Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2009

Portal franco-brasileiro

Imagem
Foi lançado no dia 13 de novembro o portal comum das bibliotecas nacionais francesa e brasileira como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, incluindo mais de 1300 documentos, entre eles manuscritos, mapas, estampas e fotografias digitalizadas. Segundo informação do site: "O portal digital conjunto das bibliotecas nacionais da França e do Brasil consolida uma tradição multissecular de encontros e trocas de objetos e imagens culturais entre duas formações civilizatórias que sempre se mostraram mutuamente sedutoras no sentido amplo do termo. De novo mesmo existe o grande aporte dado pela tecnologia da informação, que permite a digitalização e a disponibilização pela Internet de todo um acervo de documentos representativos –– mapas e fotografias, textos impressos e desenhos –– da história das relações entre a França e o Brasil desde os albores do século XVI até o início do século XX."Fonte: Site do Ano da França no Brasil

Primavera dos Livros 2009

Imagem
Um evento que sempre faço questão de divulgar por aqui é a simpática Primavera dos Livros que reúne somente pequenas e médias editoras como a Cosac Naify, 7Letras, Aeroplano, Editora 34, entre outras, e é organizado anualmente em São Paulo e no Rio de Janeiro pela Liga Brasileira de Editores (LIBRE).A versão carioca da 15ª Primavera dos Livros está prevista para ocorrer de 26 a 29 de novembro, nos jardins do Museu da República, Rua do Catete, 153 (estação do Metrô bem próxima) das 10h às 22h. Estão previstos lançamentos, atividades para crianças, e descontos na venda de livros que podem chegar até a 50%, em cerca de 90 estandes. A entrada é gratuita.

Jean de La Bruyère - Les Caractères

Imagem
Publicado pela primeira vez em 1688, Les Caractères de Jean de La Bruyère (1645-1696) rapidamente se tornou um sucesso de público e crítica na França de Luís XIV, registrando o cotidiano de nobres e plebeus, a sua coleção de máximas moralistas acabou se tornando uma síntese da natureza humana e muitas de suas citações são rigorosamente aplicáveis nos dias de hoje.Selecionei alguns exemplos abaixo de uma edição fora de catálogo da Editora Cultrix - São Paulo, de 1965 com seleção, tradução e notas de Alcantara Silveira. Esta edição tomou como base o original publicado na Bibliothèque de La Pléiade sob o título geral de Oeuvres Complètes de La Bruyère (Gallimard, 1951).Vale ressaltar que existem muitas adaptações e simplificações dos textos de La Bruyère na Internet que, em sua maioria, não correspondem aos textos originais e, algumas vezes, nem mesmo ao próprio autor, fenômeno bastante difundido na blogosfera, infelizmente."O prazer da crítica rouba o de nos sentirmos vivamente toc…

Bob Dylan - The Drawn Blank Series

Imagem
Um lado menos conhecido de Bob Dylan foi divulgado na exposição "The Drawn Blank Series" feita pela galeria e museu Lightbox em Woking, Inglaterra no ano passado. As pinturas foram feitas com base em uma série de desenhos que Dylan produziu enquanto excursionava, entre o final dos anos oitenta e início dos anos noventa (onde ele arranjou tempo para isso?). Vários exemplos desta série podem ser vistos e comprados (os preços são um pouco salgados) no site BobDylanArt.com e também publicados no livro com o título Bob Dylan: The Drawn Blank Series.Uma nova exposição está programada para o segundo semestre de 2010, chamada de "Brazil Series" e com 100 pinturas, será exibida na Dinamarca na Galeria National Gallery. A criatividade de Dylan não tem mesmo limite.

20 frases de Otto Lara Resende

Imagem
Escritor e jornalista, o mineiro de São João Del Rey, Otto Lara Resende (1922 - 1992) ficou conhecido pelo seu poder de síntese na criação de frases imortais. Nelson Rodrigues (1912 - 1980), frasista incomparável, chegou uma vez a sugerir que alguém seguisse Otto 24 horas por dia para anotar as frases que ele fosse deixando pelo caminho. O próprio Nelson se dizia disposto a realizar esta tarefa para depois abastecer uma "Loja de Frases". Na verdade, Otto passou a ser uma fixação para Nelson Rodrigues que o "homenageou" com o título "Bonitinha mas ordinária ou Otto Lara Resende".Juntamente com os amigos Fernando Sabino, Hélio Pellegrino e Paulo Mendes Campos formou o grupo conhecido como os quatro mineiros do apocalipse que marcou a cultura e literatura nacional, inventando um jeito mineiro, mas também carioca de ser.Bem, achei que seria uma boa idéia relembrar algumas dessas frases definitivas de um escritor que faz falta nos dias de hoje. Difícil foi sel…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...