Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2015

Acervos de Literatura IMS

Imagem
O Instituto Moreira Salles (IMS) disponibilizou a base de dados com parte do Acervo de Literatura incluindo mais de 20.000 documentos sobre nove autores: Ana Cristina Cesar, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Mauricio Rosenblat, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz e Roberto Piva. Está prevista para setembro a inclusão dos arquivos de Decio de Almeida Prado e Erico Verissimo. O site destaca a série de Produção na Imprensa (PIM) de Paulo Mendes Campos com recortes de jornal de crônicas de época do autor digitalizadas.

A navegação no sistema é muito simples, podendo-se consultar: fotos, cartas, certidões, recortes de publicações e outras informações, além da possibilidade de obter a descrição completa do arquivo clicando em i (info). As fotos acima de Clarice Lispector eu mesmo selecionei e posso garantir que existe muito mais material interessante para consulta e pesquisa. Na imagem acima, à partir da foto superior esquerda: 1937 (Minas Gerais), 1935 (Rio de Janeiro), 1946…

Lygia Fagundes Telles - Antes do Baile Verde

Imagem
Lygia Fagundes Telles - Antes do Baile Verde - 208 páginas - Lançamento original 1970, reeditado pela Companhia das Letras em 2009.
Seleção de dezoito contos escritos entre 1949 e 1969, hoje todos clássicos da literatura nacional que justificam porque Lygia Fagundes Telles foi agraciada com o Prêmio Camões 2005 e que merecem muito bem ser incluídos em qualquer antologia universal. A inspiração dos textos está na sensibilidade do olhar que revela os impasses da existência nas grandes cidades, a solidão compartilhada no desgaste dos casamentos falidos, o isolamento da vida em uma sociedade injusta e desigual ou a perda das ilusões na busca da felicidade a qualquer preço, enfim, todos os pequenos dramas anônimos da classe média. 

A construção de cada narrativa é um exercício de originalidade onde Lygia vai esboçando com virtuosismo e sutileza as motivações e intenções dos personagens, sempre priorizando uma abordagem psicológica em detrimento da ação. Mas como realizar a mágica de captar a…

Londres por Andrew Ingamells

Imagem
Andrew Ingamells, designer gráfico e ilustrador, é especialista em gravuras e temas arquitetônicos, principalmente no Reino Unido, mas também em outros países. A ilustração acima, por exemplo, foi desenvolvida para a Sociedade Topográfica de Londres em comemoração aos 2.000 anos da cidade e apresenta aproximadamente 100 construções típicas, incluindo a Torre de Londres, Catedral de St. Paul e Westminster (clique na imagem para ampliá-la). O site oficial de Andrew apresenta vários exemplos de trabalhos dele ao redor do mundo, como os Duomos de florença, Pisa e Siena ou a Catedral de San Marco em Veneza. Mas as ilustrações de Londres são mesmo as mais bonitas, como a imagem em cores vivas abaixo da Catedral St. Paul contra o céu que mais parece uma foto.

Jack London - The Call of the Wild

Imagem
Jack London - The Call of the Wild - Penguin Books - Puffin Classics - 150 páginas (publicado no Brasil como "O Chamado Selvagem" pelas Editoras Hedra, RoccoEdiouro (tradução e adaptação de Clarice Lispector) e "O Chamado da Floresta" pela LPM).
A vida de Jack London foi bastante movimentada e repleta de aventuras: operário, jornalista, garimpeiro, marinheiro nos mares do sul ou cruzando os EUA de trem como vagabundo, ele ainda encontrou tempo para publicar diversos contos e romances, a maioria com base em suas próprias experiências e as forças da natureza, entre eles "O chamado selvagem" (1903), "O lobo do mar" (1904), "O jogo" (1905), "Caninos brancos" (1906) — lançado pelo selo Penguin-Companhia das Letras em 2014 — e "O tacão de ferro" (1908). Morreu relativamente jovem aos quarenta anos, suspeita-se que por suicídio, por meio de uma overdose de morfina.

O protagonista de "The Call of the Wild" ("…

Mia Couto - Terra Sonâmbula

Imagem
Mia Couto - Terra Sonâmbula - Editora Companhia das Letras - 208 páginas - Lançamento no Brasil: 11/06/2004.
O moçambicano Mia Couto, vencedor do prêmio Camões 2013 e primeiro autor em língua portuguesa a ser selecionado como finalista do Man Booker International Prize na sua última versão de 2015, já é um nome consagrado na literatura mundial e que fiquei conhecendo pela primeira vez por meio de uma citação dele relacionada com a África, mas igualmente verdadeira para o Brasil e outras ex-colônias: "A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos". E não são justamente "ricos" o que melhor produzimos no Brasil? É claro que toda literatura africana não pode ser dissociada de sua carga política, mas o lirismo e poesia com que Mia Couto reveste os seus romances são difíceis de encontrar em outros autores contemporâneos. Na obra de Mia Couto sentimos a influência de José Saramago na preocupação com os temas sociais, Guimarães Rosa na …

Brasil: Uma Biografia - Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling

Imagem
Brasil: Uma Biografia - Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling - Editora Companhia das Letras - 792 páginas - Lançamento: 27/04/2015.
Não há dúvidas sobre o fato de estarmos vivendo um momento crítico e, talvez, transformador da nossa postura política, tanto por parte da sociedade quanto dos nossos representantes no Congresso. A urgência de saber mais sobre o Brasil e a trajetória que percorremos para chegar até aqui, torna a leitura desta "biografia" não autorizada muito oportuna. A interpretação do nosso passado, sendo ele remoto ou recente, muitas vezes se confunde com a ficção e o conhecimento de certas peculiaridades que influenciaram a formação da identidade nacional e do patrimônio artístico e cultural do nosso país não se apresenta como tarefa simples, mesmo para historiadores experientes, quanto mais para o leitor leigo que carrega na sua bagagem um conhecimento superficial aprendido na escola e muitas vezes manipulado ou produzido de acordo com interesses políticos…

National Geographic - Traveler Photo Contest 2015

Imagem
Divulgados os vencedores da versão 2015 do concurso Traveler Photo Contest da National Geographic. A primeira colocada na categoria de cenas externas é a foto acima, "Whale Whisperers", de Anuar Patjane do México (siga o link para outras imagens incríveis deste fotógrafo no site oficial da revista) que foi escolhida entre 18 mil concorrentes e capta um momento mágico entre mergulhadores e uma baleia jubarte com seu filhote próximo à ilha de Roca Partida na costa ocidental do México (clique na foto para ampliá-la).
A segunda colocada na categoria de retratos de viagem (a minha preferida) é a foto acima, "Gravel Workmen" do indiano Faisal Azim, assim como outros trabalhos dele (siga o link para conhecer) é uma explosão de cores e motivos exóticos representando a vida em Bangladesh. A foto conseguiu um efeito surpreendente ao registrar os olhares fixos dos trabalhadores através da janela empoeirada, quase o efeito de uma pintura surrealista. Para conhecer todo os conco…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...