segunda-feira, outubro 21, 2013

As Bibliotecas mais Espetaculares do Mundo

Biblioteca Escorial - San Lorenzo de El Escorial, Espanha
O Jornal inglês Telegraph selecionou as bibliotecas mais espetaculares do mundo (cliquem nas imagens para ampliá-las ou aqui para ver a seleção completa). Como toda lista, esta também é passível de questionamentos, como por exemplo a falta do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro. De qualquer forma é sempre uma oportunidade de falar sobre livros e ver lindas imagens como a da biblioteca acima, parte do complexo formado pelo palácio e mosteiro de Escorial construído por Felipe II no século XVI. Ao pesquisar para esta postagem encontrei um ótimo site de estudantes da USP (Caroline, Priscila e Jessica) sobre bibliotecas que recomendo, Bibliotecas pelo Mundo, e também a postagem sobre 46 bibliotecas incríveis do blog do Alessandro Martins, Livros e Afins.

Biblioteca do Monastério de Strahov - Praga, República Checa
O Monastério de Strahov, também construído no século XVI, fica localizado na parte alta da cidade de Praga e contém uma das mais lindas bibliotecas do mundo, construída em estilo barroco, principalmente o teto rococó com imagens religiosas do setor de teologia é uma construção que chega a roubar a atenção dos livros. As estantes em nogueira abrigam um acervo de mais de 200.000 volumes, a maioria impressa entre 1501 e 1800 muitos deles sobre filosofia, tratados de astronomia, matemática, história e filologia.

Biblioteca do palácio de Mafra, Portugal
A biblioteca do palácio de Mafra, construída no século XVIII, possui 30 mil volumes, compreendidos entre os séculos XV e XIX, abrangendo temas tão diferentes como teologia, direito canônico e civil, história, geografia e viagens, matemática, arte, música e medicina. Como comprovação da importância de seu acervo, uma Bula concedida pelo Papa Bento XIV em 1754, além de proibir, sob pena de excomunhão, o desvio ou empréstimo de obras impressas ou manuscritas sem licença do Rei de Portugal, concede-lhe autorização para incluir na sua coleção livros proibidos pelo Index.

Biblioteca do Monastério de Wiblingen, Alemanha
O Monastério de Wiblingen, na Alemanha, foi fundado em 1093 e a biblioteca em 1750, servindo também como sala para recepções e festas. As estátuas representam as virtudes e as disciplinas. O acervo contém cerca de 15.000 manuscritos, muitos do século XV, incluindo ilustrações. Hoje a construção abriga a Faculdade de Medicina da Universidade de Ulm.

Biblioteca de Liyuan, China
A biblioteca de Liyuan, localizada na aldeia de Huairou, duas horas ao norte de Pequim, tem um estilo radicalmente diferente dos padrões ocidentais. A construção em madeira, muito comum na região, utiliza o recurso da iluminação natural e a harmonia com a natureza, integrando-se à paisagem e fazendo do lugar uma espécie de templo para a concentração e leitura. O que mais se pode esperar de uma biblioteca?
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>