Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2013

Javier Marías - Os enamoramentos

Imagem
Javier Marías - Os enamoramentos - Editora Companhia das Letras - 344 páginas - Lançamento 11/09/2012 - Tradução de Eduardo Brandão (ler aqui um trecho no site da editora).
O celebrado autor espanhol Javier Marías já escreveu mais de trinta livros entre romances, contos e ensaios traduzidos para 40 idiomas e 6 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Ele também publica artigos com regularidade para o jornal El País e mantém atualizado o seu blog e conta de twitter. Enfim, é um daqueles casos raros de escritores que conseguem atingir um bom nível de popularidade associada à qualidade literária. Este seu último romance, por exemplo, mais uma vez foi fenômeno de vendas na Europa e sucesso de crítica em 2011.

Apesar do título e da bela capa induzirem no leitor a expectativa de uma história de amor clássica, a coisa não se passa bem assim ao longo desta curiosa história sobre perdas, impunidade e as consequências dos atos provocados pela paixão na vida das pessoas. A narrativa é cond…

Finalistas do Prêmio Jabuti 2013

Imagem
Divulgados os dez finalistas de cada uma das 27 categorias da 55° edição do Prêmio Jabuti. Em 13 de novembro, serão conhecidos os vencedores do livro do ano de ficção e de não ficção, premiação de R$ 35 mil para cada um.
Segue abaixo a relação de finalistas das categorias: Romance, Contos / Crônicas e Poesia. O Jabuti, um dos prêmios literários mais antigos e importantes do país, busca recuperar o terreno perdido para premiações mais recentes como o Portugal Telecom e a própria credibilidade arranhada por alguns resultados confusos do ano passado.
Categoria Romance
"O Mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam" (Record) Evandro Afonso Ferreira

"Barba Ensopada de Sangue"(Cia das Letras) Daniel Galera

"O que deu para fazer em matéria de história de amor" (Cia das Letras) Elvira Vigna

"Mar Azul" (Rocco) Paloma Vidal

"Sagrada Família" (Objetiva) Zuenir Ventura

"O Céu dos Suicidas"(Alfaguara) Ricardo Lísias

 "Quiçá&…

Guitarras clássicas

Imagem
Segundo matéria online da Guitar World, no dia 8 de outubro será lançado o livro 108 Rock Star Guitars da fotógrafa Lisa S. Johnson pela editora Glitterati Incorporated. Podemos resumir a ideia da publicação como uma seleção de fotos "íntimas" de guitarras que foram imortalizadas na história do Rock por músicos como: Eric Clapton, John Petrucci, Jimmy Page, Carlos Santana, Joe Satriani, Brian May, Eric Johnson, Slash, Zakk Wylde, Steve Vai, Steve Howe, Alex Lifeson, Jeff Beck e muitos outros. Cliquem nas imagens para ampliá-las. Guitarras, especialmente esses modelos clássicos, são sempre fotogênicas não é mesmo?

Shortlist do Man Booker Prize 2013

Imagem
Divulgada pela organização do Man Booker Prize a "shortlist" com os seis romances selecionados para a melhor obra de ficção publicada em 2013 por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda ou dos países da comunidade britânica (Commonwealth).
Noviolet Bulawayo - We Need New Names (Chatto Windus)Eleanor Catton - The Luminaries (Granta)Jim Crace - Harvest (Picador)Jhumpa Lahiri - The Lowland (Bloomsbury)Ruth Ozeki - A Tale for the Time Being (Canongate)Colm Toibin - The Testament of Mary (Viking)Este ano os juízes conseguiram chegar a um resultado que comprova o alcance e diversidade do prêmio, com autores da Nova Zelândia, Inglaterra, Irlanda e Zimbábue. Não há como não ficar curioso, por exemplo, para conhecer o trabalho de Novilolet Bulawayo, primeira mulher africana selecionada nesta premiação. Maiores detalhes sobre os autores e romances no portal do Booker Prize ou seguindo os links acima. O vencedor será divulgado em 15 de outubro.

Finalistas do Prêmio Portugal Telecom 2013

Imagem
Foram anunciados os 12 finalistas da 11ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura das três categorias: poesia, romance e conto/crônica, escritos em língua portuguesa e publicados no Brasil em 2012. Os vencedores, com direito a premiação no valor de R$ 50 mil para cada categoria, serão divulgados em novembro, em São Paulo. Entre os três vencedores será votado o Grande Prêmio Portugal Telecom 2013.
Na categoria Romance, foram selecionados o português Valter Hugo Mãe, com O filho de Mil Homens (Cosac Naify), juntamente com os escritores brasileiros Daniel Galera com Barba Ensopada de Sangue (Companhia das Letras), Miguel Sanches Neto com A Máquina de Madeira (Companhia das Letras) e José Luiz Passos com O Sonâmbulo Amador (Alfaguara).

Na categoria Poesia, os quatro livros finalistas foram: Formas do Nada, de Paulo Henriques Britto (Companhia das Letras); Porventura, de Antonio Cícero (Record), Sentimental, de Eucanaã Ferraz (Companhia das Letras), e Um Útero é do Tamanho de um Pu…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...