Juan Marsé - El amante bilingüe

Literatura contemporânea espanhola
Juan Marsé - El amante bilingüe - 224 páginas - Editora Planeta - Seix Barral - Publicação 2006 (lançamento original Editorial Planeta em 1990).

Vencedor do Prêmio Cervantes 2008, o catalão Juan Marsé é praticamente um desconhecido no Brasil, tendo somente um livro publicado em nosso país: "Rabos de Lagartixa" pela editora Siciliano em 2004. "El amante bilingüe" é narrado em primeira pessoa pelo fracassado e desiludido Juan Marés (o autor já começa o seu jogo de farsas e duplicidades ao escolher o nome do personagem à partir de um trocadilho com seu próprio nome). O romance é dividido em três partes ou cadernos de memórias escritos pelo protagonista: "El día que Norma me abandonó", "Fu-Ching, el gran ilusionista" e "El pez de oro"

O primeiro caderno, "El día que Norma me abandonó", como implícito no próprio título, descreve a traição da esposa, Norma Valentí, pertencente à alta burguesia catalã, com quem Marés se uniu por mera casualidade, apesar da total incompatibilidade social (ele tem origem muito humilde, filho de uma ex-cantora lírica alcoólatra e de um ilusionista circense chinês). A traição é apresentada logo no primeiro parágrafo da seguinte forma: "Una tarde lluviosa del mes de noviembre de 1975, al regresar a casa de forma imprevista, encontré a mi mujer en la cama con otro hombre". O tom farsesco do romance fica claro quando Juan Marés vem a descobrir que o amante da esposa é um simples engraxate, após um insólito diálogo que ambos mantêm no quarto, sem outra alternativa, após a partida da esposa que parece não demonstrar o menor escrúpulo com a situação constrangedora.

No segundo caderno, "Fu-Ching, el gran ilusionista", Marés, dez anos depois, ainda não conseguiu se recuperar da separação (a mulher o abandonou imediatamente após tê-lo traído), tornando-se um músico pedinte de rua e decide avançar em um plano inverossímil para reconquistar a esposa à partir de um disfarce, aproveitando que o seu rosto foi parcialmente desfigurado em um acidente. Ele então se transforma em Juan Faneca, o nome de um antigo amigo de infância que partiu para a Alemanha e nunca retornou (aqui outra brincadeira do autor que utiliza, desta vez, o seu nome de família original, Juan Faneca Roca, uma vez que ele foi adotado pela família Marsé, após a morte da mãe durante o parto). O disfarce funciona tão perfeitamente que Juan Marés tem a sua identidade gradativamente anulada por Juan Faneca.

No terceiro e final caderno, El pez de oro", Faneca está muito próximo de realizar o sonho de Marés e reconquistar a esposa infiel, mas conhece Carmen, uma bela e jovem recepcionista na pensão onde passa a morar, cega depois de uma enfermidade aos treze anos, e começa a se interessar por ela. O leitor só tem a ganhar com o conflito de personalidades que se estabelece entre Marés e Faneca pois, no desenvolvimento da trama, cada vez fica mais claro que somente haverá espaço para um dos dois nesta estranha luta entre o que o protagonista gostaria de ser e o que ele realmente se tornou.

A cidade de Barcelona e sua dualidade linguística (catalão e espanhol) é uma presença constante no romance e um dos focos centrais da narrativa que lida todo o tempo com os duplos sentidos e múltiplas interpretações. Um belo exemplo de como fazer literatura, muito recomendado.

"Lo esencial carnavalesco no es ponerse careta, sino quitarse la cara." - Antonio Machado (epígrafe à primeira parte do romance).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura