20 citações sobre a passagem do tempo

Keith Richards
Keith Richards

Não há quem resista à passagem do tempo. Astros sobreviventes do Rock como Keith Richards (guitarrista dos Rolling Stones) ou David Gilmour (guitarrista  do Pink Floyd) trazem no corpo e, principalmente, na alma as marcas que ficam evidentes mais cedo ou mais tarde. Na literatura é um tema recorrente e não foi preciso muito esforço para selecionar 20 citações de épocas e estilos diferentes, algumas já publicadas por aqui (basta seguir os links), mas todas demonstrando a perplexidade do homem diante do seu próprio destino.

(01) "Há em mim um velho que não sou eu." - Otto Lara Resende (1922-1992) - escritor, jornalista e mineiro;

(02) "Não é que eu tenha medo de morrer. É que eu não quero estar lá na hora que isso acontecer" - Allan Stewart Königsberg ou simplesmente Woody Allen;

(03) "A vida é atravessada pela morte. Morrem-nos pessoas queridas, e em cada uma dessas mortes morremos um pouco. Quanto mais conseguimos prolongar a vida, mais mortes experimentamos." - Inês Pedrosa - Entrevista à revista Entrelivros - edição de abril 2007;

(04) "O tempo que fortalece as amizades, enfraquece o amor."Jean de La Bruyère (1645-1696) - Les Caractères;

(05) "As pessoas que eu mais admiro são aquelas que nunca acabam." - Almada Negreiros (1893-1970) - pintor e escritor português;

(06) "O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido." - Bertrand Russell (1872-1970);

(07) "Eis uma maneira de encarar a velhice: é a época da vida em que a consciência de que a sua vida está em jogo é apenas um fato cotidiano. É impossível não saber o fim que o aguarda em breve. O silêncio em que você vai mergulhar para sempre. Fora isso, tudo é tal como antes. Fora isso, você continua imortal enquanto vive." - Philip Roth - O Animal Agonizante;

(08) "Trocaria a imortalidade por mais dez anos de vida. O que eu faria nesse período? Continuaria lendo." - José Mindlin (1914-2010) ao tomar posse na Academia Brasileira de Letras.

(09) "É uma infelicidade que existam tão poucos intervalos entre o tempo em que somos demasiado novos e o tempo em que somos demasiado velhos." - Barão de Montesquieu (1689-1755);

(10) "Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes." - Carlos Drummond de Andrade (1902-1987);

(11) "Se vivermos durante muito tempo, descobrimos que todas as vitórias, um dia, se transformam em derrotas." - Simone de Beauvoir (1908-1986);

(12) "Viver muito tempo significa sobreviver a muitos entes amados, odiados, indiferentes." - Johann Wolfgang von Goethe (1749-183); 

(13) "O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: o da imaturidade." - Nelson Rodrigues (1912-1980);

(14) "A verdadeira função do homem é viver, não existir. Eu não gastarei meus dias tentando prolongá-los. Eu usarei meu tempo." - Jack London (1876-1916);

(15) "A idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente." - Gabriel Garcia Marquez;

(16) "Não tenho medo da morte. O que me aterroriza é a aproximação dela." - Oscar Wilde (1854-1900) - Lorde Henry em O retrato de Dorian Gray (1890);

(17) "Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice." - Platão (428 a.C. - 347 a.C) - Diálogos;

(18) "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas." - Machado de Assis (1839-1908) -  Dedicatória ao romance Memórias Póstumas de Brás Cubas;

(19) "A velhice pode ser o nosso tempo de ventura. O animal está morto, ou quase morto. Restam o homem e a alma." - Jorge Luis Borges (1899 - 1986);

(20) "Há muito tempo que não sou eu." - Fernando Pessoa (1888-1935) - Livro do Desassossego.

