Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2009

Capas de Livros

Imagem
Você se considera incluído naquela categoria de leitores que simplesmente não consegue resistir a uma bela capa? Já comprou um livro influenciado pelo design, ilustração ou acabamento? Então certamente vai adorar o site: Book Cover Archive que apresenta praticamente tudo relacionado à profissão de designer de livros, incluindo links para ilustradores e empresas especializadas, além de blogs específicos deste tema. Eu mesmo não me considero um fetichista nesta área, mas não encontro o menor prazer em ler um livro através de um monitor ou em um desses novos aparelhos do tipo "e-reader". Livro tem que ter cheiro e textura, por mais absurdo que isto possa parecer.Segue uma relação de links de ilustradores especializados em design de livros: Mark Abrams, Kelly Blair, Milan Bozic, Roberto de Vicq de Cumptich, David Drummond, David Gee, Jonathan Gray, Jamie Keenan, Chip Kidd, Gregg Kulick, Mark Melnick, Peter Mendelsund, David Pearson, Isaac Tobin, Megan Wilson, Henry Sene Yee, Hel…

Biblioteca Digital Mundial - UNESCO

Imagem
A UNESCO lançou hoje a Biblioteca Digital Mundial (BDM), uma página na Internet que fornecerá acesso gratuito a manuscritos, mapas, livros, filmes e gravações raras, além de impressões e fotografias de bibliotecas e arquivos de todo o mundo. Desenvolvida por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos EUA, a BDM contou com a assistência técnica da Biblioteca Alexandrina de Alexandria, no Egito, além de várias outras instituições mundiais, incluindo o Brasil.Segundo o site da UNESCO, a Biblioteca exibirá imagens de ossos de oráculos e epitáfios cedidas pela Biblioteca Nacional da China; manuscritos científicos árabes da Biblioteca e Arquivo Nacionais do Egito; fotos históricas da América Latina fornecidas pela Biblioteca Nacional do Brasil; o Hyakumanto Darani, publicação do ano 764 cedida pela Biblioteca Nacional do Japão; a famosa “Bíblia do Demônio” do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia; e trabalhos de caligrafia árabe, persa e turca de coleções da Biblioteca do Congresso d…

A síndrome do segundo romance - The Times 10 great 2nd novels

Imagem
É muito comum que os autores se sintam pressionados, após uma estréia literária de destaque, a manter o mesmo nível de qualidade elevado em seu segundo romance. Este fato acaba invariavelmente afetando o desempenho do escritor de forma positiva ou negativa. O jornal inglês The Times selecionou dez casos de cada tipo, primeiramente autores que foram extremamente felizes no lançamento de um segundo romance (ver lista original) e, em contrapartida, dez casos de fracassos que ficaram muito aquém das expectativas de público e crítica (ver lista original). Resumi abaixo apenas os dez casos de sucesso:(1) Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito) - Jane Austen (1813)Este romance, considerado a obra prima de Jane Austen, foi lançado dois anos depois de "Razão e Sensibilidade" e antes dela completar vinte e um anos, deveria ter se chamado "First Impressions". (2) Ulysses (Ulisses) - James Joyce (1922)Incomparavelmente superior ao brilhante e autobiográfico romance de estr…

Jacques Prévert - Retrato de Um Pássaro

Imagem
Outro expoente do movimento surrealista parisiense, Jacques Prévert (1900 - 1977) talvez seja o poeta mais popular da França. Como destaca Silviano Santiago, Prévert é o autor de "poemas de execução simples e calculada, onde ressaltam as cores cinza do cotidiano, os meios-tons do humor e o colorido berrante do sarcasmo e até mesmo da piada". Ele ficou conhecido também como letrista de canções , sendo Yves Montand e Juliette Gréco alguns dos seus intérpretes mais famosos. Adicionalmente escreveu roteiros para o cinema francês dos anos 40 e 50.Ainda segundo Silviano Santiago, "O lirismo para Prévert, como para alguns dos nossos poetas de 22, se escreve com a combinação certa de cotidiano e humor, fazendo ressaltar no poema uma visão em pequena escala do homem. Ressalta do poema o pequeno, mas não o comum do homem. Essa visão miniaturizada do homem, em oposição aos grandes painéis sociais e históricos pintados por Eliot em The Waste Land, ou Pound nos Cantos, condiz com a …

Boris Vian - A Espuma dos Dias

Imagem
Boris Vian - A Espuma dos Dias - Editora Nova Fronteira - 207 páginas - Publicação 1984 - Tradução de Elina Motta, pósfacio de Jacques Bens (fora de catálogo).A vida é uma caixinha de surpresas, principalmente neste "A Espuma dos Dias" do existencialista francês Boris Vian (1920 - 1959). Radicalmente oposto ao cinematográfico e violento noir "Vou Cuspir no Seu Túmulo" (ver aqui resenha do Mundo de K), este romance publicado originalmente em 1947 envolve seis personagens jovens e ingênuos em uma história de amor trágica, utilizando recursos que extrapolam os limites comuns da linguagem em um universo surrealista. Como destaca Jacques Bens no pósfacio, Boris Vian utiliza três tipos de abordagem em sua narrativa. O primeiro considera a palavra em seu sentido literal, exato como em: "uma escada se esconde sob os passos de quem a sobe", no segundo as palavras são alteradas como em "antiquitário" ou "sacristoche" e, no último tipo, o autor i…

Eric Zener - Arte Figurativa

Imagem
Eric Zener - adrift, 30 X 40, óleo em painel, 2007Eric Zener é um artista figurativo da California que produz pinturas que são verdadeiras fotografias, geralmente com temas aquáticos. Uma dica do excelente blog do Fabrício que não costuma falar mais que o necessário, como ele mesmo se define.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...