Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2015

Biblioteca do Futuro - Livros para ler no próximo século

Imagem
A artista escocesa Katie Peterson está desenvolvendo um projeto chamado Future Library (Biblioteca do Futuro) com base na ideia original de que, a cada ano, uma obra inédita de ficção escrita por diferentes autores será incluída em uma coleção com os manuscritos guardados em Oslo, na Noruega, até o ano 2114, quando finalmente os cem livros serão publicados. Mil árvores foram plantadas em uma região próxima à capital norueguesa para fornecer o papel no qual as obras serão impressas.

A escritora canadense Margaret Atwood é o primeiro nome de peso a confirmar a participação no projeto e encaminhar o seu trabalho (com o título de "Scribbler Moon") que somente será revelado daqui há um século. Atwood declarou que está "muito honrada" em participar e também que "esse projeto pelo menos acredita que a raça humana ainda vai estar por aqui dentro de cem anos." O inglês David Mitchell, que já confirmou sua participação, é o próximo autor que fará parte da Biblioteca…

Exposição World Press Photo 2015 no Rio de Janeiro

Imagem
A exposição que reúne as 145 fotos vencedoras da edição de 2015 do prestigiado concurso internacional World Press Photo está em cartaz no Rio de Janeiro até 21 de junho nas instalações da CAIXA Cultural. A foto acima, Jon and Alex, do dinamarquês Mads Nissen foi a grande vencedora e capta um momento íntimo de um casal gay em São Petersburgo, na Rússia, onde as minorias sexuais enfrentam uma forte discriminação social e legal, além de ataques crescentes de grupos religiosos conservadores e nacionalistas.

Este ano o concurso recebeu inscrições de 131 países e 97.912 imagens, registradas em 2014, foram enviadas por 5.692 fotógrafos. O objetivo da exposição é promover um maior conhecimento sobre o que acontece no mundo, apoiando o fotojornalismo e a fotografia documental em âmbito internacional. Esta mostra divulga as imagens vencedoras das oito categorias (problemas contemporâneos, vida diária, notícias gerais, projetos de longo prazo, natureza, retratos, esportes e notícias locais) para …

Michel Houellebecq - Submissão

Imagem
Michel Houellebecq - Submissão - Editora Objetiva / Alfaguara - 256 páginas - tradução de Rosa Freire d'Aguiar - Lançamento no Brasil: 20/04/2015.

Polêmico, controverso e provocador são alguns adjetivos aplicáveis e já utilizados há algum tempo para definir o trabalho do autor francês Michel Houellebecq, vencedor do prêmio Goncourt 2010 com O mapa e o território onde utiliza como um dos personagens ninguém menos do que o próprio Houellebecq que, por sinal, acaba assassinado na trama do romance, além de se apropriar, sem a devida autorização ou citação, da descrição de produtos, lugares e pessoas famosas em sites da internet (Wikipedia francesa, por exemplo) o que gerou um grande debate na mídia sobre os limites entre criação, citação e plágio. Em outro de seus primeiros livros, Partículas elementares, de 1998, foi acusado de pornografia devido às descrições explícitas de sexo. Ele é criticado também por suas posições políticas direitistas e acusado de declarações islamofóbicas mas,…

Exposição Joan Miró em São Paulo

Imagem
O instituto Tomie Ohtake traz ao Brasil 112 obras do artista catalão Joan Miró (1893 - 1983), incluindo pinturas, gravuras, desenhos e esculturas que pertencem à Fundação Joan Miró, de Barcelona, e a coleções particulares. A exposição fica em cartaz na sede do Instituto Tomie Ohtake em São Paulo de 24 de maio à 16 de agosto, compreendendo três períodos. O primeiro, de 1930 à 1940, cobrindo a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Grande Guerra, o segundo, entre os anos 1950 e 1960, com foco nas esculturas e o terceiro, com base nos anos 70, expondo as experimentações do artista em outras áreas, inclusive gravuras (ler maiores detalhes sobre a exposição no site do Instituto).
Segundo Valter Hugo Mãe bem resumiu, "O criador é um distúrbio no universo da continuidade", no belo texto que preparou para "Joan Miró - a força da matéria" e que fará parte do catálogo da exposição. Ler aqui um trecho, disponível no blog da editora Cosac Naify. Bem, certamente temos que admitir, M…

Man Booker International Prize 2015

Imagem
O húngaro László Krasznahorkai é o vencedor do Man Booker International Prize 2015, premiação criada em 2004 no valor de 60.000 libras e atribuída a cada dois anos pelo conjunto da obra do autor. As versões anteriores já contemplaram escritores consagrados como: Lydia Davis, Philip Roth, Alice Munro, Chinua Achebe e Ismael Kadare. Não confundir com o Man Booker Prize for Fiction, de periodicidade anual e específico para um romance, que terá a sua longlist anunciada em 29 de julho de 2015.

László Krasznahorkaié um desconhecido em nosso país e entre suas obras mais famosas estão "The Melancholy of Resistance", de 1989, e "Satantango", de 1985. Quem sabe agora alguma editora local não se interessa em traduzir (de preferência em tradução direta) e publicar o húngaro no Brasil.

Nesta edição, a organização escolheu quatro africanos entre os dez finalistas, incluindo o moçambicano Mia Couto, vencedor do Prêmio Camões em 2013. Ver abaixo a relação completa dos dez finalistas…

La música clásica: 101 preguntas fundamentales

Imagem
La música clásica: 101 preguntas fundamentales - Annette Kreutziger-Herr, Winfried Bönig - 264 páginas - Alianza Editorial - 2010 - Tradução do original alemão "Klassiche Musik: 101 wichtigsten Fragen" (ilustração da capa: Vênus e Marte de Andrea Botticelli).
De acordo com a resposta a uma das 101 perguntas deste delicioso livro de bolso, a música clássica é uma tentativa de atingir o equilíbrio perfeito entre o ritmo, melodia e harmonia, fato que ocorreu na história da música entre 1730 e 1830. Ainda de acordo com os autores, nos gêneros da sonata (por exemplo, a sonata fácil, KV 545, para piano de Mozart), na sinfonia (por exemplo, nas sinfonias de Londres de Haydn) e finalmente no concerto (um dos mais belos exemplos, o primeiro movimento do concerto para violino em Ré maior de Beethoven) comprova-se a realização efetiva deste propósito de equilíbrio entre ritmo, melodia e harmonia.
Uma obra essencialmente didática, o livro pode ser considerado de nível básico, para inician…

Jennifer Egan - A visita cruel do tempo

Imagem
Jennifer Egan - A visita cruel do tempo - 336 páginas - Editora Intrínseca - Tradução de Fernanda Abreu - Lançamento 2010.
Um romance genial e motivador porque ajuda a pensar o mundo atual, mesmo que ele seja absurdo e digital. Motivador porque Jennifer Egan, em seu nível de exigência criativa, quase experimental, estabelece diferentes estruturas em cada capítulo (um deles, por exemplo, é totalmente montado em slides de Power Point), narrativas em primeira, terceira e até mesmo segunda pessoa, com pontos de vista multifacetados por meio da visão dos personagens ao longo do tempo, mas sempre interligando todas as pontas da sua trama de forma suave e consistente. Motivador porque nos identificamos com as situações de veracidade que refletem o impasse existencial da nossa sociedade em que as ferramentas de comunicação são instantâneas e de fácil acesso, mas ainda assim permanecemos cada vez mais isolados, com mais amigos no facebook e menos felizes. Finalmente, um romance motivador porque…

50 Great Short Stories

Imagem
50 Great Short Stories - Bantam Classics - Editado por Milton Crane - 571 páginas - Lançamento Setembro de 2005 (primeira publicação 1952).
É bom que se diga que esta antologia, apesar de constituída apenas por clássicos, não pretende reunir os 50 maiores contos da história da literatura universal, principalmente porque é basicamente focada em autores ingleses e americanos  do século XIX e primeira metade do século XX, deixando de fora portanto alguns mestres da narrativa breve como Vladimir Nabokov, Kurt Vonnegut, Alice Munro, Haruki Murakami, Gabriel Garcia Márquez, Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Roberto Bolaño, apenas para citar alguns que me ocorrem no momento (sem falar na ausência de autores brasileiros como Machado de Assis, indispensável em qualquer seleção de contos top 50). 

Adicionalmente, os contos selecionados não são os melhores de cada autor (na verdade, o conjunto é bastante irregular), mas não deixa de ser uma ótima relação de custo e benefício, para qualquer leitor…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...