Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2012

blog de escritor - Marcelino Freire

Imagem
Já há algum tempo Marcelino Freire utiliza o blog como ferramenta de trabalho, seja para informar sobre sua agenda ou simplesmente para publicar textos sempre fortes e originais. O seu primeiro blog na rede, o eraOdito, foi desativado em 2010 e mais recentemente Marcelino Freire criou o excelente Ossos do Ofídio, onde ele encontra espaço para desferir suas chicotadas literárias. Algumas de minhas postagens preferidas: Escritor Não Sente Nada, Sequestrar a Memória, Os Inscritores e por aí vai. Lendo esses textos vocês entenderão o que eu tentei resumir com chicotadas literárias.
Dados biográficos: "Marcelino Freire nasceu em 1967, em Sertânia, PE. Viveu no Recife e, desde 1991, reside em São Paulo. É autor, entre outros, dos livros “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial) e “Contos Negreiros” (Editora Record – Prêmio Jabuti 2006). Em 2004, idealizou e organizou a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (Ateliê). Alguns de seus contos foram adaptados para teatro. Pa…

blog de escritor - Michel Laub

Imagem
Escritores profissionais nem sempre têm tempo ou interesse em manter blogs pessoais na rede. Normalmente, este papel é desempenhado pelas editoras com foco principal na divulgação do acervo de seus autores. Este não é o caso do escritor gaúcho Michel Laub que consegue manter com excelente conteúdo o seu blog pessoal, de visual muito simples, mas sempre com excelentes dicas e links sobre livros, literatura, autores, música, além da própria divulgação da sua agenda (vistar o blog de Michel Laub). As minhas postagens recomendadas são: Cem escritores brasileiros e suas manias quando escrevem, Links (sempre um assunto original) e, é claro, a seção de Livros.
Dados biográficos: "Michel Laub nasceu em Porto Alegre, em 1973. Escritor e jornalista, foi editor-chefe da revista Bravo e coordenador de publicações e internet do Instituto Moreira Salles. Hoje é professor de criação literária e colaborador de diversas editoras e veículos (Companhia das Letras, Cosac Naify, Trip, Revista 18…

Cristovão Tezza - Beatriz

Imagem
Cristovão Tezza - Beatriz - 144 páginas - Editora Record - lançamento setembro de 2011
Cristovão Tezzanasceu em Lages, Santa Catarina, em 1952,é conhecido do grande público pelo seu romance O filho eterno que ganhou todos os maiores prêmios literários brasileiros em 2008: Jabuti de melhor romance, Portugal Telecom de Literatura e Prêmio São Paulo de Literatura de melhor livro do ano.
Neste seu último livro, Tezza que se define como um "não contista", arrisca neste gênero, mas com uma particularidade: todas as sete narrativas têm um fio condutor em comum, a personagem Beatriz que foi protagonista do romance Um erro emocional de 2010. Outra característica interessante deste lançamento é o prólogo, recurso pouco utilizado atualmente, em que o próprio autor explica as motivações e estrutura do livro, além de discorrer sobre as diferenças entre o conto e romance.
Todos os contos estão relacionados direta ou indiretamente ao trabalho do escritor e ao ambiente literário, seja na funçã…

Philip Roth - Patrimônio

Imagem
Philip Roth - Patrimônio - 192 páginas - Editora Companhia das Letras - Tradução de Jorio Dauster - lançamento 2012 (ler aqui um trecho em pdf disponibilizado pela editora).
Philip Roth não tem mesmo pena de seus protagonistas, assim como nos romances mais recentes: Fantasma Sai de Cena e O Animal Agonizante, o tom também é autobiográfico neste Patrimônio, lançado originalmente em 1991, ao ponto de merecer o subtítulo: uma história real. Roth mergulha na sua tragédia particular ao narrar os últimos dias de relacionamento com o pai de 86 anos, vítima de um tumor cerebral. Apesar de tudo a escrita é precisa como sempre, mesmo ao tratar de um tema tão doloroso e pessoal, o autor consegue transformar em literatura a difícil luta de pai e filho contra a decadência gradual que vai tomando conta do corpo de Herman Roth. O olhar pragmático de Philip Roth não deixa espaço para qualquer esperança, seja de caráter científico ou religioso. Nesta sombria passagem do romance percebemos a doloros…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...