Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2010

Ferreira Gullar - Prêmio Camões 2010

Imagem
O nosso querido poeta Ferreira Gullar foi o vencedor do Prêmio Camões versão 2010. O prêmio, no valor de 100 mil euros, foi criado em conjunto por Brasil e Portugal em 1989, e homenageia um escritor em língua portuguesa anualmente pelo conjunto de sua obra. Nascido no dia 10 de setembro de 1930, José Ribamar Ferreira, conhecido como Ferreira Gullar, é "poeta, dramaturgo, cronista e tradutor, considerado entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes na atualidade", declarou hoje em uma coletiva à imprensa a ministra portuguesa de Cultura, Gabriela Canavilhas.

Gullar, que completa 80 anos em Setembro, passa a integrar o seleto time de brasileiros já premiados com o Prêmio Camões: João Ubaldo Ribeiro (2008), Lygia Fagundes Telles (2005), Rubem Fonseca (2003), Autran Dourado (2000), António Cândido de Mello e Sousa (1998), Jorge Amado (1995), Rachel de Queiroz (1993) e João Cabral de Melo Neto (1990). Ver relação completa de premiados abaixo:

1989 - Miguel Torga (Portu…

Forever Young - Keith Richards

Imagem
Talvez o mais surpreendente na biografia de Keith Richards, lendário guitarrista dos Rolling Stones, não seja o fato dele ter fundado uma das maiores bandas de Rock do mundo ou a sua criativa releitura dos mestres do blues americanos, mas simplesmente o fato de ainda estar vivo. Segue uma pequena seleção do músico na mídia nos últimos anos:"O veterano guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards, esteve perto da morte devido a um coágulo no cérebro após cair de um coqueiro, e teve de ser submetido a uma intervenção cirúrgica em abril passado, segundo revelaram hoje meios de comunicação neo-zelandeses." - UOL Notícias de 08/05/2006."O guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards estava brincando quando disse que certa vez cheirou as cinzas de seu pai misturadas com cocaína, afirmou uma porta-voz do músico na quarta-feira." - Jornal O Globo - Edição On Line de 04/04/2007."O guitarrista Keith Richards dormiu durante a estréia mundial do filme "Piratas do C…

Skoob - O que você anda lendo?

Imagem
Skoob é uma rede social colaborativa brasileira para leitores criada em dezembro de 2008 pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira. De acordo com Lindenberg, o Skoob tem como objetivo principal, socializar o ato de ler, pois segundo ele “a leitura geralmente é algo solitário. Ler um bom livro é maravilhoso e poder compartilhar essa leitura com outras pessoas deixa tudo ainda mais fascinante” (ver matéria completa aqui). Conforme informado pelo site meiobit o sistema Skoob já conta com 140 mil usuários.Depois de se cadastrar o usuário recebe um perfil no sistema e consegue listar o que está lendo no momento, o que já foi lido e o que pretende ler, formando uma "estante" virtual. Títulos ainda ausentes no banco de dados podem ser adicionados pelos próprios utilizadores, que também podem compartilhar suas opiniões sobre as obras através de avaliações e resenhas. Existem redes similares no exterior como a goodreads e a Shelfari, mas surpreende o sucesso de um empreendimento deste ti…

Objeto de Desejo

Imagem
2666 - Roberto Bolaño - Editora Companhia das Letras - Tradução de Eduardo Brandão - 856 páginas - lançamento 20/05/2010.Finalmente será lançado no Brasil pela Editora Companhia das Letras (previsão 20/05/2010) o romance 2666 do aclamado escritor chileno Roberto Bolaño (1953-2003), considerado como a maior revelação da literatura latino-americana depois de Gabriel García Márquez, apesar do estilo bem diferente do velho mestre Gabo. Roberto Bolaño cresceu no México, retornando ao Chile somente no início dos anos setenta, quando foi perseguido pelo regime político de Pinochet após a queda de Allende em 1973. Seus livros só começaram a ser publicados, na Espanha, quando o autor já contava com 40 anos. Publicado depois da morte de Bolaño, na Espanha em 2004, este romance virou febre mundial após a tradução americana, lançada no mercado dos EUA em 2008 e que transformou o autor chileno (e que todos achavam ser mexicano) em um novo mito literário, comparado somente aos escritores da geração…

Top Blog 2010 - Categoria Cultura

Imagem
O Blog Mundo de K está concorrendo na categoria Cultura à premiação Top Blog versão 2010. A eleição será realizada em dois turnos, sendo que o primeiro, a ser decidido pelo Júri Popular, ocorrerá do dia 06/05/2010 até 06/10/2010, onde serão selecionados os TOP100 Blogs. O período de votação do segundo turno pelo Júri Popular e avaliação do Júri Acadêmico ocorrerá do dia 10/10/2010 até 10/11/2010, quando serão divulgados os TOP 3 Blogs.Para os amigos votarem neste Blog, basta clicar na imagem acima, ficarei feliz se repetir o resultado de 2009 e ficar entre os TOP 100 Blogs da área de Cultura, até mesmo porque existe alguma confusão sobre o enquadramento dos Blogs nesta categoria que acaba englobando assuntos como Programação de TV e variedades, normalmente valorizando mais a forma do que o conteúdo do Blog. De qualquer maneira é sempre uma boa divulgação e oportunidade de conhecer novos leitores.

Julio Cortázar - Contos Completos

Imagem
Julio Cortázar - Cuentos Completos - Editora Punto de Lectura Argentina S. A. - Introdução de Mario Vargas Llosa - 03 volumes, 1597 páginas.
Uma Antologia que tive dificuldade de encontrar completa na própria Argentina, absurdo que também acontece por aqui com nossos autores clássicos nacionais e nas melhores casas do ramo. Até mesmo na livraria Ateneu, uma das mais belas do mundo (ver aqui postagem do Mundo de K) não consegui encontrar mais do que um volume de Cortázar, fato que o vendedor constrangido não soube explicar muito bem, tendo como único argumento a grande procura do público por este autor o que explicaria a queda no estoque (justamente esta demanda que, ao meu ver, deveria justificar as prateleiras estarem repletas de volumes de Cortázar e não o contrário). A divisão dos trabalhos originais seguiu a seguinte distribuição:Volume 1: "La otra orilla (1945)", "Bestiario (1951)", "Las armas secretas (1959)", "Final del juego (1956)";
Volum…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...