Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2009

Objeto de Desejo

Imagem
A Cultura do Romance - Editora Cosac Naify - Tradução: Denise Bottmann - Organização: Franco Moretti - 1120 páginas, 40 ilustrações - lançamento Outubro 2009.A editora Cosac Naify, seguindo a sua tradição de excelência editorial, resolveu presentear o público brasileiro com uma coleção sobre o romance em cinco volumes, publicada originalmente em italiano pela Einaudi em 2001-2003. Coordenada por Franco Moretti, professor de literatura na Universidade Stanford, reúne textos de Fredric Jameson, Mario Vargas Llosa, Jack Goody, Claudio Magris, Perry Anderson, Alfonso Berardinelli, Beatriz Sarlo, Luiz Costa Lima, Peter Burke, Hans Ulrich Gumbrecht, Hans Magnus Enzensberger, Benedict Anderson, Hayden White, Umberto Eco, Roberto Schwarz e mais 178 colaboradores de 99 instituições do mundo inteiro.Segundo informações do site da editora Cosac Naify: "O projeto tem como pressuposto a ideia de uma literatura verdadeiramente mundial e a forma-romance, livre e aberta, como o gênero que ao lo…

Ronaldo Correia de Brito - Galiléia

Imagem
Ronaldo Correia de Brito - Galiléia - Editora Objetiva - Selo Alfaguara - 236 páginas - Publicação 2008Neste romance, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2009,Ronaldo Correia de Britoconseguiu reunir em sua narrativa algumas histórias que se cruzam para evidenciar os contrastes entre a vida no mundo contemporâneo e as tragédias de uma família tradicional. Os primos Ismael, Davi e Adonias retornam, após muitos anos, para a fazenda de Galiléia no sertão cearense com a finalidade de se despedirem do avô Raimundo Caetano que apodrece em seu leito de morte. Ismael, filho ilegítimo, vem da Noruega onde estava preso por agressão à mulher. Davi viajou pela Europa e Estados Unidos como pianista e é considerado o gênio da família. Adonias, o narrador do romance, mora no Recife e estudou medicina na Inglaterra. Adonias é quem melhor define o sentimento de todos nesta viagem de retorno, quando cruzam de carro o sertão cearense: "O calor me enfada. Ele vem das pedras que afloram por to…

Philip Roth - O Animal Agonizante

Imagem
Philip Roth - O Animal Agonizante - Editora Companhia das Letras - 127 páginas - Publicação 2006 - Tradução de Paulo Henriques Britto. Philip Roth, talvez o maior escritor norte-americano da atualidade, é apontado como favorito a cada ano para o Nobel de Literatura, não sem merecimento. Recebeu o Prêmio Pulitzer na categoria de ficção pelo romance Pastoral Amercana em 1998, Prêmio PEN/Faulkner por três vezes, PEN/Nabokov em 2006 e o PEN/Saul Bellow em 2007 para citar apenas alguns.David Kepesh, protagonista do romance "O Animal Agonizante", é uma personalidade conhecida no meio cultural de Nova York, professor de literatura, apresenta um programa na TV e leciona um concorrido curso por ano que normalmente termina com uma festa em seu apartamento. Nestas festas Kepesh, amante da música clássica e razoável pianista, sempre escolhe uma jovem e bonita aluna para um rápido relacionamento amoroso.A vida de David Kepesh, chegando aos setenta anos, está perfeitamente equilibrada até…

Herta Müller - Nobel 2009

Imagem
Mais um Nobel de Literatura vai para a Europa, desta vez a escritora Herta Müller, alemã nascida na Romênia, tornou-se a décima pessoa de cidadania alemã a receber a premiação. Ela não figurava entre os autores considerados favoritos para o Nobel deste ano. De acordo com a academia: "a densidade da poesia e a franqueza da prosa de Müller ilustram o panorama dos despossuídos". O único livro dela traduzido para o português e publicado no Brasil é "O Compromisso" (Editora Globo - ver trecho aqui), lançado originalmente em 1997.Nascida a 17 de Agosto de 1953, na aldeia de língua alemã de Nitzkydorf, na Romênia, emigrou em 1987 para a Alemanha com o seu marido, o escritor Richard Wagner, porque era censurada a publicação dos seus textos onde criticava abertamente o regime comunista. Hoje no Caderno Prosa & Verso do Globo, foi publicado o conto "Os varredores de rua" (que mais me parece um poema) de "Depressões", primeiro livro de Herta Müller que…

Hilary Mantel - Booker Prize 2009

Imagem
A escritora britânica de 57 anos, Hilary Mantel, venceu o Man Booker Prize 2009 com o romance histórico "Wolf Hall", superando os outros cinco finalistas. Segue abaixo a "shortlist" completa com os seis autores indicados deste ano:The Children’s Book, A.S. Byatt Summertime, J.M. CoetzeeThe Quickening Maze, Adam FouldWolf Hall, Hilary MantelThe Glass Room, Simon MawerThe Little Stranger, Sarah WatersO romance de 650 páginas de Mantel é ambientado na década de 1520 e narra a trajetória de Thomas Cromwell, conselheiro do rei da Inglaterra Henrique VIII que, no desejo de conseguir um herdeiro masculino, resolve abandonar a sua primeira esposa, Catarina de Aragão, e se casar com Ana Bolena. Como prêmio, Hilary Mantel, que demorou cinco anos para concluir sua obra, ganhará 50 mil libras (US$ 80 mil).O Man Booker Prize, criado em 1969, é um dos mais prestigiados prêmios literários internacionais, conferido à melhor obra de ficção publicada no ano por um autor do Reino Uni…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...