Postagens

Mostrando postagens de Março, 2012

Tom Wolfe - A Fogueira das Vaidades

Imagem
Tom Wolfe - A Fogueira das Vaidades - edição brasileira da Rocco de 1989 - 915 páginas - tradução de Lia Alverga Wyler (lançamento original 1987 - The Bonfire of Vanities).
Um verdadeiro clássico dos anos oitenta, este romance de Tom Wolfe ainda permanece extremamente atual, assim como todos os conflitos sociais, raciais e incoerências econômicas da cidade de Nova York. O saudoso Paulo Francis escreve a introdução da edição brasileira da Rocco e resume muito bem o valor literário de Wolfe quando afirma que "o romance moderno, pós-Flaubert, tomou outro rumo. É introspectivo ou se concentra na invenção verbal. É "fantástico" porque, influenciado por Nietzsche e, principalmente, Freud, se desinteressou pelo aparente concreto e factual (...) Wolfe mandou às favas esse modernismo, que, de resto, já tem barbas, de tão velho. Quer escrever como Balzac, recriar o mundo e não dar uma visão teórica da que os críticos principais decidiram que interesse aos intelectuais".
Esta …

Objeto de Desejo

Imagem
Para aqueles que ainda pensam na editora britânica Penguin Books associada apenas ao formato de ediçoes de bolso populares, conforme a sua estratégia de fundação em 1935, recomendo uma visita ao site Penguin Hardback Classics para conhecer algumas séries de acabamento refinado, como a de F.Scott Fitzgerald e Vladimir Nabokov. No ano passado, em lembrança aos 70 anos da morte de Virginia Woolf, a Pengin Books contratou a empresa Pentagram de Londres e o designer Angus Hyland para o projeto gráfico de cinco livros fundamentais da carreira de Virginia Woolf e da literatura moderna.

Alyssa Monks

Imagem
Simplesmente lindas as pinturas hiper-realistas da americana Alyssa Monks. A fixação pela água em imagens distorcidas de corpos femininos e sempre com muita  sensualidade é um convite à imaginação. Ver detalhes sobre a biografia no site da artista ou na sua página no facebook. Uma excelente seleção de imagens também disponível na galeria Sarah Bain.

Granta Vol. 8 - Trabalho

Imagem
Revista Granta Vol. 8 - Editora Objetiva, Selo Alfaguara, 2011 (leia aqui um trecho disponibilizado pela editora).
Esta edição da Granta em português reúne 16 textos de autores estrangeiros e brasileiros, escritores já consagrados como Salman Rushdie, Doris Lessing e Julian Barnes, mas também jovens ainda não conhecidos do grande público, como a chinesa Yiyun Li e a italiana Michela Murgia. 
Como já se tornou padrão na Granta em português, foi incluído um ensaio fotográfico sobre o tema desta edição do premiado diretor de cinema e fotografia Walter Carvalho (diretor de fotografia de Lavoura arcaica, Central do Brasil, Abril despedaçado, entre outros).
Outro brasileiro já consagrado, Bernardo Carvalho comparece nesta edição com o primeiro capítulo de seu novo romance, que será lançado em 2012 pela editora Companhia das Letras, onde narra o trabalho de um censor e tradutor de cartas, cujo conhecimento da língua alemã ajuda a interceptar muitas correspondências de judeus tentando escapar…

Infância, um poema de João Cabral de Melo Neto

Imagem


O poema Infância foi publicado em 1942, incluído no primeiro livro de poesias de João Cabral de Melo Neto (1920 - 1999), "Pedra do Sono", em edição custeada pelo próprio autor e tiragem de 340 exemplares. Segundo introdução de Marly de Oliveira à Obra Completa de joão Cabral de Melo Neto da editora Nova Aguilar, "Pedra do Sono" não surgiu como uma obra revolucionária, apesar de considerado um dos precursores do Concretismo. Ainda segundo Marly: "este era um momento importante da literatura brasileira, no qual, depois do Movimento de 22, um Manuel Bandeira, um Carlos Drummond de Andrade, uma Cecília Meireles, um Murilo Mendes, um Jorge de Lima, atuavam na plenitude de seus recursos técnicos (e poéticos). Não havia, como na geração de 22, uma necessidade de insurgir-se contra a geração parnasiana anterior: o problema estava na diferenciação (...)". Infância
sobre o lado ímpar da memória o anjo da guarda esqueceu perguntas que não se respondem.
Seriam hélice…

Finalistas da Smithsonian Magazine

Imagem
Foram escolhidas as 50 fotos finalistas da nona edição da Smithsonian magazine. Esta competição reuniu mais de 14.000 fotógrafos de 100 países. As fotos foram selecionadas com base na qualidade técnica, clareza e composição. A votação está aberta on-line para o público no site da Smithsonian, mais uma dica do excelente site fotográfico Big Picture. Os finalistas são todos ótimos, mas a minha foto preferida é a do cachorro descansando!

Saul Bellow - Henderson, o Rei da Chuva

Imagem
Saul Bellow - Henderson, o Rei da Chuva - 456 páginas - Editora Companhia das Letras - Tradução de José Geraldo Couto - Coleção Prêmio Nobel - Lançamento 2011 (leia aqui um trecho em pdf disponibilizado pela editora).
A Companhia das Letras lançou no ano passado, em comemoração aos 25 anos da editora, uma coleção composta por doze autores do seu catálogo que receberam o Prêmio Nobel de literatura. Cada volume com acabamento de capa dura e revestimento de tecido além de tiragem única de 3 mil exemplares, sem reimpressões. Projeto gráfico de Raul Loureiro e Claudia Warrak.
Lançado originalmente em 1959, Henderson, o Rei da Chuva é o quinto romance de Saul Bellow (1915 - 2005), um dos mais importantes escritores norte-americanos do século XX e que recebeu o prêmio Nobel em 1976. O protagonista deste romance, Eugene Henderson, é um personagem raro e rico em contrastes, uma personalidade ao mesmo tempo truculenta e sensível, ex-combatente condecorado da Segunda Guerra, sobrevivente…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...