Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2012

Revista Pessoa Nº 3

Imagem
Não deixem de visitar a página da Revista Pessoa e folhear a edição digital Nº 3 clicando aqui. Recomendo a entrevista com a jornalista e escritora portuguesa Inês pedrosa, autora de Fazes-me Falta, um romance inesquecível. A revista Pessoa, de periodicidade trimestral, cobre a produção literária de todos os países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e merece constar de qualquer seleção de favoritos. Para ler as edições anteriores clicar aqui.

Yasunari Kawabata - Kyoto

Imagem
Yasunari Kawabata - Kyoto - Editora Estação Liberdade - 256 páginas - Tradução de Meiko Shimon - Lançamento 2006 (ler aqui trecho do livro em pdf).
O japonês Yasunari Kawabata (1899 - 1972), prêmio Nobel de literatura de 1968, é mais conhecido do público brasileiro pelo seu romance "A casa das belas adormecidas" em que trabalha com a estranha combinação de morte e sensualidade ao descrever um bordel no qual homens de idade avançada podem passar as noites com jovens virgens que dormem sob o efeito controlado de narcóticos. Lidando com a sexualidade, ou a perda da sexualidade, de um homem na idade madura, as descrições de Kawabata abordam de forma inusitada a perda da juventude e representam a busca de uma felicidade que não pode ser alcançada. "A casa das belas adormecidas" tambéminspirou o colombiano Gabriel Garcia Marques quando escreveu "Memória de minhas putas tristes"no qual aborda a impossível história de amor entre um ancião e uma menina de catorze a…

Stormy Weather - Fotos da National Geographic

Imagem
Quando a natureza fica de mau humor, temos sempre a chance de tirar uma foto inesquecível. A sequência que selecionei de fotos enviadas pelos membros da comunidade online "My Shot" da revista National Geographic, mostra como transformar, com oportunismo e criatividade, a energia espontânea da natureza em arte. Para conseguir o download das fotos para Wallpaper, disponível no site da revista, basta clicar nas imagens.O raio que abre esta postagem foi registrado em 24 de agosto de 2009 às 20:09 na costa da extremidade ocidental das ilhas Bahamas e não é um exemplo de oportunismo, mas sim de paciência, pois a foto foi obtida, segundo o autor, somente após 217 tentativas consecutivas de "nada", disparando no modo de programação automática da máquina.

Na foto acima, neve e neblina se misturam, provocando uma sensação de abandono e solidão. Provavelmente a paisagem foi capturada durante uma madrugada de muito frio e em um local que não foi identificado no site da revi…

James Joyce - Ulysses

Imagem
James Joyce - Ulysses - Editora Companhia das Letras - Selo Penguin Companhia - 1112 páginas - Tradução de Caetano W. Galindo - Introdução de Declan Kiberd - Coordenação editorial de Paulo Henriques Britto (ler aqui um trecho em pdf disponibilizado pela editora).
Um dos livros mais importantes na história da literatura e certamente o mais influente romance do século XX, Ulysses do irlandês James Joyce, é baseado na Odisseia de Homero, mas ambientado em Dublin e narrando um dia na vida de Leopold Bloom, sua esposa Molly e seu amigo Stephen Dedalus. Este dia, 16 de junho de 1904, passou a ser comemorado mundialmente como o "Bloomsday" em homenagem ao protagonista Leopold Bloom e ao romance que criou o "fluxo de consciência", permanecendo moderno mesmo após 90 anos de sua criação.
Esta é a terceira tradução de Ulisses publicada no Brasil, a primeira e desbravadora edição da Civilização Brasileira, foi lançada em 1966 e contou com a tradução do filólogo Antonio Houai…

Samanta Schweblin - Pássaros na Boca

Imagem
Samanta Schweblin - Pássaros na Boca - Editora Benvirá - 223 páginas - Tradução de Joca Reiners Terron.
A argentina Samanta Schweblin ganhou muita visibilidade ao ser escolhida para a seleção de jovens escritores em língua espanhola da revista literária Granta, juntamente com 22 escritores da Espanha e de sete países latino-americanos que tinham até 35 anos em 2010 (ver aqui postagem do Mundo de K). Samanta Scweblin formou-se em Imagem e Som na Universidade de Buenos Aires, com especialização na área de roteiro cinematográfico. Seu primeiro livro, El núcleo del disturbio (2002) foi muito premiado na Argentina. Em 2008, obteve o prêmio Casa de las Américas por este Pássaros na boca.
O livro é uma antologia de dezoito contos que, em sua maioria, seguem a escola literária argentina do fantástico, consagrada por autores como Borges, Bioy Casares e Julio Cortázar. Fico imaginando como deve ser difícil para um jovem escritor argentino se afastar desta herança cultural. Samanta Schweblin sa…

Mary Jane Ansell

Imagem
As pinturas realistas da inglesa Mary Jane Ansell surpreendem pela força e personalidade do seu estilo. Ela é uma retratista única e muito premiada. Ver aqui a página da National Portrait Gallery em que ela foi selecionada como finalista em 2004, 2009, 2010 e 2012 . Recomendo uma visita ao site oficial para conhecer outros trabalhos clicando aqui ou na galeria Fairfax de Londres que representa a artista.

Prêmio Príncipe de Astúrias 2012

Imagem
O escritor norte-americano Philip Roth ficou mais perto do Nobel de Literatura ao ser premiado com o Príncipe de Astúrias de Letras 2012, superando, na última rodada de votação, o japonês Haruki Murakami. Os jurados destacaram que o trabalho de Roth faz parte da melhor tradição novelística dos Estados Unidos, que segue o caminho aberto por autores como John Dos Passos, Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, entre outros.
Philip Roth, de 79 anos, receberá uma quantia de 50 mil euros, sendo o quarto americano a receber o Príncipe de Astúrias. Arthur Miller, em 2002, Susan Sontag, em 2003, e Paul Auster, em 2006, foram escolhidos na mesma categoria.
A premiação já contemplou em 2005 a brasileira Nélida Piñon e outros conceituados autores desde 1981, tais como, Mario Vargas Llosa, Günter Grass, Doris Lessing, Arthur Miller, Susan Sontag, Paul Auster e Amos Oz. Ver a relação completa, com os respectivos links abaixo:
2011 - Leonard Cohen - Canadá2010 - Amin Maalouf - Líbano2009 - Ism…

Kurt Vonnegut - Slaughterhouse-Five (Matadouro 5)

Imagem
Kurt Vonnegut - Slaughterhouse-Five (Matadouro 5) - 224 páginas - Random House Publishing Group - Lançamento original 1969.

Um livro essencial para a literatura contemporânea norte-americana e que influenciou muitos autores, Matadouro 5 é um exemplo do estilo único de Kurt Vonnegut (1922 - 2007) que mistura humor negro, sátira social e ficção científica para criticar o absurdo da guerra e da trajetória humana. Neste caso, o bombardeio de Dresden em 1945, onde mais de 130.000 civis alemães morreram em um ataque dos aliados contra uma cidade sem qualquer objetivo militar. O texto tem como base as experiências do próprio Vonnegut que lutou na Segunda Guerra Mundial e sobreviveu ao bombardeio, como prisioneiro de guerra, escondendo-se nas instalações de um matadouro subterrâneo.
O protagonista, Billy Pilgrim, um americano um tanto o quanto idiotizado, assim como todos os outros personagens, descobre a sua habilidade de viajar pelo tempo durante a guerra e narra várias fases de sua vida no p…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...