Dave Gilmour
David Gilmour

Outras listas top 20 do Mundo de K: 20 traições famosas da literatura; 20 personagens mentalmente desequilibrados; 20 mortes inesquecíveis da literatura mundial; 20 personagens femininas da literatura mundial; 20 classificações de livros segundo Italo Calvino; 20 pensamentos desconcertantes (mas verdadeiros) de Woody Allen; 20 paradoxos de Oscar Wilde; 20 frases de Otto Lara Resende; 20 momentos de Nelson Rodrigues.

Comentários

Eduardo disse…
Adorei o que encontrei por aqui. Se puder me faça uma visita. Um abraço!
http://pensamentosduneto.blogspot.com/
M. disse…
Que boa fonte tu és...

daqui beberei:)
Bento Moura disse…
Muito bom!
E também vou fz como M.

Sem falar no Top 20 dos loucos ...rs. Sensacional!
Letícia Alves disse…
Kovacs,
Adorei esse post como os demais de listas e citações, etc..
Beijo!
Carla disse…
Permita-me que deixe uma frase minha, eu que não sou ninguém que o Mundo lembrará, eu que serei lembrada, quanto muito, pelo mundo que é o meu:

"O correr dos nossos dias acrescenta-nos mortos que vão levando pedaços da nossa vida com eles, nos vão deixando menos vivos e mais mortos, até estarmos mortos de vez."

:)
Ótima lista. A frase do Machado mostra o quanto ele era irônico.

Para D. Gilmour, é, meu caro, o tempo passa até para você.
Alexandre Kovacs disse…
Eduardo, obrigado pela visita e seja bem-vindo por aqui.
Alexandre Kovacs disse…
M, obrigado muita gentileza sua!
Alexandre Kovacs disse…
Bento, a postagem TOP 20 sobre os loucos é uma das minhas preferidas!
Alexandre Kovacs disse…
Tempestade, obrigado e é sempre um prazer receber a sua visita!
Alexandre Kovacs disse…
Uma Rapariga, muito boa sua citação e é como a Inês Pedrosa afirmou:

"Quanto mais conseguimos prolongar a vida, mais mortes experimentamos."
Alexandre Kovacs disse…
Caio, já não fico tão triste com as minhas marcas da passagem do tempo quando vejo esta foto do Gilmour...
Carla disse…
Fantástico como se conjugam, sendo que da Inês Pedrosa conheço pouca coisa, agora posso dizer que 'amei' o marido (salvo seja), tive o privilégio de o ter como professor. :)
Anônimo disse…
"É uma infelicidade que existam tão poucos intervalos entre o tempo em que somos demasiado novos e o tempo em que somos demasiado velhos." - Barão de Montesquieu (1689 - 1755);

Esta é a citação de que mais gosto. Boa seleção, um abraço, Ladyce
Anônimo disse…
Kovacs, desculpe-me voltar, mas me lembrei de uma outra,

Nenhum tempo e nenhum lugar nos agrada tanto como o tempo que não existe, e o lugar em que não estamos.
(Marquês de Maricá)

Abç, Ladyce
Alexandre Kovacs disse…
Uma rapariga, acho que a seleção ficou um pouco confusa devido à diversidade de épocas, mas de certa forma interessante por caracterizar o pensamento e estilo da cada autor sobre o mesmo tema.
Alexandre Kovacs disse…
Peregrina/Ladyce, obrigado por me apresentar mais esta citação (Marquês de Maricá) sobre o tempo. Vou guardar com carinho na minha coleção!
Lady Cronopio disse…
Estas suas listas, são de uma delicadeza que assombra a cada edição. Adoro todas!
E seguindo o tema... "Não tenho medo do sono eterno, e sim da insônia eterna" Mário Quintana.
Beijos
Alexandre Kovacs disse…
Lady, obrigado e fico muito contente com o seu elogio! A citação do Quintana é ótima, combina bem com o tema.
LUIZ C C ARAUJO disse…
E NO FINAL MORRERA QUEM, O MÉDICO OU O MONSTRO!?

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura