terça-feira, julho 20, 2010

Selo Penguin-Companhia das Letras

A imagem acima mostra as provas finais dos quatro primeiros títulos a serem lançados no próximo dia 26 pelo novo selo Penguin-Companhia das Letras: O Príncipe, de Maquiavel, Pelos Olhos de Maisie, de Henry James, e dois títulos organizados pelo historiador Evaldo Cabral de Mello, Joaquim Nabuco Essencial e O Brasil Holandês. Os livros deverão custar de R$ 15 a R$ 35 (bem que poderiam sair mais em conta, considerando que são edições populares de bolso), com tiragens que podem chegar a 18 mil cópias (caso de O Príncipe). Por exigência da Penguin, todos os volumes serão lançados, simultaneamente, no formato digital com preços de 30% a 40% menores que os das edições impressas.

O selo Penguin Classics, com as tradicionais faixas branca e preta no rodapé da capa, foi lançado em 1946 e conta atualmente com mais de 1.200 títulos, maior parte já em domínio público e dos quais apenas um clássico brasileiro: Os Sertões (Backlands -The Canudos Campaign), de Euclides da Cunha. Agora, com o lançamento do novo selo, existe a perspectiva de que dos 48 títulos a serem publicados pela Companhia das Letras, nos dois primeiros anos, 16 sejam de clássicos em língua portuguesa, incluindo Lima Barreto e Jorge Amado.

Este lançamento já está sendo chamado pela mídia de: "maior acontecimento do mercado editorial brasileiro em 2010" e não deixa de ser uma excelente notícia para os leitores compulsivos que poderão aproveitar, nos volumes brasileiros, as introduções e notas que enriquecem as edições originais da Penguin Classics. Segundo informações do site da Companhia das Letras, a editora de Luiz Schwarcz foi fundada em 1986, sendo que nos primeiros doze meses de existência, lançou 48 títulos; em 2009, foram mais de 230. Em 24 anos, publicou quase 3 mil títulos, de 1300 autores, incluindo os lançamentos dos outros selos da editora: Companhia das Letrinhas, Cia. das Letras, Companhia de Bolso, Quadrinhos na Cia., editora Claro Enigma e agora a Penguin Companhia.

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