Meus personagens migram, sofrem o embate com as outras culturas. Sei que tenho sido vítima de preconceitos pela escolha dessa paisagem". Portanto, ninguém deve estranhar, quando "Paranoid Android" do Radiohead for citado logo no primeiro capítulo, neste momento percebi logo que estava diante de um romance diferente.

Ronaldo Correia de Brito escreveu os livros de contos As Noites e os Dias (1997), editado pela Bagaço, Faca (2003), Livro dos Homens (2005), e a novela infanto-juvenil O Pavão Misterioso (2004), todos publicados pela Cosac Naify.

Comentários

nostodoslemos disse…
Kovacs,

Aiai... dica irresistível!

Bom domingo!
Iza disse…
uma passadinha por aqui... como sempre. Bom domingo
Letícia Alves disse…
Gosto muito de histórias assim, ótima dica!
Beijos Tempestuosos!
Estive sumida porque perdi uma irmã querida.
Os livros e a música me trarão de volta, já já.
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, fico feliz que tenha gostado!
Alexandre Kovacs disse…
Izabella, obrigado pela visita e seja bem-vinda como sempre.
Alexandre Kovacs disse…
Tempestade, uma dica muito boa e representativa da "nova" literatura brasileira.
Alexandre Kovacs disse…
Christina, sinto muito pela sua perda.
vera maria disse…
Eu tenho Faca aqui há um tempão na fila de espera, vou ver se ele sobe uns degraus, preciso conhecer esse autor...:)
um abraço,
clara
Alexandre Kovacs disse…
Clara, você vai gostar com certeza. Fico aguardando a sua resenha lá no "linha de pesca".
Kovacs, pela tua resenha, ja gostei do Ronaldo Correia. Lembra um pouco o Hatoum do Dois Irmaos e de Orfaos do Eldorado - este que li semana passada.

Tambem ando lendo um rapaz jovem que eh comparado ao Ronaldo Correia chamado Jose Luiz Passos. O livro chama-se Nosso Grao Mais Fino.

Engracado como essas tematicas das tramas familiares voltam de tempos em tempos as listas dos bons e bem escritos romances - e como isso nos faz falta...

Grande abraco, Chico
Alexandre Kovacs disse…
Chico, pelo visto mesmo afastado do Brasil você continua ligado à literatura brasileira contemporânea. A família é sempre um grande tema para os bons autores e por isso mesmo é difícil inovar nesta área. Acho que Ronaldo Correia conseguiu com Galiléia.
Barros (RBA) disse…
Legal!
Não conhecia e gostei da dica.
Abraços.
Alexandre Kovacs disse…
Barros, acho que você vai gostar!
Ví Leardi disse…
Kovacs...seu blog é referência obrigatória...sempre que venho aqui me surpreendo com a qualidade de seus temas e indicações..obrigada pela visita e link...mas Bastardos Inglorios é difícil de definir,vai da alma de cada um...mas sem dúvida Tarantino evolui a arte de fazer cinema...ganhamos todos.
Um grandde abraço.
Unknown disse…
Ouvi uma entrevista dele, e em uma certa altura, ele disse: "Levei oito anos escrevendo este romance."
É para se pensar. Quanto trabalho, quanta imaginação e dedicação para nos dar algo de si. É mesmo, como diz você, muita generosidade. Obrigado pela dica.
Blog do Beagle disse…
Tem uma historinha lá no Beagle, do jeito que vc cosatuma gostar. Se quiser me visitar´será uma honra. Comprei o livro do Doc Comparato: Da criação ao roteiro... Estou ensaiando apra ler. Bj. Elza
Alexandre Kovacs disse…
Vi, Tarantino é sempre uma explosão POP que assistimos com prazer, mesmo quando trata de um tema tão tortuoso como aquele explorado em "Bastardos Inglórios". Obrigado pelo elogio!
Alexandre Kovacs disse…
Djabal, um homem, médico por profissão, passa oito anos de sua vida elaborando um romance. Algo para se pensar sem dúvida!
Alexandre Kovacs disse…
Elza, vou lá no Blog do Beagle agora mesmo. Já estava com saudade dos seus textos. Obrigado pela visita!
J Araújo disse…
Uma boa dica de leitura. Sua resenha me deixou curioso.

Valeu!!

Abraço
Alexandre Kovacs disse…
J. Araújo, obrigado pela visita e seja bem-vindo por aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura