Yuko Shimizu


Podemos encontrar as premiadas ilustrações da japonesa Yuko Shimizu em publicações da New Yorker, Time ou Rolling Stone, assim como em anúncios para grandes corporações como a Microsoft e Target. Ela reside em Nova York desde 1999, cidade que sempre foi uma das grandes inspirações para o seu trabalho. Difícil é selecionar somente alguns exemplos da sua arte, mas em sua página oficial existe muito mais material disponível ou também na sua fan page do facebook ou blog. Uma influência evidente é da artista pop japonesa Yayoi Kusama (Polka Dot), como podemos notar pelas bolinhas da ilustração abaixo. Yuko Shimizu utiliza uma mistura de técnicas tradicionais (desenhando os contornos à mão com tinta nanquim) e, após digitalizar o desenho, finaliza as cores com ferramentas de editoração eletrônica.
 
 Ilustração 

Na verdade, as influências nos seus projetos não vêm apenas de pintores, ilustradores e artistas plásticos, mas também de outras formas de expressão como a literatura (Haruki Murakami e Yukio Mishima), cinema (Wong Kar-wai e John Woo) e até mesmo de ícones da moda como Jean Paul Gaultier (ver aqui postagem no blog de Yuko Shimizu onde ela escreve sobre suas influências). Ah sim, é importante não confundi-la com outra ilustradora japonesa famosa de mesmo nome, criadora da Hello Kitty (ela deve ficar muito brava com isso).

Ilustração

A ilustração acima foi feita para o metrô de Nova York, tendo como tema a Grande Estação Central e divulgada em posters nas estações entre 2011 e 2012 (parte do projeto Arts for Transit do MTA). Vale muito a pena conhecer aqui o processo criativo e a história por trás desta ilustração pela própria Yuko. Ela conta, por exemplo, que a garotinha asiática no topo da ilustração é uma representação dela própria quando criança. Vocês não acham que as ilustrações de Yuko Shimizu têm tudo a ver com literatura?

Comentários

Baita material.
Convido para uma visita em www.rodrigocambara.com
Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura