Postagens

Mostrando postagens de Março, 2013

Haruki Murakami - 1Q84 - Livro 2

Imagem
Haruki Murakami - 1Q84 (Livro 2) - 376 páginas - Editora Objetiva, Selo Alfaguara - Tradução direta do japonês de Lica Hashimoto - Lançamento: Março 2013 (lançamento original no Japão em 2009). Ler aqui trecho em pdf disponibilizado pela editora.
Resenha do Livro 1: Haruki Murakami - 1Q84
Neste segundo volume da trilogia, Haruki Murakami consegue avançar no intrincado mundo de 1Q84 mantendo o ritmo cinematográfico e ainda sem descuidar do nível de tensão e suspense criados no primeiro livro. A narrativa continua intercalando os capítulos com as trajetórias dos protagonistas Tengo e Aomame que se aproximam, ou se reaproximam, cada vez mais na sua busca pelo amor (como resumiu o próprio Murakami). Ao mesmo tempo, maiores detalhes são revelados sobre a seita Sakigake, cujo líder Aomame deverá eliminar, e  o temível Povo Pequenino, através de "Crisálida de Ar", o romance que Tengo reescreveu à partir do roteiro original da jovem e bela Fukaeri, além da difícil explicação sobr…

Finalistas da Smithsonian Magazine 2012

Imagem
As 50 fotos finalistas da décima edição do concurso da Smithsonian magazine, versão 2012, estão simplesmente fantásticas. A competição reuniu mais de 37.600 fotógrafos de 112 países, concorrendo em cinco categorias: Natureza, Viagem, Pessoas, Americana e Imagens Alteradas. A votação está aberta on-line para o público no site da Smithsonian até 29 de março. Para concorrer à versão 2013 deste concurso e fazer upload da sua foto, basta se inscrever neste link.

Cristovão Tezza - O Filho Eterno

Imagem
Cristovão Tezza - O Filho Eterno - Editora Record - 224 páginas - lançamento 2007.

A metaficção ou mais diretamente neste caso, autoficção, de Cristovão Tezza, consciente ou não, é um recurso que, sendo bastante utilizado na literatura contemporânea, quase sempre gera bons resultados nas mãos de um autor que saiba dominar a tensão existente entre realidade e ficção. No entanto, Tezza extrapolou todos os limites com esta arriscada e premiada experiência literária chamada "O Filho Eterno" que ganhou as mais importantes disputas nacionais de 2008, como por exemplo: Portugal Telecom, Jabuti e São Paulo de Literatura, além de ter sido traduzido em vários idiomas.

O romance, narrado em terceira pessoa, utiliza como matéria-prima dados biográficos do próprio Tezza: as dificuldades na escrita de seus primeiros livros, as realizações e frustrações da carreira literária, a vida como imigrante ilegal na Europa e, principalmente,  sua experiência com o filho, portador de sídrome de Dawn, …

Junichiro Tanizaki - As irmãs Makioka

Imagem
Junichiro Tanizaki - As irmãs Makioka - Editora Estação Liberdade - 742 páginas - Tradução direta do japonês de Leiko Gotoda, Kanami Hirai, Neide Hissae Nagae e Eliza Atsuko Tashiro - Lançamento 2005.
Os leitores já familiarizados com os temas fortes abordados por Junichiro Tanizaki (1886 - 1965) em outras obras como, por exemplo, "Diário de um Velho Louco" e "Voragem" (ver aqui resenha do Mundo de K); temas como infidelidade, fetichismo e sadismo, certamente ficarão surpreendidos pelo ritmo lento e a delicadeza do autor neste romance que é uma homenagem à família e aos valores tradicionais da cultura japonesa. No entanto, deve-se destacar que nem sempre as quatro irmãs Makioka: Tsuruko, Sachiko, Yukiko e Taeko, conseguem se adequar às regras rígidas familiares e ao conflito entre tradição e modernidade, no Japão da época anterior à Segunda Grande Guerra.

O romance gira em torno do objetivo comum da família Makioka de conseguir um pretendente para o casamento…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...