Ernesto Sabato - El escritor y sus fantasmas

Este livro, publicado originalmente em 1963, pode ser considerado como uma espécie de diário do escritor argentino Ernesto Sabato (1911-2011) no qual ele apresenta as suas dúvidas, críticas, teorias e reflexões sobre a literatura e o ofício de escritor. Segundo o próprio Sabato definiu na apresentação à primeira edição: "este livro é constituído por variações de um só tema: por que, como e para que se escrevem ficções?". Sendo assim, os tópicos estão sempre relacionados com a sua própria escrita ou de outros autores que  podem ser apenas citados como Proust, Tostoi, Balzac, Kafka, entre muitos outros, ou através de uma análise crítica mais demorada como: nos casos de Robbe-Grillet, Nathalie Sarraute, Jorge Luis Borges e Jean Paul Sartre.

Sabato comenta sobre a inutilidade de uma "literatura nacional" já que em autores como Kafka (e ele próprio, diga-se de passagem) não conseguimos identificar elementos nacionalistas, mas sim universais. Adicionalmente, considera impossível uma literatura sem a influência cultural européia porque, segundo ele, não existe uma originalidade absoluta, Faulkner vem de Joyce, Huxley, Balzac e Dostoiévski. Há páginas em O Som e a Fúria que parecem plagiadas de Ulisses. Sem falar da cultura negra americana que soube criar, à partir da herança anglo-saxã, toda a música moderna que fazemos hoje no mundo.

Algumas ideias de Ernesto Sabato: "O romance é um gênero impuro por excelência. Resiste a qualquer explicação e extrapola todas as limitações". "O fanatismo é a essência do criador, é preciso ter uma obsessão fanática, nada deve antepor-se a sua criação, deve sacrificar qualquer coisa a ela. Sem esse fanatismo nada de importante pode ser feito". "Nos últimos tempos foram feitas inúmeras tentativas para se transpor o livro para a técnica cinematográfica, mas obras de Proust, Virginia Woolf ou Faulkner são essencialmente literárias e irredutíveis a qualquer outro meio de expressão". Concordando ou não com Sabato vale a pena conhecer os pontos de vista de um dos maiores escritores contemporâneos.

Existe uma edição antiga em português da Editora Companhia das Letras, "O Escritor e Seus Fantasmas", traduzido por Pedro Maia Soares e publicada em 2003.

Comentários

Bento Moura disse…
Meu querido Kovacs...

Uau!!!

Imagino que seja preciso uma agudeza profunda, algo como a coragem ou destemor para se propor estas questões levantadas. E na mesma medida, sentir como a lâmina em brasa, em torniquete, cravando a carne, varando o peito - É o que equivale às perguntas e suas possíveis respostas.

Assim, a escrita enquanto veículo de mediação (um elo, talvez?). Mas nos atentemos não a escrita-objeto, e sim a pergunta seria quem seria (?) o Sujeito. Posto desta forma,podemos chegar ao núcleo da questão. E já não interessa reproduzir o que quer que seja - Mas para isto, também é necessário assumir a gravitação no limbo, ou melhor, no vácuo.

Então aí se poderia pensar numa ficção como entidade reprodutória? Num mero simbolismo? Não porque seria relegar a escrita a um mero escafandro. Mas, partindo da Escrita enquanto entidade autônoma numa própria existência que tem sua cosmologia e ATENDE a si mesma, então o termo ficção pérderia o sentido - já que, neste cosmo ela é sujeito, objeto e predicado.

E dispensa, inclusive, o autor. Passa a se bastar: Tem seu bojo, seu universo e sua gravidade. O hostil, nisso tudo, é que a Vida seria acessório. Ou predicado. E estranhamente, Sujeito às avessas.

...

Concordo com S. sobre essas coisas de nacionalismos. Acho que só existe o humano. Aquilo que se chama de nacionalismo é como uma roupagem, da mesma maneira que uma árvore (vegetação) tem suas características próprias quando no deserto, na savana ou no gelo. Muda a configuração mas a raiz é a mesma: tundra, arbusto, savana...
myra disse…
oi, Sabato é um grande, e o Nelson Rodrigues eu adoro!!!!
beijo
Alexandre Kovacs disse…
Bento, acho que esta resenha não conseguiu passar (nem de longe) a totalidade e complexidade dos assuntos apresentados por Sabato. Na verdade, o livro é muito fragmentado e uma espécie de ensaio filosófico sobre a escrita. Você vai gostar muito tenho certeza.
Alexandre Kovacs disse…
Myra, obrigado pela visita sempre importante e espero que já esteja adaptada em Jerusalem.
Unknown disse…
Kovacs fiquei muito interessada, apesar de não ler tanto gosto muito desse tipo.

Ótima dica, vai para a lista.
Alexandre Kovacs disse…
Cláudia, obrigado pela visita e garanto que você vai gostar deste livro.
Raramente alguém fala de um escritor como Sábato, por não ser um autor de moda.

citando:

«As modas são legítimas nas coisas menores, como o vestuário. No pensamento e na arte, são abomináveis»

«Viver consiste em construir recordações futuras»
Alexandre Kovacs disse…
Álvaro, obrigado pelo comentário e seja muito bem-vindo por aqui! Concordo que Sabato definitivamente não é um autor da moda, mas acabou se tornando eterno.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura