Roberto Bolaño - 2666

Roberto Bolaño - 2666 - Editora Companhia das Letras - 852 páginas - Publicação 2010 - Tradução de Eduardo Brandão.

Publicado mais de um ano depois da morte de Roberto Bolaño (1953-2003), na Espanha em 2004, este monumental romance foi rapidamente promovido à categoria cult após o lançamento no mercado dos Estados Unidos em 2008 o que transformou o autor chileno (e que todos achavam ser mexicano até então) em um novo mito literário, comparado somente aos escritores da geração beat. Vencedor do National Book Critics Circle Award nos Estados Unidos e eleito o livro do ano pela "Time Magazine", Roberto Bolaño é hoje o autor mais prestigiado da literatura latino-americana, um rótulo que não parece combinar muito com o estilo globalizado de Bolaño.

Este romance tem como base para a sua estrutura narrativa principal os assassinatos violentos de mulheres ocorridos em Ciudad Juárez no México, cidade localizada no deserto de Sonora e próxima à fronteira com os EUA, mas resumir assim o ambicioso projeto literário de Bolaño seria uma simplificação e injustiça com a complexidade e abrangência temática deste livro. Na verdade, Bolaño ao sentir que a morte se aproximava, teria pedido ao editor Jorge Herralde que publicasse a obra em cinco volumes independentes, por entender que assim obteria um retorno financeiro maior para a mulher e os dois filhos. No entanto, o editor e a família acabaram contrariando a sua vontade e publicando o romance em um volume único o que hoje parece ter sido a decisão mais acertada. Sendo assim, o romance é dividido em cinco capítulos: A parte dos críticos, A parte de Amalfitano, A parte de Fate, A parte dos crimes e A parte de Archimboldi.

A parte dos críticos - Quatro intelectuais e críticos literários: um francês, um espanhol, um italiano e uma inglesa, especialistas em literatura alemã contemporânea, mais especificamente obcecados pelo misterioso e fictício autor Benno von Archimboldi, um escritor alemão recluso do qual não se conhecem fotos ou dados biográficos, resolvem seguir uma pista que os leva até a cidade de Santa Teresa, no México (ficcionalização de Ciudad Juárez). Na violenta cidade mexicana, entram em contato com uma realidade local bem diferente da que estavam acostumados em suas respectivas capitais européias e as relações entre eles são influenciadas pelo novo ambiente. O tema dos assassinatos é apenas introduzido de passagem neste capítulo.

A parte de Amalfitano - Este capítulo, o mais curto do livro, é dedicado aos problemas existenciais do melancólico professor de filosofia Oscar Amalfitano que relembra a sua relação na Espanha com a ex-mulher Lola que o abandonou por um poeta. Amalfitano sofre o início de um processo de loucura quando começa a escutar vozes e agir estranhamente. Ele teme pela segurança de sua filha Rosa devido aos assassinatos em Santa Teresa.

A parte de Fate - O repórter negro americano Oscar Fate, após o falecimento de sua mãe, vem cobrir uma luta de boxe em Santa Teresa e acaba se envolvendo com o narcotráfico local, em um clima de literatura noir e tendo um caso com Rosa. Bolaño, como em todos os capítulos, costura narrativas secundárias que podem se conclusivas ou não, histórias se desdobrando em outras histórias.

A parte dos crimes - É o capítulo mais violento do livro, com descrições dos cadáveres de mulheres violentadas que são abandonados nos enormes terrenos baldios e lixões clandestinos próximos às inúmeras fábricas maquiladoras da região. Chama a atenção o nome do maior desses lixões: El Chile, homenagem estranha ao país natal do autor. As investigações não conseguem ser conclusivas.

A parte de Archimboldi - Neste capítulo final, o mais perfeito do ponto de vista literário no meu entendimento, o mistério sobre a biografia de Benno von Archimboldi é desvendado e Bolaño, com a sua cultura invejável, nos leva a uma convincente história que tem início no front oriental da Segunda Guerra até revelar os motivos que levam Archimboldi a Santa Teresa.

