Baron Wolman - Exposição "The Rolling Stone Years"

Jimi Hendrix, B.B. King, Miles Davis, Eric Clapton, Pete Townshend, Janis Joplin, Pink Floyd, Little Richard e Chuck Berry
Uma boa dica para quem estiver de passagem pela Rússia durante o período de 13 de maio à 22 de junho é visitar a exposição do fotógrafo Baron Wolman na galeria Pobeda em Moscou. Baron iniciou como chefe de fotografia da revista Rolling Stone em 1967 e retratou artistas e bandas da época como: Jimi Hendrix, Tina Turner, Rolling Stones, Frank Zappa, The Who, Iggy Pop, Pink Floyd, Bob Dylan e muitos outros (ver a seleção acima).

O que chama a atenção no trabalho de Baron Wolman desta época é a proximidade que ele conseguiu atingir com os artistas capturando a essência da personalidade de cada um. Esta proximidade teria sido impossível em fases posteriores de suas carreiras quando a maioria deles se transformou em astros ou simplesmente não sobreviveram ao ritmo da indústria da música. O próprio Wolman define a sua estratégia: "Eu me vejo  como um tipo de 'voyeur' (...) Eu sou um camaleão e posso me adaptar à situação e esta capacidade é um presente que me foi dado naturalmnente, e é como você consegue fotos honestas.".

O melhor exemplo desta "intimidade" com os artistas retratados encontrei na foto abaixo do egocêntrico (e ótimo) guitarrista Jeff Beck em um modesto quarto de hotel durante uma das muitas turnês nos EUA em 1968.

Jeff Beck, Holiday Lodge, São Francisco, CA (1968)
4 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Monólogo de Molly Bloom em Ulysses, "sim eu disse sim eu quero Sim"

20 personagens femininas da literatura mundial

20 problemas que somente os apaixonados por livros podem entender

Ian McEwan - Enclausurado

As 20 melhores distopias da literatura

Amós Oz e David Grossman avançam para a shortlist do Man Booker International Prize 2017