Andréa del Fuego - Os Malaquias (Nova edição)

Literatura brasileira contemporânea
Andréa del Fuego - Os Malaquias - Editora Língua Geral - 272 _Páginas - Lançamento 2010
(Nova Edição da Companhia das Letras - 200 Páginas - Lançamento 2022)

Os Malaquias, de Andréa Del Fuego, foi o vencedor do Prêmio José Saramago em 2011. Primeiro romance da escritora, seu lançamento foi feito pela Editora Língua Geral e esgotado há alguns anos, o livro acaba de ser reeditado pela Companhia das Letras. Esta é a postagem original da época.

Seguindo um caminho diferente de outros autores da nossa literatura contemporânea, Andréa del Fuego, vencedora do prêmio José Saramago 2011, finalista do prêmio São Paulo de Literatura 2011 e Jabuti 2011, se afasta dos grandes centros urbanos para focar a sua narrativa em regiões mágicas e indefinidas do interior brasileiro, mas o seu romance bem poderia ser ambientado em qualquer outro país porque o que Andréa consegue, com sua linguagem única e cuidadosa, é chegar mais perto do universal através das pequenas tragédias humanas.

Esta é a história de Nico, Júlia e Antônio, os três irmãos Malaquias que, muito novos, se tornam órfãos quando um raio cai sobre a casa da família e provoca a morte dos pais, nesta passagem que exemplifica muito bem o estilo de Andréa, uma estranha e criativa mistura de poesia e realismo: "O coração do casal fazia a sístole, momento em que a aorta se fecha. Com a via contraída, a descarga não pôde atravessá-los e aterrar-se. Na passagem do raio, pai e mãe inspiraram, o músculo cardíaco recebeu o abalo sem escoamento. O clarão aqueceu o sangue em níveis solares e pôs-se a queimar toda a árvore circulatória. Um incêndio interno que fez o coração, cavalo que corre por si, terminar a corrida em Donana e Adolfo." 

Segundo a própria Andréa del Fuego explicou, o romance é uma oferenda aos seus antepassados já que mistura fatos reais com ficção, as personagens Júlia e Antônio, por exemplo, representam seus tios-avós e Nico, seu avô. Andréa del Fuego vem resgatar com muita propriedade o realismo fantástico, um estilo já um pouco esquecido e desgastado na literatura latino-americana, mas que ganha novo fôlego nesta obra que é pura poesia. O vídeo abaixo explica um pouco do processo criativo de Andréa del Fuego.

Comentários

myra disse…
oi, querido amigo, aqui estou, deve ser muito bom este livro, mas é uma pena que aqui aonde estou e continuo sem gostar para nada, nao vou poder encontrar!!!
um gde abraço,
Gerana Damulakis disse…
É, promete, e como não gosto de dizer "não li, não gostei", confesso que ela ainda não me aliciou.
Alexandre Kovacs disse…
Myra, por outro lado a produção nas artes plásticas parece estar indo muito bem em Israel pelo que notamos no seu blog!
Alexandre Kovacs disse…
Gerana, vale a pena dar uma chance para Andrea del Fuego, acho que você vai gostar.
nostodoslemos disse…
Kovacs, del Fuego...
pequena miragem
em teu belo mundo.
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, belo codinome ela escolheu.
Lia Noronha disse…
Maravilhoso esse livro..abraços carinhosos

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura