terça-feira, dezembro 11, 2012

Daniel Galera - Mãos de Cavalo

Daniel Galera - Mãos de Cavalo - Editora Companhia das Letras - 192 páginas - Lançamento: 11/04/2006.

Foi com bastante atraso que tive o prazer de ler este festejado romance de Daniel Galera que impressiona pela segurança na narrativa e respeito aos detalhes, seja na pele de um menino de dez anos que descreve manobras arrojadas como o "Ciclista Urbano" ou como um escalador das vias mais difíceis e perigosas do país, Galera intercala capítulos que constituem fragmentos da história de um mesmo protagonista desde sua infância até a idade adulta.

Hermano é um cirurgião plástico, frustrado em sua profissão e também no casamento, um longo caminho o separa da infância e adolescência na Porto Alegre dos anos noventa, mas ele nunca conseguiu esquecer alguns eventos que marcaram sua personalidade para sempre. Então, enquanto dirige para encontrar o parceiro de uma arriscada escalada na Cordilheira dos Andes, pico de Cerro Bonete, região mais elevada do Altiplano Boliviano, está prestes a tomar uma decisão radical e, de certa forma, acertar contas com o próprio passado.

O fato é que este romance de formação de Daniel Galera é muito bem escrito e de longe um dos melhores trabalhos da nova geração de autores em língua portuguesa, justificando plenamente o status atingido pelo autor na literatura brasileira atual. Já estava bastante ansioso para conhecer o seu mais novo livro: "Barba ensopada de sangue", principalmente depois da prévia publicada na edição da Granta dos melhores jovens escritores brasileiros e agora acho que esta ansiedade aumentou ainda mais depois desta leitura.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>