Vencedores do Prêmio Jabuti 2011

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou "Ribamar", de José Castello (Editora Bertrand Brasil), como vencedor da categoria de melhor romance do ano do Prêmio Jabuti 2011 (ver relação de finalistas desta categoria aqui).

Também foram premiados os livros "Desgracida", de Dalton Trevisan (categoria contos e crônicas), "1822", de Laurentino Gomes (categoria reportagem), e "Em Alguma Parte Alguma", de Ferreira Gullar (categoria poesia). Ver relação de todas as 29 categorias no site da CBL clicando aqui.

Este ano, segundo o novo regulamento da CBL, apenas um título foi premiado em cada categoria. Até o ano passado, eram selecionados três colocados e todos eles poderiam concorrer aos prêmios de livro do ano (ficção e não ficção), o que sempre  gerava controvérsias, principalmente quando o  livro do ano não coincidia com o primeiro colocado. Desta vez, apenas o vencedor de cada categoria entrará na disputa. Os Jabutis de livro do ano serão anunciados no dia 30 de novembro, em São Paulo. O prêmio será de R$ 30 mil, tanto para ficção quanto não ficção
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Monólogo de Molly Bloom em Ulysses, "sim eu disse sim eu quero Sim"

20 personagens femininas da literatura mundial

Ian McEwan - Enclausurado

20 problemas que somente os apaixonados por livros podem entender

As 20 melhores distopias da literatura

Amós Oz e David Grossman avançam para a shortlist do Man Booker International Prize 2017