Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2009

Novo Livro de José Saramago

Imagem
José Saramago, vinte anos depois do polêmico "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", volta a incomodar a Igreja Católica com o seu próximo romance "Caim" no qual redime o assassino de Abel e acusa Deus "como o autor intelectual do crime". O novo romance será divulgado durante a Feira do Livro de Frankfurt, que ocorrerá de 14 a 18 de outubro e tem previsão de lançamento em Portugal, Brasil e Espanha para o final de Outubro. Segundo matéria do Estadão, José Saramago não considera esse romance seu particular e definitivo ajuste de contas com Deus, porque "as contas com Deus não são definitivas, mas sim com os homens que O inventaram", disse. "Deus, o demônio, o bem, o mal, tudo isso está em nossa cabeça, não no céu ou no inferno, que também inventamos. Não nos damos conta de que, tendo inventado Deus, imediatamente nos tornamos Seus escravos", assinalou o autor. No entanto, o melhor resumo sobre o livro e também sobre a filosofia Saramaguiana…

Granta Vol. 1 - Os melhores jovens escritores norte-americanos

Imagem
Revista Granta Vol. 1 - Editora Objetiva, Selo Alfaguara, 2007 - publicado originalmente em inglês por Granta Publications com o título: Granta 97: Best of Young American Novelists 2.
Esta é a primeira edição em português da famosa revista literária Granta em língua inglesa que tem como regra principal só publicar textos inéditos e por onde já passaram autores famosos como Mario Vargas Llosa, Coetzee, Primo Levi, Edmund White, Paul Theroux, Gabriel Garcia Marques e Carlos Fuentes, entre outros menos conhecidos.A versão original da revista surgiu em 1889, fundada por alunos da Universidade de Cambridge, com o objetivo de discutir e divulgar temas universitários. Durante o século XX, foram publicados escritores que se tornariam famosos como Sylvia Plath e Ted Hughes. No final de 1970, depois de quase encerrar as atividades, a revista foi salva por estudantes de pós-graduação que reinventaram a sua forma atual, priorizando novos autores.As listas de novos autores, publicadas a cada dez an…

Top Blog - Encerramento Votação Popular

Imagem
Após o encerramento da votação popular da premiação TOP BLOG, categoria cultura, o Mundo de K conseguiu se manter entre os 100 blogs mais votados e passou para a próxima fase onde serão analisados, por um juri acadêmico, os seguintes quesitos: conteúdo, apresentação, interatividade, criatividade e atualização. Para conhecer os blogs finalistas por categoria, em ordem alfabética, é só clicar na imagem do lado esquerdo. A divulgação dos vencedores será feita no dia 31/08/09 pela organização do evento, na cidade de São Paulo.Agradeço aos amigos a gentileza de terem votado no Mundo de K.

Finalistas do Prêmio Jabuti 2009

Imagem
Divulgada a lista de finalistas da 51º edição do Prêmio Jabuti, versão 2009. Os vencedores em cada categoria serão divulgados em 29 de setembro. Segue abaixo a relação de escolhidos na categoria Romance. A lista completa com as 21 categorias (poesia, contos & crônicas, tradução entre outras) está na página da CBL - Câmara Brasileira do Livro. Segundo regulamento da organização do prêmio, podem concorrer apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Na versão do ano passado o grande vencedor da categoria romance foi Cristovão Tezza com "O Filho Eterno" da Editora Record Ltda.Finalistas Categoria RomanceFlores azuis (Cia das Letras) - Carola Saavedra Cordilheira (Cia das Letras) - Daniel GaleraÓrfãos do Eldorado (Cia das Letras) - Milton HatoumGaliléia (Alfaguara) - Ronaldo Correia de BritoSatolep (Cosac Naify) - Vitor RamilManual da paixão solitária (Cia das Letras) - Moacyr ScliarA parede no escuro (Record) - Altair MartinsO livr…

Manifesto por um Brasil Literário

Imagem
Praticamente não divulgado pela mídia, mas durante a última Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP 2009, foi lançado o "Manifesto por um Brasil Literário", criado pelo escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós. O objetivo deste documento é debater idéias em torno da divulgação da literatura. O manifesto pode ser assinado no site http://www.brasilliterario.org.br/, que abriga um fórum de discussão, enquetes e notícias relacionados ao tema.Segue um trecho do manifesto: "É no mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia. Na literatura que, liberto do agir prático e da necessidade, o sujeito viaja por outro mundo possível. Sem preconceitos em sua construção, daí sua possibilidade intrínseca de inclusão, a literatura nos acolhe sem ignorar nossa incompletude."Talvez este movimento não seja tão "urgente" quanto tantos outros manifestos no Brasil pela cidadania, dignidad…

J.M. Coetzee - Elizabeth Costello

Imagem
J.M. Coetzee - Elizabeth Costello - Editora Companhia das Letras - 254 páginas - Publicação 2004 - Tradução de José Rubens Siqueira.A coisa mais extraordinária sobre o escritor sul-africano John Maxwell Coetzee, Nobel de literatura 2003, além da sua capacidade de me fazer quase sempre perder a estação de metrô, é a habilidade de sintetizar em vinte páginas o que outros escritores precisam de duzentas para explicar e nem sempre conseguem. Não é diferente com este romance que tem como personagem-título a romancista australiana Elizabeth Costello, alter ego de Coetzee, que teria ficado famosa pelo romance "A casa da rua Eccles com o personagem principal Marion Bloom, mulher de Leopold Bloom, protagonista de Ulisses (1922) de James Joyce.Este foi o primeiro trabalho de Coetzee depois do premiado "Desonra" (ver resenha do Mundo de K aqui). Em Elizabeth Costello ele se utiliza de um recurso narrativo de metaficção para refletir sobre a literatura e o trabalho dos escritores, …

Copa de Literatura Brasileira 2009

Imagem
As boas iniciativas devem sempre ser divulgadas e assim é o caso da Copa de Literatura Brasileira (CLB) que chega este ano à sua terceira edição com uma nova formatação. Nesta versão a seleção ficará sob responsabilidade dos jurados - escritores e críticos convidados pelo organizador Lucas Murtinho que definiu muito bem a característica do evento: "não se trata de eleger o melhor livro do ano mas de guiar o público, provocar o debate, criar expectativas e, inevitavelmente, causar decepções."Para quem ainda não conhece, cada jogo da CLB é definido pela análise e resenha do jurado previamente escolhido e que ficará sujeito a comentários, muitas vezes apaixonados dos "torcedores". Assim como nas partidas de futebol também na CLB ocorrem as "zebras". Sem maiores introduções, segue abaixo a tabela de "jogos" da Copa de Literatura Brasileira, versão 2009: Oitavas de final
Jogo 1: Cordilheira de Daniel Galera x O livro dos nomes de Maria Esther Maciel
Jur…

Bertolt Brecht - Poemas 1913 - 1956

Imagem
Bertolt Brecht - Poemas 1913 - 1956 - Editora Brasiliense, 1986 - Antologia - 329 páginas - Seleção, Tradução e Posfácio de Paulo Cesar Souza (fora de catálogo)Bertolt Brecht (1898 - 1956), poeta, dramaturgo, novelista e crítico de arte alemão, viveu como poucos artistas os maiores movimentos políticos e sociais do século XX. Quando a Alemanha foi dominada por Hitler, Brecht partiu para o exílio, pois sua obra moderna, na poesia e no teatro, não combinava com o regime nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, depois da ocupação da Dinamarca, estabeleceu-se nos EUA para ser posteriormente perseguido pelo regime de "caça as bruxas" macartista. Retornou para a Alemanha Oriental, pois acreditava na filosofia marxista como solução humanista para a sociedade.Este livro apresenta uma seleção de 270 poemas onde, segundo o tradutor Paulo Cesar Souza, buscou-se recriar os ritmos dos originais. Isto vai de encontro à concepção que o próprio Brecht tinha da questão: "Na tradução p…

Resultado do Prêmio São Paulo de Literatura 2009

Imagem
O prêmio São Paulo de Literatura 2009 apresentou ontem, durante cerimônia realizada no Museu da Língua Portuguesa, os vencedores da sua 2° edição. Foram analisados 217 romances de 75 editoras e 13 autores independentes, que incluíram autores consagrados como Milton Hatoum, Moacyr Scliar, João Gilberto Noll e José Saramago (ver relação completa de finalistas aqui). Os vencedores, em cada categoria, foram os seguintes: Melhor Livro de Autor Estreante do Ano 2008: Altair Martins, com A parede no escuro (Editora Record, 256 pp.) e Melhor Livro do Ano 2008: Ronaldo Correia de Brito, com Galiléia (Editora Alfaguara, 240 pp.). Perguntado por um colega sobre quais eram os planos para o prêmio, Altair Martins respondeu “vou quitar minha casa e tentar trabalhar um pouco menos como professor para ter mais tempo pra escrever.” Ele é gaúcho de Porto Alegre, formado em letras e dá aulas na faculdade de segunda a sexta, das 10h30 às 19h30. Quanto a Ronaldo Correia de Brito é mais um médico que se tor…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...