Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2013

J.M. Coetzee - Homem Lento

Imagem
J.M. Coetzee - Homem Lento - Editora Companhia das Letras - 280 páginas - Lançamento 18/06/2007 - Tradução de José Rubens Siqueira.

Paul Rayment é um típico protagonista desesperançado de Coetzee, um personagem triste e solitário, fotógrafo aposentado aos sessenta, divorciado e sem filhos, também sem parentes próximos e pais já falecidos. Bem, a sua vida está para piorar muito quando ao voltar de suas compras rotineiras, de bicicleta, recebe uma violenta colisão de um carro dirigido por um jovem. O acidente que abre o romance terá consequências trágicas para Paul Rayment que, antes que possa perceber o que está ocorrendo, sofrerá uma intervenção cirúrgica de emergência e a amputação de sua perna direita, uma continuação brutal do acidente e que mudará radicalmente a sua forma de encarar as perdas."O choque o colhe pela direita, duro, surpreendente e doloroso, como uma faisca elétrica, e levanta seu corpo da bicicleta. Relaxe!, ele diz a si mesmo enquanto voa pelo ar (...) Como um …

Projeto Clouds 365 - com a cabeça nas nuvens

Imagem
O fotógrafo Kelly DeLay teve uma daquelas estranhas ideias que podem ser consideradas loucas à princípio, mas que trabalhadas com paciência e dedicação acabam atingindo objetivos extraordinários. É o caso do projeto Clouds 365, premiado como o melhor blog do ano, categoria pessoal, pelo Webby Awards e selecionado no showcase da plataforma Wordpress. Kelly DeLay vem tirando fotos e produzindo vídeos de nuvens diariamente, desde 2009, totalizando quatro anos e 1304 dias de imagens até o momento, disponíveis no site, blog, twitter ou facebook. Segundo o autor, esta ideia representa o seu comprometimento em fazer algo criativo todos os dias por 365 dias ao ano, isso é o que eu chamo de ter a cabeça nas nuvens!

30/06/2010 - Ano 1 - from Kelly DeLay on Vimeo.

Principais concursos de fotografia em 2013

Imagem
Com a recente popularização da fotografia digital podemos dizer que há sempre alguém com uma máquina disponível em todo lugar e a qualquer momento, mas isto nem sempre significa que existam hoje mais fotos originais ou de melhor qualidade artística do que no século passado, na verdade, na era da internet, a associação entre fotografia e arte tem sido cada vez mais rara (como provam as imagens que circulam diariamente no facebook). Uma boa novidade neste campo é o aumento dos concursos globais de fotografia com livre acesso de participantes. Selecionei alguns sites que oferecem sempre uma boa oportunidade de encontrar belas imagens em vários campos de atuação da fotografia, basta seguir os links, uma verdadeira postagem de utilidade pública.
Leica Oskar Barnack Award 2013 - Este é um concurso internacional patrocinado pela famosa câmera alemã Leica desde 1979, somente para fotógrafos profissionais e incluindo, à partir de 2009, uma categoria para fotógrafos de até 25 anos - "Newcom…

Haruki Murakami - 1Q84

Imagem
Haruki Murakami - 1Q84 (Livro 1) - 432 páginas - Editora Objetiva, Selo Alfaguara - Tradução direta do japonês de Lica Hashimoto - Lançamento no Brasil 2012 (lançamento original no Japão em 2009). Ler aqui trecho em pdf disponibilizado pela editora.

Murakami acertou em cheio com esta trilogia 1Q84, um verdadeiro evento no mundo editorial, tendo já ultrapassado 4 milhões de exemplares vendidos no Japão, e um golpe de mestre de um dos maiores autores contemporâneos. O romance completo é extremamente ambicioso, tanto pela sua extensão de mil páginas quanto pela liberdade de estilo. Aqui no Brasil a decisão da editora foi respeitar o formato da publicação original japonesa em três volumes (o segundo volume será lançado em março de 2013 e o terceiro ainda está sendo traduzido, sem data prevista de lançamento), diferente da tradução americana da editora Knopf que lançou todos os volumes em um único calhamaço. Este "Livro 1" dispara em alta velocidade narrativa, ritmo cinematog…

Na era dos dispositivos móveis

Imagem
A imagem acima pode lembrar uma menina lendo um livro escondida dos pais, embaixo das cobertas, após a hora de dormir, talvez um ótimo romance. Mas na verdade ela está brincando com o seu dispositivo Nintendo DS. O fotógrafo Evan Baden criou em 2007 uma série de fotos com o título "The Illuminati" onde chamava a atenção para a relação dos jovens com os seus dispositivos móveis (smartphones, computadores, jogos etc) através de aproximações de seus rostos iluminados pelas telas, como em uma pintura clássica.
Evan Baden esteve no Brasil em 2011 no Festival Internacional de Fotografia de Paraty onde apresentou também a série "Technically Intimate"que mostra jovens mais crescidinhos abrindo mão de sua intimidade em fotos de conotação sexual. O assunto está mais atual do que nunca e parece incrível que toda esta parafernália eletrônica tenha sido inventada há tão pouco tempo e se tornado indispensável em nossas vidas.Bem, não quero parecer um velho reacionário, até porque…

Granta Vol. 10 - Medidas Extremas

Imagem
Revista Granta Vol. 10 - Editora Objetiva, Selo Alfaguara, 2012 (leia aqui um trecho disponibilizado pela editora - Sangue Falso de Will Self).
A seleção de autores desta décima edição da revista Granta em português chama a atenção pela diversidade de estilos (apesar de todos reunidos em torno do mesmo tema: Medidas Extremas), variando de autores tão diferentes quanto Don DeLillo, Stephen King e António Lobo Antunes, incluindo escritores contemporâneos como Roberto Bolaño, Will Self e Alice Munro e ainda sem esquecer da participação de autores nacionais, com contos de Everardo Norões, Beatriz Bracher, Adriana Lisboa e Andréa del Fuego. Assim como em outras edições da Granta, foi acrescentado também um ensaio fotográfico das esculturas do artista plástico mineiro Matheus Rocha Pitta.
A abertura desta edição é de um conto de Will Self (ler aqui) originalmente publicado na edição inglesa da Granta Nº 117 de 2011 sobre terror. Neste conto, Sangue Falso, Will Self narra o impacto de um diag…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...