Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2010

Umas flores no meio do caminho

Imagem
A gente esquece de tudo nessa vida, esquece de amar, esquece da infância e até do Papai Noel a gente esquece. Bem, a Regina do Livro Errante não me deixou esquecer do aniversário de Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) que estaria fazendo 108 anos no dia 31/10. Resolvi postar umas flores, no meio do caminho, para o nosso eterno e universal poeta de Itabira que, por falta de definição melhor, chamamos de modernista. Tenho dúvidas sobre o enquadramento da obra de Drummond na  fase modernista, mas uma coisa eu garanto, ele  continua sendo um dos poetas mais modernos da literatura contemporânea brasileira. Vai, Carlos! Ser gauche na vida. Não existe maneira melhor de lembrar um escritor do que reler o seu trabalho.

Marco Lucchesi definiu muito bem a essência de Carlos Drummond de Andrade no prefácio de "Antologia Poética" (Editora Record - 2001): "Uma das coisas que mais impressionam em toda a poesia de Drummond é a sua maravilhosa capacidade de ser contemporâneo. Não …

Coleções do Museu Barbier-Mueller

Imagem
O Museu Barbier-Mueller, fundado em 1977, tem a sua sede principal situada em Genebra, Suíça, com o objetivo de preservar, estudar e divulgar uma coleção particular iniciada por Josef Mueller em 1907. Hoje esta coleção já acumula mais de 7.000 objetos de arte, incluindo trabalhos da antiguidade clássica e tribal assim como esculturas, máscaras e ornamentos de civilizações "primitivas" de todo o mundo, até mesmo do Brasil. O Museu publica constantemente livros e catálogos para acompanhar as exposições  de que participa em todo o mundo.

Vinte anos após a fundação da sede de Genebra, em 1997, foi inaugurado o Museu Barbier-Mueller em Barcelona, Espanha, com coleções representativas das culturas pré-hispânicas da América Central, andina e da Amazônia.


As principais áreas de interesse do Museu são, em ordem de importância, África, Índias Orientais (Indonésia "primitiva"), as Américas  (pré e pós-colombiana), Ásia tribal e, de uma forma geral, as fases pré-históricas ou…

Um conto inédito de Cortázar

Imagem
Do livro "Papéis Inesperados" (Editora Civilização Brasileira - 2010, 487 páginas, tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht) que estou lendo no momento e consiste de uma seleção de textos inéditos e dispersos escritos por Julio Cortázar (1914 - 1984) ao longo da vida,  encontrados, em sua maioria, numa velha cômoda. Compilação de Aurora Bernárdez, viúva do escritor, e Carles Álvarez Garriga. O "conto-poema" abaixo, tão inserido no lirismo fantástico de Cortázar foi publicado somente no jornal mexicano "Unomásuno" em 11 de abril de 1981.
Peripécias da Água (Julio Cortázar)Basta conhecê-la um pouquinho para entender que a água está cansada de ser líquido. Prova disso é que na primeira oportunidade se transforma em gelo ou vapor, o que tampouco a satisfaz; o vapor se perde em absurdas divagações e o gelo é tosco e desajeitado, fica quieto onde pode e de modo geral só serve para dar vivacidade aos pinguins e aos gin and tonic. Por isso a água delicadamente esc…

Biblioteca Digital de Fernando Pessoa

Imagem
O site da Casa Fernando Pessoa foi inaugurado em 2008 contendo as obras completas dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis, poesias do próprio Fernando Pessoa e um banco de dados de poetas consagrados. Adicionalmente encontramos também Cronologia, Fotobiografia e Roteiro Pessoano.
Agora, além de todas as preciosas informações acima, em um trabalho conjunto da Casa Fernando Pessoa, o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e apoio da Fundação Vodafone, o processo de catalogação e digitalização da Biblioteca particular de Fernando Pessoa está também disponível online para consulta, basta clicar aqui.
Conforme nota dos organizadores, o objetivo do projeto é "dar visibilidade virtual à biblioteca particular de Fernando Pessoa com uma iniciativa coletiva que começou em Abril de 2008 e que hoje permite disponibilizar online milhares de páginas impressas, muitas das quais com anotações, comentários, traduções e outros diversos tipo…

