domingo, maio 17, 2015

La música clásica: 101 preguntas fundamentales

La música clásica: 101 preguntas fundamentales - Annette Kreutziger-Herr, Winfried Bönig - 264 páginas - Alianza Editorial - 2010 - Tradução do original alemão "Klassiche Musik: 101 wichtigsten Fragen" (ilustração da capa: Vênus e Marte de Andrea Botticelli).

De acordo com a resposta a uma das 101 perguntas deste delicioso livro de bolso, a música clássica é uma tentativa de atingir o equilíbrio perfeito entre o ritmo, melodia e harmonia, fato que ocorreu na história da música entre 1730 e 1830. Ainda de acordo com os autores, nos gêneros da sonata (por exemplo, a sonata fácil, KV 545, para piano de Mozart), na sinfonia (por exemplo, nas sinfonias de Londres de Haydn) e finalmente no concerto (um dos mais belos exemplos, o primeiro movimento do concerto para violino em Ré maior de Beethoven) comprova-se a realização efetiva deste propósito de equilíbrio entre ritmo, melodia e harmonia.

Uma obra essencialmente didática, o livro pode ser considerado de nível básico, para iniciantes mesmo, com perguntas simples e diretas, tais como: De que elementos é constituída a música, o que é o ouvido absoluto, como nasceu a ópera, quais são os gêneros musicais mais importantes, o que faz um maestro, como um maestro é capaz de ler uma grande partitura de orquestra. No entanto, nem todas as perguntas se revestem de tanta seriedade e algumas são até mesmo curiosas, como por exemplo: O que fazem os músicos depois de um concerto, quanto ganha um compositor, por que um violino stradivarius custa um milhão de euros, o que soa mais forte, uma orquestra ou uma banda de Rock (esta é fácil).

As perguntas são apresentadas em sete categorias: os fundamentos da música, história da música, durante o concerto, ópera, instrumentos, orquestra e coro, mais além da música. Complementam o livro um quadro cronológico, bibliografia e recomendações para audição cobrindo os diversos movimentos músicais em cada época, como a Idade Média, Renascimento, Barroco, Clássico, Romântico, Música Moderna, Nova Música I (1950 a 1988) e Nova Música II (1991 a 2007). A última pergunta do livro tem uma resposta óbvia: "A música existirá para sempre?", esta é fácil de responder também. Um "livrinho" ótimo para se deixar na cabeceira por algum tempo.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>