Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2012

Julian Barnes - O sentido de um fim

Imagem
Julian Barnes - O sentido de um fim - Editora Rocco - 160 páginas - Tradução de Léa Viveiros de Castro - Lançamento 2012.

O inglês Julian Barnes foi o vencedor do Booker Prize 2011 com este ótimo romance em que aborda como a nossa memória pode ser seletiva ou mesmo repleta de distorções ao longo da vida. De uma forma mais ampla, Barnes faz um paralelo com a história quando cita que: "história é aquela certeza fabricada no instante em que as imperfeições da memória se encontram com as falhas de documentação" ou ainda que "a história é a mentira dos vencedores", mais especificamente, no caso deste livro, "a ilusão dos perdedores". Não é a primeira vez que Barnes lida com a mistura de história e ficção em sua carreira, como por exemplo em "O Papagaio de Flaubert"  de 1984.

Neste romance, Tony Webster é um protagonista e narrador nada "confiável", em idade bastante avançada ele é confrontado com o seu passado quando uma inesperada herança f…

FInalistas do Man Booker Prize 2012

Imagem
A organização do Man Booker Prize divulgou a "longlist" com os 12 romances selecionados para a melhor obra de ficção publicada em 2012 por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda ou dos países da comunidade britânica (Commonwealth).Nicola Barker, The Yips (Fourth Estate) Ned Beauman, The Teleportation Accident (Sceptre)André Brink, Philida (Harvill Secker)Tan Twan Eng, The Garden of Evening Mists (Myrmidon Books)Michael Frayn, Skios (Faber & Faber)Rachel Joyce, The Unlikely Pilgrimage of Harold Fry (Doubleday)Deborah Levy, Swimming Home (And Other Stories)Hilary Mantel, Bring up the Bodies (Fourth Estate)Alison Moore, The Lighthouse (Salt)Will Self, Umbrella (Bloomsbury)Jeet Thayil, Narcopolis (Faber & Faber)Sam Thompson, Communion Town (Fourth Estate)Vale a pena seguir os links acima para conhecer os autores e romances na versão nova do portal do Booker Prize, bem mais moderna. A maioria dos autores selecionados este ano é desconhecida do público em língua …

Samuel Beckett - O inominável

Imagem
Samuel Beckett - O inominável - Editora Globo - 208 páginas - Tradução de Ana Helena Souza - Introdução de João Adolfo Hansen - Lançamento 2009.
Este livro do dramaturgo e romancista irlandês Samuel Beckett (1906 - 1989), prêmio Nobel de Literatura de 1969, publicado originalmente em 1953, no idioma francês, é o último da trilogia formada por Molloy (1947) e Malone morre (1948). O romance pode ser resumido como um longo monólogo de uma voz anônima, além do tempo e espaço. Uma voz que parece, por vezes, representar os pensamentos do autor mas que, por outro lado, não se define nunca como quem ou quê, um sujeito sempre indefinido. E assim, ao longo do texto, através de afirmações e contradições simultâneas a voz avança nas suas intermináveis reflexões sem nunca chegar a uma conclusão.
Beckett utiliza o recurso filosófico da aporia que, segundo Aristóteles, pode ser definido como "igualdade de conclusões contraditórias". Difícil de entender? Sem dúvida, mas também uma experiência…

Milton Hatoum - Cinzas do Norte

Imagem
Milton Hatoum - Cinzas do Norte - Editora Companhia das Letras - 312 páginas - Lançamento 2005.
O regionalismo de Milton Hatoum é uma característica muito rara nos autores brasileiros contemporâneos que ambientam normalmente os seus romances nos grandes centros urbanos, até mesmo pelo motivo óbvio de que a maioria deles foi criada nas capitais do sul e sudeste. Bem, os personagens do autor amazonense e amauara Milton Hatoum estão cercados pela exuberância da floresta tropical, mas sofrem pelo desnível social e abandono político da região. Principalmente neste seu terceiro livro que tem a maior parte da ação centrada na Manaus dos anos sessenta e conta a trajetória de toda a vida de dois amigos: Olavo e Raimundo, ou Lavo e Mundo, como são apelidados. Enquanto Lavo é um órfão, criado pelos tios, e que não tem maiores ambições do que se tornar advogado, Mundo é um artista de temperamento libertário e que alimenta um ódio incontrolável pelo pai, rico fazendeiro e colaborador do regime mili…

Objeto de Desejo

Imagem
Um Objeto de Desejo para cronópio nenhum botar defeito, esta coleção em cinco volumes e mais de três mil páginas, lançada pela editora Alfaguara em espanhol e organizada por Aurora Bernárdez, viúva do escritor, e Carles Álvarez Garriga, reúne toda a correspondência de Julio Cortázar (1914 - 1984) no período de 1937 a 1984. A cronologia de apresentação das cartas funciona como uma grande biografia. A coleção foi lançada originalmente em 2000, mas revisada e ampliada em mais de mil cartas em 2012. Não sei quando ou se algum dia teremos todos os volumes traduzidos para o português, mas seria um belo presente para os cronópios e famas dos países lusófonos.
Cartas - Volume 1 - 1937 /1954Cartas - Volume 2 - 1955 / 1964Cartas - Volume 3 - 1965 / 1968Cartas - Volume 4 - 1969 / 1976Cartas - Volume 5 - 1977 / 1984
Os links acima são direcionados para a Alfaguara argentina que, diferentemente da matriz espanhola, já disponibilizou todas as capas em alta resolução na sua página. Ler aqui mais detal…

Granta - Os melhores jovens escritores brasileiros

Imagem
A divulgação da relação de jovens autores brasileiros selecionados para a revista Granta volume 9 em português, em parceria com a editora Alfaguara, será feita no dia 5 de julho, durante a Festa Literária Internacional de Paraty, Flip versão 2012, que está programada para os dias 4 a 8 de julho. O livro será  traduzido e lançado também pela Granta inglesa e pela Granta espanhola.

Atualização (05/07/2012) - Segue a lista dos 20 escritores, todos com menos de 40 anos, selecionados entre 247 textos inéditos inscritos no ano passado:
Cristiano Aguiar; Javier Arancibia Contreras; Vanessa Barbara; Carol Bensimon; Miguel del Castillo; João Paulo Cuenca; Laura Edler; Emilio Fraia; Julián Fuks; Daniel Galera; Luisa Geisler; Vinicius Jatobá; Michel Laub; Ricardo Lísias; Chico Matoso; Antonio Prata; Carola Saavedra; Tatiana Salém Levy; Leandro Sarmatz; Antonio Xerxenesky.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...