Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2010

Cartas de Vincent Van Gogh

Imagem
Imaginem um site que contenha todas as 902 cartas escritas e recebidas por Vincent Van Gogh (1853-1890) no período de 1872 até 1890, digitalizadas, transcritas e traduzidas para o inglês com comentários e detalhes históricos e biográficos. Muito bem, o site vangoghletters.org apresenta tudo isto e, principalmente, os desenhos que ilustravam estas cartas. O número de correspondências pode parecer exagerado para a nossa época de tweets e e-mails, mas conforme informação do próprio site, os arquivos de Delacroix totalizam 1.500 documentos, sendo que Monet escreveu mais de 3.000 cartas e Voltaire chegou ao surpreendente número de 20.000 missivas para mais de 1.700 pessoas, outros tempos sem dúvida. Segundo matéria da BBC, está em cartaz na Royal Academy of Arts, em Londres, uma exposição com cerca de 40 cartas escritas pelo pintor, incluindo 65 pinturas e 30 desenhos. A exposição estará aberta até o dia 18 de Abril, incluindo a última carta enviada ao seu irmão, em 23 de julho de 1890, qu…

Biblioteca britânica - Download gratuito

Imagem
Sobre este assunto de leitores digitais (e-readers) sou da mesma opinião da escritora portuguesa Inês Pedrosa, ou seja, "o livro físico tem o seu charme particular e único: questão de cheiro, textura, portabilidade absoluta, envelhecimento, pregas, manchas", mas para aqueles que já se habituaram com o uso deste novo acessório digital, foi divulgada uma boa notícia na semana passada. Segundo matéria do Jornal "Times Online" cerca de 65 mil livros para download serão oferecidos gratuitamente pela Biblioteca britânica.Alguns clássicos da literatura inglesa do século XIX como obras de Charles Dickens, Jane Austen e Thomas Hardy terão formato compatível com o Kindle da Amazon. As versões digitais dos livros deverão conservar a mesma tipografia e ilustrações das versões originais – muitas delas raras. Um dos exemplos é a obra “Razão e Sensibilidade”, de Jane Austen, publicada em 1881, cujas versões originais custam no mínimo 250 libras. As obras estão sendo digitalizadas…

The Best of Blogs - Deutsche Welle - Versão 2010

Imagem
Foi lançada a versão 2010 do maior concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs do mundo, o The BOBs - Best of Blogs, promovido pela Deutsche Welle. Contando com blogs produzidos em 11 línguas, serão concedidos, simultaneamente, um prêmio do júri e outro de público: os ganhadores serão escolhidos tanto por uma equipe internacional de jurados quanto pelos leitores, através de uma votação via internet. É uma excelente oportunidade de conhecer novos blogs que estão classificados em diferentes categorias como: Arte e Cultura, Mídia, Música, Ciência, Humor, Esporte, Sociedade etc. O Mundo de K está concorrendo, entre outros ótimos 325 blogs, na categoria de Arte e Cultura, melhor weblog em português. O júri internacional nomeará onze finalistas em cada categoria no período de 15/02 até 14/03 que serão escolhidos pelo público no período de 15/03 a 14/04 através de votação online.

Annie Leibovitz - Hollywood Portfolio

Imagem
Quentin Tarantino e Christoph Waltz - Bastardos Inglórios
Annie Leibovitz é uma fotógrafa americana especialista em retratos de personagens famosas da música e do cinema, ela trabalhou para a revista Rolling Stone de 1970 a 1983 onde se tornou famosa pela clássica foto de Jonh Lennon e Yoko Ono nus. Desde 1983 ela trabalha para a Vanity Fair que produziu recentemente uma série de fotos de diretores e seus atores preferidos (ver ensaio completo aqui). A foto acima de Quentin Tarantino e Christoph Waltz conseguiu captar a postura selvagem de Tarantino contra a fleuma do ator austríaco Christoph Waltz que roubou a cena em Bastardos Inglórios como o oficial nazista Hans Landa.Pedro Almodóvar e Penelope Cruz - Abraços PartidosJá a foto acima é um flagrante do carinho agradecido de Penelope Cruz ao cineasta espanhol Pedro Almodóvar que repetiu mais uma vez a parceria de sucesso atualmente no quarto filme, Abraços Partidos, depois de Volver (2006), Tudo sobre minha mãe (1999) e Carne Trêmula …

Clarice, - Benjamin Moser

Imagem
Clarice, - Benjamin Moser - Editora Cosac Naify - 647 páginas - Publicação 2009 - Tradução de José Geraldo CoutoUm livro daqueles em que ficamos com pena de chegarmos ao final é a melhor definição da primorosa biografia de Clarice Lispector escrita pelo americano Benjamin Moser e publicada nos Estados Unidos em agosto de 2009 com o título de "Why This World: A Biography of Clarice Lispector", não é a toa que foi incluída entre os 100 livros Notáveis de 2009 pelo New York Times Book Review (ver relação completa aqui). Segundo Moser a própria Clarice escreveu "a maior autobiografia espiritual do século XX", deixando pistas que o ajudaram a tentar decifrar parte dos enigmas de um dos maiores mitos da literatura brasileira.O cuidado com esta edição começa no acabamento gráfico já tradicional da Editora Cosac Naify que utilizou na capa uma foto de 1961 de Claudia Andujar que lembra este dia especial no blog da Editora: "Fui à casa de Clarice Lispector para fotograf…

Rubem Fonseca - O Seminarista

Imagem
Rubem Fonseca - O Seminarista - Editora Agir - 181 páginas - Publicação 2009.
Os fãs do mineiro Rubem Fonseca podem ficar felizes, ele está de volta com mais um livro no estilo de O Caso Morel (1973), Feliz Ano Novo (1975), O Cobrador (1979), A Grande Arte (1983) e Agosto (1990), entre outros dignos representantes do policial de suspense nacional. Neste seu último romance, O Seminarista, agora por uma nova editora, a Agir, Rubem Fonseca utiliza a sua narrativa em primeira pessoa, tensa e cinematográfica, juntamente com os ingredientes tradicionais de violência e sensualidade questionados por uma parcela da crítica, fato que parece não incomodar o autor do alto de seus cinco prêmios Jabuti e dois prêmios internacionais: Juan Rulfo e Camões.Esta é a história de José, um matador de aluguel que trabalha sem remorsos, mas também sem prazer e que Fonseca apresenta claramente logo no primeiro parágrafo: "Sou conhecido como o Especialista, contratado para serviços específicos. O Despachan…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...