Thomas Pynchon - Vício Inerente

Literatura norte-americana
Thomas Pynchon - Vício Inerente - Editora Companhia das Letras -  464 páginas - Tradução de Caetano W. Galindo - lançamento 22/11/2010 (ler aqui trecho em pdf disponibilizado pela editora).

Vencedor do National Book Awards de 1974 com o romance O "Arco-Íris da Gravidade", o norte-americano Thomas Pynchon já tem o seu nome consolidado entre os maiores escritores contemporâneos em língua inglesa. Harold Bloom chegou a compará-lo com  autores do nível de Don DeLillo, Philip Roth e Cormac McCarthy. A fama de recluso e inacessível, já que nunca concede entrevistas, foi mantida por Thomas Pynchon durante muitos anos e essa técnica de marketing, intencional ou não, também ajuda bastante na divulgação de seus principais romances: O Leilão do Lote 49, Mason e Dixon e Vineland.

Neste seu último romance, Vício Inerente, Pynchon criou um personagem desconcertante, inspirado nos livros de literatura policial de Dashiel Hammet e Raymond Chandler, o detetive particular Doc Sportello que sobrevive na cidade de Los Angeles no início dos anos 1970 no final da era da contra-revolução hippie, uma época marcada pelos crimes de Charlie Manson e a perda da ingenuidade da cultura Flower Power. Doc Sportello é um usuário compulsivo de alguns tipos de droga, como a maconha, que ele consome em grandes quantidades, hábito que faz com que o seu raciocíno seja totalmente influenciado por viagens psicodélicas ou surtos de paranoia. Mesmo assim ele consegue progredir em um ritmo alucinante em suas  confusas investigações sobre o desaparecimento de um empresário do ramo imobiliário, parte de uma  pretensa conspiração maior que envolve traficantes, policiais corruptos, FBI e uma estranha organização chamada de Caninos Dourados.

Uma parte bastante interessante do enredo é a série de citações sobre músicas da época que Pynchon desenvolve durante o romance, sendo que inclusive um dos personagens é um saxofonista de surf music que reaparece na trama após ter morrido por overdose. Existem na internet duas playlists diferentes sobre a trilha sonora do romance  que teriam sido elaboradas pelo próprio Thomas Pynchon, por mais absurdo que isto possa parecer, mas ainda assim uma possibilidade viável considerando  a personalidade original de Pynchon.

Comentários

Anônimo disse…
Olá! O que achou do livro? Gostou?

Acho bem abaixo dos outros trabalhos do autor, mas mesmo assim muito bem escrito e divertido, como só o Pynchon sabe ser.
Alexandre Kovacs disse…
Não é que não tenha gostado, mas esperava um pouco mais pela expectativa gerada pela "lenda" Thomas Pynchon.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura