domingo, março 04, 2012

Saul Bellow - Henderson, o Rei da Chuva

Saul Bellow - Henderson, o Rei da Chuva - 456 páginas - Editora Companhia das Letras - Tradução de José Geraldo Couto - Coleção Prêmio Nobel - Lançamento 2011 (leia aqui um trecho em pdf disponibilizado pela editora).

A Companhia das Letras lançou no ano passado, em comemoração aos 25 anos da editora, uma coleção composta por doze autores do seu catálogo que receberam o Prêmio Nobel de literatura. Cada volume com acabamento de capa dura e revestimento de tecido além de tiragem única de 3 mil exemplares, sem reimpressões. Projeto gráfico de Raul Loureiro e Claudia Warrak.

Lançado originalmente em 1959, Henderson, o Rei da Chuva é o quinto romance de Saul Bellow (1915 - 2005), um dos mais importantes escritores norte-americanos do século XX e que recebeu o prêmio Nobel em 1976. O protagonista deste romance, Eugene Henderson, é um personagem raro e rico em contrastes, uma personalidade ao mesmo tempo truculenta e sensível, ex-combatente condecorado da Segunda Guerra, sobrevivente de dois casamentos e vários filhos, herdeiro de uma grande fortuna, mas que não se importa de fazer todo o trabalho pesado de sua fazenda de criação de porcos. Henderson decide partir para a África em plena crise existencial de meia-idade em busca de um novo sentido para sua vida.

A narrativa em primeira pessoa de Bellow é um caso à parte, um texto direto e sempre bem-humorado, é impossível não simpatizar com Eugene Henderson no decorrer de suas aventuras, nem sempre politicamente corretas (principalmente considerando o ano de 1959) com os Arnewi e Wariri, dois povos de culturas opostas, lutando pela sobrevivência no ambiente hostil e sem água de localidades remotas do interior da África.

Outros títulos da Coleção Prêmio Nobel:

40 Novelas - Luigi Pirandello
Amada - Toni Morrison
Amor de Novo - Doris Lessing
O Ano da Morte de Ricardo Reis - José Saramago
Uma Curva No Rio - V. S. Naipaul
Desonra - J. M. Coetzee
Jovens de um Novo Tempo Despertai! - Kenzaburo Oe
A Morte de Matusalém - E Outros Contos - Isaac Bashevis Singer
Neve - Orhan Pamuk
Noites das Mil e Uma Noites - Naguib Mahfouz
Ossos de Sépia - Eugenio Montale
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>