Howard Jacobson - Booker Prize 2010

Imagem
O autor britânico de 68 anos, Howard Jacobson, venceu o Booker Prize 2010 com o romance "The Finkler Question" chegando na frente de favoritos como o australiano Peter Carey  e o britânico Tom McCarthy, que liderava a bolsa de apostas. Howard Jacobson é pouco conhecido e ainda não foi publicado no Brasil apesar de já ter sido incluído por duas vezes em listas anteriores do Man Booker Prize, em 2002, por "Who’s Sorry Now", e em 2006, por "Kalooki Nights".
"The Finkler Question" é o primeiro romance cômico a ganhar o prêmio nos seus 42 anos de história (como é difícil escrever um grande livro com humor) e, segundo divulgação na mídia, trata de amor, perdas e amizades, explorando o sentido de ser judeu hoje. Devido à ausência de autores abordando o tema judaico na literatura contemporânea britânica, Jacobson tem sido chamado pela imprensa de “o Philip Roth inglês”, mas ele afirma que preferia ser a “Jane Austen judaica”. 
Segue a Bibliografia…

Granta - melhores jovens romancistas em língua espanhola

Imagem
As edições especiais da revista literária britânica Granta com  seleções dos melhores jovens romancistas lançaram nomes importantes da literatura contemporânea muito antes de eles se tornarem conhecidos do grande público. Uma lista de escritores britânicos, por exemplo, publicada pela revista em 1983 incluía Martin Amis, Julian Barnes, Kasuo Ishiguro, William Boyd, Ian McEwan, Salman Rushdie e Graham Swift. No Brasil a revista Granta em português estreou em 2007 com uma edição traduzida dos melhores jovens escritores norte-americanos (ver resenha do Mundo de K clicando aqui).

A Granta em língua espanhola já está na edição N° 11 e agora, pela primeira vez, lança uma lista de jovens autores. Em cerimônia realizada em Madri, a revista anunciou a inclusão de 22 escritores da Espanha e de sete países latino-americanos, todos com 35 anos ou menos. Ver a relação completa abaixo com o país de origem e data de nascimento de cada autor onde pode-se notar uma presença marcante da Argentina…

Primavera dos Livros 2010

Imagem
A 10º edição da Primavera dos Livros, o evento mais simpático sobre livros que eu conheço e que reúne somente pequenas e médias editoras como a Cosac Naify, 7Letras, Aeroplano, Editora 34, entre outras, organizado anualmente pela Liga Brasileira de Editores (LIBRE), está previsto para ocorrer no Rio de Janeiro entre 21 e 24 de outubro nos jardins do Palácio do Catete. O acesso é muito fácil, Rua do Catete, 153 (em frente à estação do Metrô) e o ambiente ótimo para um bom passeio, além da entrada franca. Ver a programação completa de todos os dias clicando aqui.

Segundo a organização do evento, a expectativa é de que 30 mil pessoas circulem pelos jardins nos quatro dias do evento. Além de oferecer descontos de até 40% sobre o preço da capa, a Primavera dos Livros contará com a presença dos editores nos estandes e atividades para adultos e crianças, música, cinema, exposições e lançamento de livros. Uma excelente dica para o próximo final de semana no Rio de Janeiro. 

Mundo de K na etapa final do Top Blog 2010

Imagem
O Mundo de K foi classificado na etapa final da premiação Top Blog 2010, ficando selecionado entre os 100 blogs mais votados da categoria de cultura (ver relação dos blogs classificados em ordem alfabética clicando aqui). O período de votação para o segundo turno  que definirá os TOP 3 blogs de cada categoria será de 10/10 a 10/11.  Os votos do primeiro turno não serão computados para o segundo turno, sendo assim: serão zerados os votos dos selecionados TOP 100 quando passam para a fase final TOP 3, concorrendo todos em igualdade no segundo turno. Logo, infelizmente será necessário votar mais uma vez para esta fase final clicando no selo ao lado ou neste link. Se os amigos ainda tiverem paciência para tanto ficarei muito agradecido.
Segundo a organização do Top Blog foram inscritos este ano 15.148 blogs que receberam mais de 1 milhão e cem mil votos. Já estou muito satisfeito de ter sido incluído nesta seleção. Muito obrigado mais uma vez a todos os amigos que participaram votando…

Mario Vargas Llosa - Nobel de Literatura 2010

Imagem
O escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos, foi anunciado como o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010. Um eterno candidato à premiação, desta vez não constava das listas de favoritos, mas de acordo com a Academia Sueca, a escolha foi motivada pela "cartografia das estruturas do poder e suas afiadas imagens da resistência, rebelião e derrota do indivíduo" citadas na obra de Llosa. O seu último livro, "O Sonho do Celta", será posto à venda em 3 de novembro nos países de língua espanhola, segundo a editora Alfaguara.
O autor receberá um prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhão de dólares). Mario Vargas Llosa é o sexto escritor latino-americano a receber  o Nobel. de literatura. Antes dele, foram premiados a escritora chilena Gabriela Mistral (1945), o guatemalteco Miguel Ángel Asturias (1967), o também chileno Pablo Neruda (1971), o colombiano Gabriel García Márquez (1982) e o mexicano Octavio Paz (1990). Ver relação comple…

Philip Roth - Fantasma Sai de Cena

Imagem
Philip Roth - Fantasma Sai de Cena - Editora Companhia das Letras - 282 páginas - Publicação 2008 - Tradução de Paulo Henriques Britto
Philip Roth coloca em cena, mais uma vez (talvez pela última vez), o seu alter ego Nathan Zuckerman em um romance  que conta o sofrimento do personagem predileto do autor durante a triste e solitária passagem  pela velhice e suas complicações, um tema difícil e espinhoso no qual poucos escritores contemporâneos se arriscariam, talvez apenas Coetzee. Zuckerman retorna de seu auto-exílio no campo após onze anos para tentar um tratamento que minimize os efeitos constrangedores da incontinência urinária e impotência sexual, ambas decorrentes da remoção de próstata. A abertura do romance é um belo exemplo do estilo claro e direto de Philip Roth que mostra logo no início ao que veio:
"Fazia onze anos que eu não ia a Nova York. Com exceção da viagem a Boston para remover uma próstata cancerosa, eu passara aqueles onze anos praticamente sem sair de casa…

Escritoras Suicidas - Edição N° 42

Imagem
Para os amigos que ainda não conhecem, recomendo fortemente uma visita ao site das Escritoras Suicidas. Quem acha que encontrará textos de Virginia Woolf, Sylvia Plath e Ana Cristina Cesar, famosas suicidas da literatura, vai se decepcionar um pouco, pois a ideia, apesar do título provocativo, não é verdadeiramente tratar deste assunto, mas sim divulgar novos talentos da literatura nacional com temas relacionados e/ou narrados do ponto de vista feminino (mas não somente). O site, criado em  outubro de 2005, chega agora, cheio de energia, à edição N° 42 com as seguintes convidadas especiais: Adélia Prado, Ana Peluso, Neusa Doretto e Soledade Santos. O tema proposto para esta edição também promete: masturbação / proposta / phoenix.

A iniciativa deu tão certo que já virou até livro: "Dedo de Moça uma antologia das escritoras suicidas" lançado em 2009 pela editora TERRACOTA e reunindo contos e poemas de 30 autoras do site selecionados das edições dos quatro primeiros anos. Nels…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...