terça-feira, março 11, 2014

George Saunders - Folio Prize 2014


O escritor norte-americano George Saunders é o primeiro vencedor do mais novo prêmio literário em língua inglesa, o Folio Prize, com premiação de 40.000 libras (66.500 dólares). A sua antologia de contos "Tenth of December" foi escolhida entre 80 livros em língua inglesa publicados no ano passado na Grã-Bretanha por autores de diversas nacionalidades, independente da forma ou gênero (romance, conto ou poesia), conforme o regulamento da organização.

A escolha me parece coerente para uma premiação que nasce em oposição ao tradicional Man Booker Prize que teria se tornado muito sensível aos apelos comerciais e representa também a valorização do gênero conto, confirmando uma tendência apontada pelo Nobel 2013 ao premiar a contista Alice Munro. Outro fato que surpreendeu foi a maioria de autores norte-americanos selecionados (cinco dos oito finalistas), sendo que, à partir de 2014, o Man Booker Prize também contará com a participação de autores dos EUA.

Segue a "shortlist" do Folio Prize 2014: os norte-americanos Sergio De la Pava, ("A Naked Singularity"), Amity Gaige ("Schroder"), Kent Haruf ("Benediction"), Rachel Kushner ("The Flame Throwers") e George Saunders ("Tenth of December"); a irlandesa Eimear McBride ("A Girl is a Half-Formed Thing"), a canadense Anne Carson ("Red Doc") e a britânica Jane Gardam ("Last Friends").

A Folio Society, patrocinadora do evento, é uma famosa editora de livros ilustrados. No Brasil, a tradução de "Tenth of December" está programada para ser lançada em 2014 pela editora Companhia das Letras.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>