Postagens

Mostrando postagens de Março, 2014

Vencedores do Sony World Photography Awards 2014

Imagem
Divulgados os vencedores do concurso de fotografias Sony World Photography Awards 2014 para as categorias de amadores: Open, Youth e National Award. A organização avaliou mais de 70.000 inscrições de todo o mundo. A categoria Open foi dividida em dez prêmios diferentes e a imagem acima foi a vencedora da classe Smile. Cada um dos vencedores receberá uma câmara digital A6000 da Sony. Além disso, os fotógrafos terão os seus trabalhos expostos na Somerset House, em Londres, de 1 a 18 de maio, e a imagem vencedora será publicada na edição de 2014 do livro anual da Sony World Photography Awards. Cliquem nas fotos para ampliá-las.

A categoria Youth foi idealizada para fotógrafos iniciantes com menos de vinte anos e considera três divisões: cultura, meio ambiente e retratos. A foto acima foi tirada durante uma viagem em um trem noturno na China, logo ao amanhecer. Cada vencedor receberá uma câmera digital A5000 da Sony e terá o seu trabalho exposto como parte da exposição da Sony World Photo…

George Saunders - Folio Prize 2014

Imagem
O escritor norte-americano George Saunders é o primeiro vencedor do mais novo prêmio literário em língua inglesa, o Folio Prize, com premiação de 40.000 libras (66.500 dólares). A sua antologia de contos "Tenth of December" foi escolhida entre 80 livros em língua inglesa publicados no ano passado na Grã-Bretanha por autores de diversas nacionalidades, independente da forma ou gênero (romance, conto ou poesia), conforme o regulamento da organização.

A escolha me parece coerente para uma premiação que nasce em oposição ao tradicional Man Booker Prize que teria se tornado muito sensível aos apelos comerciais e representa também a valorização do gênero conto, confirmando uma tendência apontada pelo Nobel 2013 ao premiar a contista Alice Munro. Outro fato que surpreendeu foi a maioria de autores norte-americanos selecionados (cinco dos oito finalistas), sendo que, à partir de 2014, o Man Booker Prize também contará com a participação de autores dos EUA.

Segue a "shortlist"…

Marcos Bassini - Senhorita K

Imagem
Marcos Bassini - Senhorita K - 150 páginas - Editora Patuá - Ilustração Diogo Brozoski - Lançamento 2013.
Estreia de Marcos Bassini, redator, roteirista e compositor na área da literatura, Senhorita K é um livro de poesias nada convencional porque, ao utilizar poemas para contar a saga de sua protagonista, incorpora elementos do gênero romance e roteiro que, associados ao estilo leve e original do autor, tendem a conquistar novos leitores ainda não iniciados na área de poesia. 

A nossa carismática personagem, Senhorita K, descobre muito cedo o amor e a incompreensão decorrente de uma gravidez inesperada, que ela decide interromper, sofrendo por isso as pressões da sociedade e, principalmente, de sua própria consciência. A relação entre culpa e punição é um tema importante na literatura que explica a escolha do título, inspirado no personagem Josef K de Franz Kafka.É desnecessário afirmar que a letra K, por afinidade óbvia, conta com a simpatia deste blog

A originalidade de Marcos Bassini…

Vencedores do World Press Photo Contest 2014

Imagem
Divulgados os vencedores da edição 2014 do concurso da fundação World Press, a organização mais conceituada do mundo na área de fotojornalismo. Foram avaliados 5.754 fotógrafos de 132 países, totalizando 98.671 fotos. A imagem acima é muito representativa da nossa época porque mostra imigrantes africanos na cidade de Djibouti tentando captar o sinal de celular mais barato da vizinha Somália. Para conhecer mais trabalhos de John Stanmeyer, fotógrafo norte-americano da revista Time e National Geographic, visite o site oficial dele clicando aqui.
Em 2013, o tufão Hayan destruiu grande parte das Filipinas. Esta foto capturou o momento das mulheres sobreviventes em uma procissão religiosa na ilha de Leyte completamente devastada (cliquem na imagem para ampliá-la). Ela já havia sido escolhida pela revista Time como uma das 10 imagens emblemáticas do ano. O francês Philippe Lopez é fotógrafo da AFP e trabalha atualmente em Hong Kong.
A foto acima é da competição de barras no encontro nacional …
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...