Mapa literário de Moby Dick

Strange maps

O site Strange Maps transformou em geografia um dos maiores clássicos da literatura universal ao postar um mapa com uma reprodução de época do que teria sido a rota do navio Pequod em sua obsessiva perseguição à baleia Moby Dick (o mapa original pode ser com detalhes em alta definição neste site da Universidade de Chicago).

A ilustração representa a progressão do navio Pequod, liderado pelo capitão Ahab e sua infeliz tripulação, como descrito no romance de Herman Melville, iniciando na ilha de Nantucket, costa leste da América do Norte, navegando por todo o Oceano Atlântico, cruzando o Cabo da Boa Esperança, Oceano Índico e chegando ao Oceano Pacífico até o final fatídico em algum local da Nova Guiné. Uma ótima oportunidade para relembrar personagens inesquecíveis como Ismael, Queequeg, Starbuck e, principalmente, o transtornado capitão Ahab.

Esta postagem chama a atenção também para um projeto sem fins lucrativos, coordenado pela Universidade de Plymouth e outros, chamado Moby Dick - Big Read, que disponibiliza acesso gratuito a todos os capítulos do romance em áudio.

Comentários

Muito obrigado por essa informação. Rubens
Alexandre Kovacs disse…
Obrigado pela visita e comentário Rubens!

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura