Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2013

200 anos de Orgulho e Preconceito

Imagem
O correio britânico Royal Mail lançou uma série de seis selos comemorativos, desenhados pela ilustradora Angela Barrett, em homenagem aos romances de Jane Austen e especialmente lembrando os 200 anos de Orgulho e Preconceito . Uma justa homenagem a um romance que já "sofreu" incontáveis adaptações para cinema, televisão e até mesmo uma versão recente, paródia de terror no estilo zumbi, sem nunca perder o seu charme original que o tornou um clássico da literatura de todos os tempos. Ainda segundo declaração à BBC de Marilyn Joice , membro da Sociedade Jane Austen no Reino Unido, "o romance pode ser lido em vários níveis" . "Pode-se ler como uma versão romântica de Cinderela, uma comédia ou uma crítica social aos problemas que enfrentavam as mulheres no mesmo nível social de Austen" .

Crianças

Imagem
Julio Cortázar, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, William Faulkner, Mario Quintana, Charles Bukowski, Virginia Woolf e José Saramago "Tentei não fazer nada na vida que envergonhasse a criança que fui."  José Saramago Os olhares ingênuos e sonhadores dos jovens Julio Cortázar e Clarice Lispector contrastam com a agressividade questionadora do menino Guimarães Rosa, enquanto que a expressão de bebê "boa praça" de William Faulkner (último da fila superior) lembra muito o Mario Quintana adulto que, na verdade, é o primeiro da fila inferior. Bukowski está bem longe da imagem destrutiva que o tornou famoso e as expressões de Virginia Woolf e José Saramago são praticamente místicas (cliquem na imagem para ampliá-la).

Novo site de Clarice Lispector

Imagem
Site IMS sobre Clarice Lispector O Instituto Moreira Salles (IMS) lançou um site especial sobre Clarice Lispector (1920-1977) em dezembro de 2012, comemorativo do seu aniversário, com coordenação de Eucanaã Ferraz e Luiz Fernando Vianna. O site apresenta fotos inéditas e informações detalhadas e confiáveis sobre biografia, bibliografia, resenhas de todos os livros, traduções comparadas e ebooks para download. Segundo informação do IMS, o acervo atual de Clarice Lispector conta com 293 documentos, correspondência e biblioteca pessoal de mais de oitocentos livros, catalogados e disponíveis para consulta de pesquisadores. Outra curiosidade disponível é um mapa do Rio de Janeiro destacando os locais relacionados com a vida e obra de Clarice. Há muito tempo a autora merecia um espaço como este em compensação pelas citações apócrifas dela que circulam pela internet.

blog de escritor - Joca Reiners Terron

Imagem
Em continuidade à série de divulgação de blogs pessoais de escritores (ler os anteriores de Marcelino Freire e Michel Laub ), apresento o blog Sorte e Azar S/A de Joca Reiners Terron que, na definição bem-humorada do próprio autor, "trata de sua total incapacidade de escrever posts e da busca de melhorar seu caráter por meio dessas tentativas vãs" . Os assuntos podem variar de um texto de ficção inédito até resenhas literárias e também concorridas listas, assunto de primeira de qualquer blog. Recomendo a sua última postagem: Dez Clássicos Literários do Século 21 . Para conhecer mais do autor, siga o link para a sua conta no twitter , mas não se assustem com a imagem que ele escolheu para o fundo de tela! Dados Biográficos: Joca Reiners Terron , jterron@gmail.com, ( Cuiabá, 1968) publicou “Eletroencefalodrama” (Ciência do Acidente, 1998), “Não Há Nada Lá” (Ciência do Acidente, 2001, reeditado em 2011 pela Companhia das Letras). “Animal Anônimo” (Ciência do Acident

Daniel Galera - Barba Ensopada de Sangue

Imagem
Daniel Galera - Barba Ensopada de Sangue - Editora Companhia das Letras - 424 páginas - Lançamento 05/11/2012 (ler aqui um trecho em pdf disponibilizado pela editora). Daniel Galera confirma mais uma vez a sua habilidade na criação de personagens marcantes e diálogos perfeitos neste seu quarto e aguardado romance. Um jovem nadador e professor de educação física, decide, acompanhado da cadela Beta do falecido pai, se mudar para a supostamente pacata cidade de Garopaba, localizada no litoral de Santa Catarina. O nosso protagonista (sem nome) estabelece uma série de contatos, inclusive afetivos, com a população local, enquanto investiga a violenta e misteriosa morte do avô Gaudério que se tornou uma lenda no passado da cidade. É surpreendente como o paulista Daniel Galera consegue escrever com uma autenticidade regionalista que nos faz acreditar estar lendo em todos os momentos um autor gaúcho (como já fez tão bem antes em Mãos de Cavalo ). A natureza exuberante da região do

Atoms For Peace - Lançamento Amok

Imagem
A superbanda Atoms For Peace , formada pelos geniais Thom Yorke (Radiohead), Flea (baixista do Red Hot Chili Peppers), o produtor Nigel Godrich, baterista Joey Waronker e o percussionista brasileiro Mauro Refosco terá o seu primeiro álbum "Amok", um dos trabalhos mais aguardados de 2013 , lançado em 25 de fevereiro pela gravadora XL Recordings. A banda foi criada por Thom Yorke em 2009 com a finalidade principal de fazer a turnê do álbum solo do próprio Yorke, "The Eraser ", mas acabou se transformando em um projeto paralelo que oferece uma oportunidade aos integrantes de desenvolver músicas mais experimentais, sem a pressão da mídia que sempre envolve os lançamentos do Radiohead ou Red hot Chili Peppers. Citando declaração de Yorke: "não sei onde o projeto do Atoms for Peace nos levará, e é exatamente isso que é o mais legal" .