Miguel Delibes - El Camino

Literatura espanhola
Miguel Delibes - El Camino - Editora Planeta de Libros, Selo Austral - 172 páginas - Publicação 2010.

Miguel Delibes (1920-2010) é um dos autores mais importantes da literatura contemporânea da Espanha, vencedor dos prêmios Príncipe de Astúrias em 1982 e Miguel de Cervantes em 1993, para citar somente alguns, mas ainda assim ignorado pelas editoras brasileiras, fato que só pode ser explicado pelo nosso isolamento cultural em relação à língua espanhola.

Este seu terceiro romance, lançado originalmente em 1950, é ambientado em uma pequena vila e narrado do ponto de vista do menino Daniel el Mochuelo (o coruja) de apenas 11 anos que, por decisão do pai, deverá partir para a cidade grande para estudar e progredir. Daniel passa a noite em claro lembrando as aventuras que viveu com os amigos Roque el Moñigo (o bosta) e Germán el Tiñoso (o sarnento), assim como os curiosos eventos do povoado que são encadeados de forma aleatória na sua memória e onde o autor desfila uma galeria de personagens inesquecíveis como as irmãs Guindillas, guardiãs da moral e bons costumes, Don José, o santo padre, Quino el manco e muitos outros.

O pequeno Daniel Mochuelo não consegue se conformar com o caminho imposto pelo pai em nome do progresso. Ele entende que a verdadeira felicidade está em permanecer ao lado da família, da natureza exuberante do seu vale e, principalmente, nunca abandonar os amigos com os quais mantem uma relação de confiança mútua que somente é possível nesta idade. Talvez a explicação para a veracidade dos personagens deste romance esteja nas palavras do próprio autor, quando declarou que seus personagens são, em boa parte, sua própria biografia.

Miguel Delibes soube dosar o seu texto com passagens que alternam humor e sensibilidade, criando um clássico emocionante porque nos faz lembrar da inocência perdida da infância, dos valores simples da vida e até mesmo da certeza da morte. Simplesmente um livro que podemos comparar com outras obras universais tais como, olha só que responsabilidade, Os Meninos da Rua Paulo de Ferenc Molnár e Huckleberry Finn de Mark Twain.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa