sexta-feira, fevereiro 26, 2016

Finalistas do Sony World Photography Awards 2016

Foto de Michael Hanke, República Tcheca - Categoria Profissional
Uma partida de Xadrez pode parecer uma atividade tediosa para pessoas leigas no assunto e que desconheçam a intensa atividade intelectual e a pressão psicológica envolvida, principalmente em competições oficiais. Não é diferente nos torneios para crianças, como soube captar muito bem o fotógrafo Michael Hanke em uma série de fotos de um campeonato infantil na República Tcheca. Desta série foi selecionada a foto acima entre as finalistas da versão 2016 do Sony World Photography Awards. A imagem foi muito feliz ao mostrar em preto e branco (cor das peças) o tabuleiro ameaçador em primeiro plano e, ao fundo, uma mulher que demonstra forte concentração e determinação, provavelmente incentivando o bom desempenho do filho, percebe-se uma clara expectativa por resultados, talvez maior por parte da mãe.

Foto de Nikunj Rathod, Índia - Categoria Aberta
Já a foto acima (Bird Hunter - "Caçador de Pássaros"), também em preto e branco, expressa a violenta energia do garoto de Mumbai, Índia com o seu estilingue em posição de ataque. O fotógrafo convenceu alguns meninos de rua a utilizar as suas habilidades acertando em uma garrafa no lugar dos pobres pássaros e capturou este preciso momento no qual os meninos competiam entre si.  O Sony World Photography Awards foi criado em 2008 é é dividido em três categorias principais, de acordo com a experiência dos participantes, de fotógrafos amadores até profissionais. Clique nos links para conhecer cada galeria de finalistas: Professional, Open e Youth

Foto de Khairel Anuar Che Ani, Malásia - Categoria Aberta
Para não faltar ao menos uma  imagem colorida e engraçada, selecionei a foto "Too much practice" que atende muito bem a ambos os requisitos e foi tirada durante o Festival de Melasti em Bali, Indonésia. O grupo de meninas está aguardando o momento da apresentação com roupas típicas intensamente coloridas e maquiagem pesada, a expressão da maioria das jovens é totalmente blasé, parecem mais adultas entediadas do que crianças. O toque de mestre foi capturar o exato momento do bocejo da personagem central que deixa claro o seu desinteresse pelo evento (e por tudo o mais).

Este ano, a organização do concurso recebeu mais de 230.000 inscrições de 186 países, os vencedores de cada categoria serão anunciados em 21 de abril. Estou torcendo para a foto sobre o torneio de Xadrez porque tenho paixão pela atividade, escolha a sua e vote na página do Sony World Photography Awards.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>