Em todo o romance não é esclarecido o motivo do enigmático número 2666, mas nesta mistura de narrativa policial e filosofia, o leitor entre surpreso e fascinado, não consegue abandonar a lenta construção das infinitas espirais formadas pelas histórias que Bolaño vai desenvolvendo no decorrer do livro e que ele sabe contar extremamente bem, podem ter certeza.

Comentários

Homo libris disse…
It is always a pleasure reading Bolaño. I loved his 2666 and soon I will read his The Third Reich.

A big hug.

---

Siempre es un verdadero placer leer a Bolaño. A mí me encantó su 2666 y pronto leeré su El Tercer Reich.

Un fuerte abrazo.
myra disse…
sempre informaçoes formidaveis, aqui!"
vou tratar de encontrar este livro!! vivi 30 anos no Mexico,e sei que faz tempo, ja virou um pais aonde nao se pode mais ir com tranquilidade...tenho noticias de là. bastante feias, até na cidade pequena onde vivi!!!
beijos e saudades
Alexandre Kovacs disse…
Homo libris, nice to have your comment, first because of your literature knowledge and second considering you are a native spanish reader. I´m already looking for my next Bolaño novel, maybe the Third Reich as you mentioned. Sorry, but I will write only in english...
Alexandre Kovacs disse…
Myra, são problemas decorrentes do processo de globalização que infelizmente conhecemos bem aqui no Brasil. Obrigado pela visita!
Gerana Damulakis disse…
Sou fã de Bolaño e devorei 2666. Tudo é estilo e é exatamente o estilo que se desfruta em 2666. Apesar de já ter lido tudo que há de Bolaño na nossa língua o texto mais aliciante, para mim, é um conto de Putas Assassinas, simplesmente perfeita obra de arte literária. Mas, lembro, de Noturno no Chile, igualmente aliciante. Ah, tudo é estilo mesmo.
Susy Freitas disse…
fiquei muito curiosa com essa obra. tenho uma pilha de livros pra ler durante as pseudo-férias da faculdade, mas esse vai entrar na lista para o resto do ano.
Anônimo disse…
Fiquei mais interessada no Putas assassinas para conhecer Bolaño do que nesse imenso catatau, que não terei como ler agora, certamente.
um abraço,
clara
Alexandre Kovacs disse…
Gerana, você comentou um ponto que não destaquei suficientemente na resenha (sem querer ser defensivo, mas é um livro extremamente difícil de resenhar), pois a riqueza de estilo ou estilos de Bolaño é surpreendente. Um escritor que tem uma marca bem definida (ou várias o que não deixa de ser uma marca). Obrigado por comentar!
Alexandre Kovacs disse…
fdots, muito recomendado, apesar do investimento de tempo (afinal são quase mil páginas).
Alexandre Kovacs disse…
Clara, talvez seja uma boa ideia já que Putas Assassinas é um livro de contos que não demandará muito tempo, mas acho que você não vai poder ficar muito tempo sem ler este 2666.
Alex Zigar disse…
Foi através do Mundo de K que descobri esta obra monumental, complexa e urgente. Chega um tempo que precisamos (como leitores) de uma obra desafiadora. Eis 2666! Estou atravessando a metade do livro e já com pena do término. A leitura é extremamente compreensível, porém o conteúdo é amargo, difícil de digerir, que fustiga, incomoda, nos dá um golpe nas partes baixas. E por isso mesmo maravilhoso e obrigatório para quem deseja sair da leitura comum e banal e avançar um passo não só como leitor, mas como humano.
Alexandre Kovacs disse…
Alex, boa definição é mesmo uma obra desafiadora em vários sentidos. Aguardo a sua opinião quando terminar a leitura e obrigado pelo comentário.
2666 está na minha fila de leitura e espero lê-lo no fim do ano, quando terei tempo e forças pra segurar o calhamaço.

Por enquanto vou me contentando com o Putas Assassinas, que já li há um tempo.
Alexandre Kovacs disse…
Caio, é o que eu sempre digo sobre essa lista das futuras leituras, ela é interminável, ainda bem!

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura