Granta Vol. 8 - Trabalho

Revista Granta Vol. 8 - Editora Objetiva, Selo Alfaguara, 2011 (leia aqui um trecho disponibilizado pela editora).

Esta edição da Granta em português reúne 16 textos de autores estrangeiros e brasileiros, escritores já consagrados como Salman Rushdie, Doris Lessing e Julian Barnes, mas também jovens ainda não conhecidos do grande público, como a chinesa Yiyun Li e a italiana Michela Murgia. 

Como já se tornou padrão na Granta em português, foi incluído um ensaio fotográfico sobre o tema desta edição do premiado diretor de cinema e fotografia Walter Carvalho (diretor de fotografia de Lavoura arcaica, Central do Brasil, Abril despedaçado, entre outros).

Outro brasileiro já consagrado, Bernardo Carvalho comparece nesta edição com o primeiro capítulo de seu novo romance, que será lançado em 2012 pela editora Companhia das Letras, onde narra o trabalho de um censor e tradutor de cartas, cujo conhecimento da língua alemã ajuda a interceptar muitas correspondências de judeus tentando escapar da Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Destaco o conto do irlandês Colun McCann (vencedor do National Book Award de 2009 e colaborador da New Yorker e Paris Review), uma história pessoal em que ele lembra de um dia de sua infância em que conheceu o local de trabalho do pai, a redação de um jornal em Dublin. 

Excelente também o conto do escritor bósnio Aleksandar Hemon em que ele descreve como ficou retido em Chicago, durante o inverno de 1992, no dia em que o cerco a Sarajevo começou.  A sua paixão pelo futebol é o elo de ligação com outros imigrantes nos Estados Unidos, vindos do México, Nigéria, Ucrânia, Jordânia, Romênia, Alemanha e, é claro, Brasil.

Enfim, diferentes abordagens para a mesma tentativa de entender o significado do trabalho, ou a falta dele. Seja refletindo sobre a preguiça, como Salman Rushdie e Yiyun Li ou, por outro lado, sobre a nobreza do trabalho, como Julian Barnes faz com sua descrição das atividades de um músico e filósofo na Viena do século XVIII, tentando curar uma jovem pianista de sua cegueira de infância, temos uma ótima oportunidade de conhecer textos criativos de grandes autores da literatura contemporânea.
2 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Os melhores conselhos para conviver com uma pessoa fanática por livros

Os meninos da rua Paulo - Ferenc Molnár

João Gilberto Noll (1946-2017)

As 20 melhores distopias da literatura

As estranhas flores de Georgia O’Keeffe

20 sites para baixar livros legalmente e de graça